Confesso que estou bastante preocupado com o ano de 2014.
Não pelo começo pouco empolgante do Fluminense no Campeonato Carioca, mas por não ver a movimentação necessária da diretoria para contratar e reforçar alguns setores do time.
Venho escrevendo semanalmente sobre esse tema, sempre com a ressalva de ser início de temporada, de o time não ter tido tempo de se preparar física, técnica e taticamente. Obviamente esses fatores têm um peso muito grande nas fracas atuações do time, mas esses fatores não podem maquiar os erros que existem no time, desde a temporada passada.
Não é coincidência que o Audax, time que até então estava virgem em balançar a rede dos adversários e que é o time lanterna do campeonato, tenha conseguido marcar um gol em nossa defesa. E, principalmente, em lance de disputa de bola com o fraquíssimo Gum. Nosso zagueiro foi bicampeão brasileiro conosco, é um jogador que não se esconde em campo, que disputa cada lance com muita disposição. Mas, infelizmente, ele é muito fraco e parece estar cada vez pior. O Gum de hoje e do ano passado é, sem dúvida, muito pior que o de 2010, por exemplo. Já passou a hora de ser barrado.
Há notícias de que a diretoria tenta a contratação de dois zagueiros e que o mercado, sabidamente, está carente em relação a essa posição. Mas a demora me causa angústia e apreensão. Obviamente não desejo que seja contratado qualquer jogador. Não adianta trazer mais jogadores de nível ruim para a posição. Isso nós já temos de sobra e há anos nas Laranjeiras.
Por outro lado, não acho possível que não exista no mercado brasileiro e sul-americano zagueiros de bom nível, mesmo que desconhecidos, que venham para serem titulares do time. Ou pelo menos um para compor a zaga com o Elivélton.
Continuando na defesa, preocupa-me também a questão da lateral direita. A torcida reclama muito, e com toda a razão, do Bruno. Mas cada ausência sua passa a ser sentida no momento em que o Wellington Silva entra em campo. Meu Deus! Como é fraco esse rapaz. Como o Fluminense pôde se esforçar tanto no início de 2013 para trazer um jogador desse nível?
Nosso meio de campo tem sido composto por 3 cabeças de área e o Conca. Nesse formato jogamos num losango, com Valência ou Willian atrás, Jean e Diguinho ou Rafinha nos lados e Conca na frente. Prefiro o meio de campo jogando com 2 cabeças de área e 2 meias. Mas na falta de um meia para fazer companhia ao Conca (esse jogador também precisa ser contratado), o losango é uma possibilidade.
Só que aí temos outro problema. Falta um terceiro cabeça de área de qualidade. Temos Valência mais recuado e Jean em um dos lados. Para que o losango funcione bem, seria necessário um jogador de qualidade para atuar no lugar que tem sido ocupado pelo Diguinho e que foi ocupado na última partida pelo Rafinha.
Para finalizar, ainda é preciso resolver a questão da falta de velocidade na frente. Walter deve estrear em breve e deve compor o ataque com o Fred. Não sei se essa formação vai dar certo, justamente pela falta de velocidade da dupla.
Se a grana não está jorrando, o clube tem moedas de troca para trazer jogadores de qualidade, sejam eles para a zaga, lateral, meio ou frente.
Podíamos tentar viabilizar trocas utilizando Wagner e Sobis. Wagner é um jogador mediano e caríssimo para o pouco que produz. Mas tem mercado. Sobis, infelizmente, não tem espaço em um time que tem Fred como centroavante. Esse jogador merece todo o respeito da torcida, é um guerreiro em campo, mas creio que deveria ser trocado por um ou mais jogadores que viessem para suprir as várias carências que tem o time. Sobis é cobiçado por alguns grandes clubes do Brasil.
Como escrevi na semana passada (e na anterior), precisamos de reforços.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @MVivone
Foto: http://br.esporteinterativo.yahoo.com/
PAGAR O QUÊ – À VENDA
Rods comenta:
o mais triste é saber que não conseguimos contratar por esforço próprio. O Fluminense, enquanto clube, não é capaz de fazer a contratação de um único bom zagueiro.
Para mim isso mostra o quanto ainda somos dependentes da Unimed, que, como já sabemos, não vai investir na posição.
Dizem que o Corinthians quero Sóbis. Se for mesmo verdade eu o trocaria, com pesar, pelo Paulo André e mais algum contra-peso.
ST!