Santa Cruz 0 x 1 Fluminense (por Paulo-Roberto Andel)

ANDEL RED NEW

Vamos ao que interessa: estou satisfeito com o resultado, que ajuda a tirar o Fluminense da condição de figurante do Brasileiro, podendo credenciá-lo a ambicionar voos maiores num campeonato onde, relembrando o inesquecível João Saldanha, “todo mundo é japonês”. Você tira o Santos pela plástica do jogo da equipe em algumas ocasiões e só. Vejam o caso de nosso rival, vencendo e brigando um pouco mais em cima.

O Fluminense aproveitou sua oportunidade com HD fazendo o gol quase caindo e quase errando, no melhor estilo Agnight. É seu estilo. Está marcando. Só espero que ninguém caia no ridículo de compará-lo com Fred. Mas o rapaz parece humilde e ele mesmo deve rechaçar qualquer coisa neste sentido.

O destaque para mim está na atuação da defesa, especialmente de Gum. Não é à toa que o Flu está no Olimpo dos times menos vazados. Arrumando a becada, o resto se ajeita. O senso de justiça pede os créditos a Levir, que parte da torcida xingava tanto há pouco tempo, “responsável” que era pela saída do ídolo mor. Cada um tem sua maior ou menor intensidade na vontade de acreditar. Uma vitória pragmática também alegra os corações tricolores, ao menos até a próxima partida. Contudo, o mesmo pragmatismo nos faz também pensar sobre nossas reais possibilidades. Torçamos, pois.

Tirando o bom bloqueio defensivo, não vi novidades na armação e criação, de modo que se o padrão de jogo do Flu pareceu eficiente – e foi -, não posso dizer o mesmo em termos de qualidade técnica, diante de um adversário sofrido com seus jogadores de nomes estranhos. Ok, o que importa são os três pontos.

Torço como sempre, achei alguns momentos enfadonhos, cochilei brevemente em horas desimportantes. Vida de sofá não é fácil. No final, alívio: ao contrário do que sugeria o começo do campeonato, o Flu parece longe de riscos na zona de rebaixamento. Está mais para cima do que para baixo. O tempo dirá se todo mundo é japonês ou se alguns têm os olhos mais puxados do que os outros.

Nenhuma polêmica na partida, ao menos que me parecesse significativa. A camisa é bonita sem precisar de papagaiadas nas redes. Quanto ao Sr. Fifa, que o caldeirão do inferno lhe seja aprazível.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @pauloandel

Imagem: rap

FB_IMG_1470099317737