Tchau, primeiro semestre (por Marcus Vinicius Caldeira)

adeus1

Ontem, encerramos nossa participação neste início de Campeonato Brasileiro antes da parada para a Copa das Confederações. Nosso próximo jogo será só em julho contra o Botafogo. Ou seja, foi o adeus a este tenebroso primeiro semestre de 2013.

E foi, de fato, tenebroso!

Nada deu certo!

Nenhuma partida para nos vangloriarmos. Não ganhamos nenhum clássico, não chegamos à final do estadual e caímos para um mediano Olimpia na Libertadores. Não há o que comemorar!

E quem vos fala é  um dos mais otimistas dos torcedores, que, no início do ano, defendeu com unhas e dentes a manutenção do elenco multi-campeão de 2013 e que entende que o Abel é um dos maiores responsáveis pelos títulos de 2012. Mas em tudo na vida se precisa parar para fazer balanço. A hora é agora e o deste primeiro semestre é negativo.

O time não deu liga! Não encontrou seu jogo e para completar não conseguiu repetir escalação do time titular por um longo tempo. É problema de contusão, é problema de ceder jogadores para a Seleção… Ainda poupamos jogadores para a Libertadores, ou seja, o time considerado titular atuou poucas vezes completo este ano.

Outro ponto a se tocar foi a mudança do esquema. Saímos do vitorioso 4-2-3-1 para o 4-3-3. Esquema que não vingou. Deu certo com o Corinthians de 2012, com o Barcelona e com o Bayern! Mas com o nosso elenco definitivamente não deu certo. Abel precisa rever isso.

Para completar o espetáculo, o ambiente interno parece que anda nebuloso. Deco com doping, contusões repentinas de Thiago Neves e Felipe (não engoli essas contusões) e jogador da base envolvido com uso de drogas.

Some a isso jogadores que não estão rendendo: Thiago Neves, Bruno, Gum, Euzébio e o próprio Wagner, que deveria jogar mais do que vem apresentando, embora não esteja de todo mal. Até o Jean está longe de ser o do ano passado.

A derrota de ontem foi só o ingrediente que faltava para azedar o caldo de vez. Jogamos com treze desfalques por conta do cenário que citei. Um banco de reservas quase todo formado por jogadores da base. Isso num clube que gastou uma fortuna com o elenco é sinal claro de que algo deu errado. Óbvio!

“Porém, contudo, todavia”… Mesmo com esse cenário triste terminamos esta quinta rodada no G-4 e apenas a dois pontos do líder. Sendo ainda que este líder e o vice-líder não passam de cavalos paraguaios. Não irão a lugar algum neste campeonato. Ou seja, nada está perdido.

Precisamos usar este tempo parado e recuperar jogadores. Entender o motivo do atual Campeão Brasileiro, com elenco todo mantido, ter caído de produção assustadoramente. E precisa, sim, de uma pequena oxigenada. Mandar uns embora e trazer outros. Precisamos de um zagueiro com urgência. Euzébio parece que já deu e Gum vai pelo mesmo caminho. Precisamos ainda de um lateral para o lugar do Bruno, que nunca foi bem.

Pequenos ajustes no elenco e uma chacoalhada para que possamos entrar no segundo semestre já na ponta dos cascos e, aí sim, rumar para o penta campeonato, o que é plenamente factível!

Sobre o jogo de ontem nada a declarar. Não posso exigir muito de um time com treze desfalques.

Que venha o segundo semestre! Eu ainda acredito! O negócio é nos mantermos no bolo para na hora certa, o time dar liga e dar o bote. Temos um técnico competente, uma diretoria capaz e um elenco que, apesar de precisar de uns pequenos ajustes, ainda tem todas as condições de conquistar o título.

Que a diretoria e Abel tenham sabedoria para os ajustes!

Tchau, tenebroso primeiro semestre!

Minha fé no penta continua inabalável!

 

Marcus Vinicius Caldeira

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

ANUNCIO 1995

 

9 Comments

  1. Rodrigo Caetano e Sandrão pra mim estão de sacanagem. Ganham muito pra não fazerem nada.

    Fora Thiago Neves (700 mil)
    Fora Deco ( 700 mil )
    Fora Felie ( 300 mil )
    Fora Diguinho ( 300 mil )
    Fora departamento médico e de fisioteraria ( que já tens anos que não presta, o Flu todo ano é o time de maior índice de lesionados do país)

    Será que o Peter é tão tapado assim que não enxerga e não dá um jeito nisso?

    Mandem embora esses 4 jogadores sugadores e montem com 2 milhões em salários um time forte, não fazem isso porque ?

    O time está uma droga e desfalcado por esses 4 jogadores sugadores no elenco e por esse péssimo departamento médico do fluminense. Não foi atoa que o Fred anos atrás ficou puto e praticamente fez o médico do Flu ir embora.

  2. TABELA DE CLASSIFICAÇÃO À VERA (com os que de fato disputarão o título) DO BRASILEIRÃO 2013:

    1) Fluminense – 9
    2) Cruzeiro – 8
    3) São Paulo – 8
    4) Grêmio – 8
    5) Internacional – 6
    6) Corinthians – 6

    O resto não conta!

  3. Isso aí, concordo com tudo!

    Não deu mesmo para engolir as contusões de TN e Felipe, esse ultimo já estava jogando futevolei hoje. Não dá pra engolir também não só o doping mas o comportamento do Deco, recebe uma fortuna e não se cuida minimamente… não tivemos o cara um jogo sequer na Libertadores! Completou 103 ausências desde que foi contratado, é quase uma temporada e meia… joga(va) muito mas tchau, se finge de profissional mas está é de sacanagem e o Flu não pode aceitar essa esculhambação. Ou rescinde o contrato ou multa pesada pela falta de profissionalismo. Bafômetro nas Laranjeiras urgente! hehe

    Na minha visão o pior problema esse ano foi a mudança do esquema, e isso aconteceu porque a torcida arrumou um xodó que não joga absolutamente nada mas não pode sair do time. Acho que falo isso sozinho mas o tempo vai me dar razão.

    No segundo semestre acho que as coisas vão melhorar. Abrs

  4. Prezado Caldeira,

    Não seja pessimista! Afinal, de novembro de 2012 pra cá, o Flu venceu o São Cristóvão, Bonsucesso, Pavunense e Everest.

    É lógico que dá pra acreditar. O nível do futebol brasileiro esta cada vez pior.

    Gozado, venho escutando faz tempo, muita gente dizendo que temos o melhor elenco do Brasil. Creio que para quem tem o melhor elenco do país, mesmo com alguns desfalques não deveria ser muito difícil derrotar um time que veio da “SEGUNDA DIVISÃO PAULISTA”. Mas, futebol é futebol. Tudo pode acontecer.

    Que venha o segundo semestre!!

    Abs e ST,

    EDUARDO COELHO

  5. A filosofia do Abel é mesmo essa: jogar somente o arrozinho com feijãozinho. Se der para ganhar, tudo bem.O time pode voltar forte no segundo semestre, mas o Abel tem que mudar o jeito do time jogar. Se não consegue se impor contra a fraquíssima Portuguesa o que dirá dos mais fortes?

    1. Jorge, não usemos esse jogo da Portuguesa como parâmetro. Treze desfalques é muita coisa! Podemos e devemos questionar estes treze desfalques!

  6. Espero que a parada enseje um planejamento mais correto e, de preferência, com algumas mexidas pontuais no elenco, para oxigená-lo. Esperançoso!!! Sds Tricolores…

Comments are closed.