Amigos e amigas tricolores,
O Fluminense apresentou recentemente Renato Augusto e anunciou Douglas Costa para o elenco tricolor para a temporada 2024. Dois veteranos com excelentes currículos, inclusive ambos estiveram na mesma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira em 2018 na Rússia.
Podemos olhar com desconfiança?
A princípio, acredito que não. Vamos dar crédito ao Fernando Diniz. Ao que parece foi a pedido dele essas contratações.
Ambos são jogadores extremamente habilidosos com uma técnica refinada e podem se encaixar muito bem no esquema tricolor, cada um nas suas características.
Renato Augusto é versátil em termos técnicos e táticos. Se está mais avançado, tem um poder de retenção e finalização muito grandes. Quando mais recuado, tem um poder de organização perto do volante. No Bayer Leverkusen, por exemplo, jogou por vezes de segundo volante porque tem essa qualidade do passe. Ele organiza como e quando seu time irá chegar à grande área. É um dos jogadores mais inteligentes do futebol brasileiro nos últimos anos, pode fazer um bela dupla com Paulo Henrique Ganso e elevar a qualidade do passe do meio-campo.
Douglas Costa iniciou a carreira com características de velocista sem abandonar a sua refinada habilidade no controle com a bola, características onde se destacou principalmente no Bayern Munique e Juventus. Pode jogar em qualquer uma das posições do ataque, principalmente pelas pontas. Atuará em posições similares às de Arias e Keno.
Acredito que ambos possam contribuir bastante para esta temporada, principalmente em campeonatos difíceis: Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil.
Quem sabe rola uma Tríplice Coroa… como diz no samba da Mocidade Independente de Padre Miguel: “sonhar não custa nada, o meu sonho é tão real…”.
Grande abraço!
Concordo que não precisamos ser extremamente críticos com a chegada destes dois jogadores. Muito embora tenhamos o direito de esperar que joguem para poder cravar que são bons reforços, até por causa da idade e condição física.
O meu grande porém, está no fato de que eu acredito que Renato por exemplo não irá aruar ao lado do Ganso, mas será um revezamento. E que Douglas e Keno farão o mesmo. Ainda há Lelê e JK no elenco, já que a ideia de ter Cano no banco ainda soa absurda.