Não há dúvida, o Fluminense Football Club hoje é outro. Querer fazer comparação com qualquer gestão anterior de até 30 anos atrás é impossível. Não há comparação. Essa gestão está anos-luz à frente de qualquer outra. Pegou uma herança maldita, uma divida enorme de gestões anteriores que sequer recolhia alguns impostos. Várias dívidas trabalhistas e uma dependência sem fim da Unimed, que fez e desfez do clube ao seu bel prazer, embora nos tenha dado algumas alegrias incontestáveis (três títulos nacionais).
Mas, claro, nem tudo é perfeito. Na véspera de uma procura gigante por ingressos por parte de tricolores, voltamos ao eterno problema das filas que nunca se resolvem no futebol brasileiro. Não é problema do Fluminense. Acontece em jogos do Flu, Fla, Atlético Mineiro e Íbis. Não sabemos fazer a operação aqui no Brasil.
Os grandes eventos são todos vendidos pela internet, ou alguém entrou em fila para comprar ingresso pro Rock in Rio ou pra Copa do Mundo ou para as Olimpíadas. Não… Não quero comparar o Fluminense x Vasco de domingo com estes eventos. Mas, sempre que a procura é muito maior que a oferta, é esse caos se não for feito pela internet
Estive em Paris este ano. Fui tentar comprar ingresso do jogo do Brasil no Stade de France. Tolinho! Tudo vendido pela internet antes. Nem havia bilheterias abertas no dia. Ingressos, só com cambistas. Isso mesmo, você que sofre de complexo de vira-latas: cambista também existe na Europa.
Visitei o clube do Porto. Da mesma forma que nós sócios compramos ingressos no parquinho quando não há op-tin para os nossos jogos, os sócios também tem ir lá ao lado do museu do clube para comprar. E tem fila.
Foda é querer acusar o clube de fazer isso deliberadamente para forçar uma associação. Isso não existe. Em época de Libertadores o clube mandava gente em jogos de grande apelo para trazer ingressos para vender aqui para os torcedores. Foi assim no Fluminense x Boca Jrs onde quatro mil tricolores como eu estiveram presentes e muitos compraram aqui em Laranjeiras. Quem faz isso, está preocupado, sim, com seus torcedores.
Temos que parar com essa teoria da conspiração e tudo no Fluminense é malfeito. Outro dia um companheiro de Panorama reclamou que o Fluminense treina pouco, pois ele só via treinos realizados à tarde de 15 às 17 horas. Que tinha que treinar em tempo integral. Falei para ele que era assim na maioria dos clubes. Visitei a agenda de treinamento de cinco clubes (salve a internet): Atlético Mineiro, Internacional, Santos, Palmeiras e São Paulo. Bingo! Todos treinavam em campo na mesma carga que o Fluminense e quase no mesmo horário. Isso com eles tendo CT.
Essa gestão não é o supra-sumo da excelência, mas não é o terror todo que dizem por aí. Tem problemas sim: funcionário entrando na justiça contra torcedor, esse problema das filas, depende de um novo mecenas para construir o CT.
Mas dizer que ela é terrível é forçar demais a barra. Ao contrário, está desfazendo as lambanças do passado que inclusive levaram o clube a terceira divisão do campeonato brasileiro. O problema é que a cada problema pessoal em relação ao clube, qualquer avaliação mais racional vai por água abaixo e é motivo para “Fora Peter, Fora Mário…”. Não tem gestão nem sistema no mundo que resista ao “olhar seu próprio umbigo”.
Sou solidário com aqueles que têm problemas para comprar ingressos, problemas de pagamento et cetera, mas fazer batalha política por causa disso estou fora. Como muitos dizem, o Fluminense está acima de tudo e não tenho dúvida que essa gestão tem trabalhado em prol da melhoria do clube.
E não me venha com a balela que pessoas vão e o Fluminense fica. Pessoas quase levaram o Fluminense à insolvência e levaram o clube à terceira divisão. Menos retórica e mais ação.
O “incompetente”, “frouxo” e que não entende nada de futebol trouxe Ronaldinho Gáucho para cá. Claro, teve o dedo do Mário Bittencourt e Fernando Simone E alguém tem dúvida que esta é contratação mais impactante desde Rivelino na década de 70?
Isso quando todos nos davam como mortos com a saída da Unimed.
Repudio qualquer oportunismo político em relação qualquer problema pontual que acontece com o Flu. Para mim, as grandes questões do clube são: o time, o equilíbrio financeiro e o respeito ao torcedor. Ponha na balança e verá que o saldo é bem positivo.
Espero que essa gestão consiga resolver também esse problema de filas. Não vejo outra saída que não passe pela internet hoje. Mas também não sou especialista na área.
Agora, reflitam com sobriedade.
Podia fazer melhor? Sim.
Mas, o clube é outro… Para melhor. Infinitamente melhor.
Até domingo no Maracanã.
E foda-se a política no clube.
Eu quero é o penta.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @mvinicaldeira
Imagem: ffc
…
o que não significaria fazer coro aa parcela oportunista da oposição aa atual gestão.
sem maniqueísmos, claro.
(para ter uma ideia de quanto poderia avançar a diretoria no trato com os não sócios… pergunte aos tricolores de fora do rio, não ‘abençoados’ com os escassos ingressos do ttt, o que acham dos eventos promovidos pelo clube – estive em floripa, brasilia, porto alegre, bh, são Paulo… os problemas se repetem!! consulte tricolores de outros estados.)
abraços fraternos, e ST
…merece a diretoria méritos por tantas vitorias extra campo, claro.
mas a repetida dificuldade da massa de não sócios para comprar ingressos em jogos de maior apelo… eh vergonhosa!!! quero acreditar em você, de que não se trata de ma fe (forçar a associação), so me resta, então, a opção de que a diretoria eh INCOMPETENTE em atender os torcedores não sócios (alguns milhões menos 23 mil).
criticas aa diretoria são necessárias para que o clube possa avançar. continua…
prezado Caldeira, sempre leio com grande interesse seus textos.
também consegui comprar no clube para alguns jogos da LA (argentinos jrs e nacional, em 2011, e contra o Boca, em 2012), e com a equipe de Arenas para o 2o. jogo contra o Boca em 2012. Afora estes sucessos pontuais, a atual direção merece os louros por uma serie de avanços no clube (comparar com as direções passadas não vale…dividir qualquer coisa por quase nada, daria muita coisa…)
Opinião…cada qual tem a própria…..lembro que até 2012 se não me engano, comprava os ingressos pela internet e carregava direto no meu cartão visa….o que houve com este sistema??????
Será incompatível com o sistema atual????
Não existe mais área técnica de TI para encontrar solução???
Rumo ao penta
ST
Sempre acompanhei o time de futebol, nunca me interessei o que não fosse jogos, campeonatos. Foi a partir desta gestão e me enganjei nos bastidores do clube, passei a me ingressar em tudo que envolve o futebol, inclusive a política. Estou com você nessa, essa é uma das, se não for a melhor, gestão que nosso clube teve. Respeito opiniões contrárias, mas pra mim é a minha que vale.
Até domingo.
S.T.