A CBF anunciou nesta sexta-feira a decisão de se ter um jogo isolado, fechando as rodadas do Campeonato Brasileiro, às 20 horas das segundas-feiras.
Já prevejo uma chuva de críticas.
Há cerca de vinte anos, o Campeonato Italiano tinha, aos domingos pela manhã, um programa chamado “La Grande Giostra dei Gol”. Era uma mesa-redonda que acompanhava toda a rodada. Um único jogo era transmitido. Os demais tinham os lances importantes mostrados durante a transmissão, por sobre o jogo da rodada. Havia um único jogo isolado, em outro horário. A apresentadora, Ilaria d’Amico, é um espetáculo de morena (pesquisem!). Atualmente é a companheira de Gianluigi Buffon, o goleiro da Itália. Fim do momento Caras.
Hoje, os senhores e senhoras sentam-se à frente da TV aos sábados e domingos para ver uma miríade de jogos dos Campeonatos Inglês, Espanhol e Italiano. Os europeus, anos-luz à frente de nós em termos de organização e, claro, lucros em termos de futebol, perceberam o óbvio: é ótimo para o esporte que se possa transmitir oito, dez partidas por semana, em vez de duas ou três apenas.
Então, enquanto a gente assiste a uma ou duas partidas do Brasileiro, as TVs mostram cinco, seis jogos de cada campeonato desses estrangeiros. Claro, nem todos os times jogam nos horários mais maravilhosos. Mas os futebolmaníacos – gente como você – podem ver grande parte da rodada e acompanhar de verdade o campeonato.
Essa diferença de quantidade de transmissões é fator importante para a gente ver essa chuva de pirralhos com camisas de Chelsea, Barça, Real, Arsenal etc nas ruas. Dando um exemplo bem ilustrativo: é mais fácil ver jogo do Tottenham do que ver o Fluminense na televisão. É mais fácil encontrar camisa do Real Madrid nas lojas especializadas do que do Fluminense.
Outro exemplo: mês passado, Barcelona e Real Madrid jogaram em Barcelona, num sábado. Até o fim da noite seguinte, eu tinha contado seis reprises da partida (que não foi um bom jogo) nos horários mais malucos. Basicamente, a cada momento em que a ESPN não tinha algum esporte ao vivo para transmitir, socavam no ar o mesmo jogo.
Que jogo do Flu você viu, na sua vida, ser reprisado seis vezes?
Ir a um estádio de futebol às segundas-feiras à noite não é tarefa fácil para ninguém. Assistir a esse mesmo jogo na TV será mais simples. É um mal necessário para combater a ameaça gringa. E mais chances de ver outro time que não o favorito do canal de TV.
Para finalizar: pouca gente se lembra, mas num dos títulos mais emblemáticos da história do Fluminense, o Tricolor foi protagonista de muitos jogos às 20 horas de segundas-feiras, transmitidos pela Band com os megatricolores Januário de Oliveira, Gerson, Pierri Carvalho e outros. Falo de 1995.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
Imagem: lan
A desolação com as ultimas partidas é tanta, que é melhor ter a referência de 1995 para levantar nossa moral.
Que seja um sinal de as coisas irão melhorar.
ST