“Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.”
Quem nunca ouviu essa frase em um momento ruim, de decepção ou de derrota? A frase eternizada, décadas atrás, pelo samba de Paulo Vanzolini virou lema de muita gente. Perfeito! Afinal, para que nos serve uma queda se não para levantarmos?
É claro que o clássico de domingo foi envolto pela rivalidade alimentada desde o retorno do Eurico Miranda e pela festa da torcida, o que tornou o resultado um caroço bem difícil de engolir. Tentaram até criar um factoide com o “mau-comportamento” do nosso capitão, mas a consequência concreta da derrota para o Vasco foi perdermos a possibilidade de conquistar a liderança já na rodada 14ª rodada.
Porém, seguimos no G4 e com a liderança ao alcance. Precisamos saber analisar o que houve. A zaga segue lenta e com falhas pontuais, com a má atuação de Edson e Jean, os problemas ficaram evidentes. Nós nos lançamos ao ataque e possibilitamos dois gols em dois lances isolados de um time que optou pelo anti-jogo desde o primeiro minuto.
Achamos que poderíamos jogar de forma diferente da dos outros jogos. Fomos inocentes. Nas últimas partidas, a volta do intervalo gerou nossos melhores momentos. No domingo, gerou o pior. Por quê? Outra coisa que eu – e muita gente – quero saber é por que o Marlon é reserva. Seria bom que o Enderson explicasse seus motivos, pois é uma coisa difícil de entender.
Mas chega de reclamar. Aprendida a lição, o domingo que interessa é o próximo. Estamos correndo na frente, enquanto o outro está correndo atrás. Onde você prefere estar?
De pé, só precisamos bater a poeira do uniforme e seguir até Chapecó, jogar nesse estranho horário das 11h. Tanto Corinthians quanto o Atlético Mineiro enfrentam times que estão na parte de baixo da tabela e é improvável que percam pontos, mas o importante é seguirmos colados a eles, rodada a rodada até uma nova chance de dar o bote.
Importante é a torcida tricolor não sentir o golpe e seguir a máxima que citei no começo do texto. Claro que era um dia de festa especial, mas cerca de 40 mil tricolores estavam presentes. Será um grande gol de placa se contra o Grêmio formos mais que os 15 mil de sempre.
Com mais essa volta por cima – e foram muitas durante esses 113 anos –, será difícil darem a volta na gente.
—
Nos acréscimos
A má notícia é que a situação das laterais complicou. Jogo a jogo, o futebol do Giovani apresentava melhora e agora ficará de fora por tempo indeterminado. Do outro lado, Wellington Silva parece ter ganhado confiança demais. Quer ir pra cima e driblar todo mundo de cabeça baixa. Acaba oferecendo o contra-ataque. Novo problema para Enderson Moreira
A boa notícia é que o Osvaldo entrou e mostrou serviço. Acredito que ele ganhará a titularidade, dando uma bela opção de jogada em velocidade para o time. Quem sai (Marcos Júnior? Gerson?) é outra discussão, mas se tudo seguir bem, quem vai agradecer é o Fred, que contará novamente com o garçom que não tem há tempos. É nessa jogada que o papel do Ronaldinho Gaúcho, quando entrar no time, será fundamental.
Essa é minha coluna de número 200 no Panorama Tricolor. Por isso quero agradecer demais a todos vocês que levam em conta o que eu escrevo, concordando ou discordando. Também quero agradecer aos meus amigos de Panorama e ao próprio Fluminense, grandes motivos por eu estar aqui.
Muito obrigado e ST!
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @Rods_C
Imagens: Jorge Rodrigues/Trivela
Valeu Rods, mais uma coluna com coerência e visão do jogo. Quanto ao Edson. Também fiquei abismado com os avanços loucos do Pedreiro tricolor.
Valeu, Marcão!
Pois é, acho que foi a pior partida do Edson pelo Fluminense. Ele e o Jean precisam se entender para ver quem sobe ao ataque. Apesar de aparentar ser um “cão-de-guarda”, o negócio do nosso pedreiro é morder no ataque. Isso precisa ser trabalhado.
Abraço e ST!
Parabéns pelas 200 colunas.
Não podemos deixar cair a pelota….acho que o Gerson pode pegar um banco pra entrar o Osvaldo…..eu colocaria o Gerson no lugar do Jean e este para esquentar um banco.
ST
Valeu, Carlos!
Tô contigo, mas o problema de tirar o Jean para manter o Gérson é que isso vai deixar a zaga ainda mais fragilizada. Teríamos que sacrificar as subidas do Edson para garantir a proteção.
ST!
Mais uma vez, gol de placa. Vc é perfeito em suas colocações, leio tudo que vc posta. Hoje só quero lhe dar meus parabéns por retratar tão bem a realidade do nosso Fluminense, em toda e qualquer situação em que se encontre. ST!
Pôxa, Suely… você não imagina como é legal ouvir (ler) um comentário desse. Mas sou apenas um torcedor como você e que conseguiu um lugar entre gigantes para dar a opinião.
Muito obrigado mesmo. De coração. Prometo seguir me esforçando para não decepcionar. Minha coluna sempre estará à disposição e o Panorama é tão sua casa como minha.
ST!
Análise serena e coerente, Rods. Parabéns!
Muito obrigado, Vera!
A gente sempre se esforça pra não falar besteira… hehehe…
ST!