Conca e Fred no Flamengo. A imprensa, louca por alguma manchete bombástica de ocasião, solta essa e provoca certo alvoroço na torcida tricolor. Pensando friamente, só se o argentino fosse um alucinado para aceitar tal transferência. Motivos? A fama de mau-pagador do clube da Gávea e a fúria que causaria na torcida do Fluminense se atravessasse o túnel. Não creio que arriscasse sua tranquilidade e a de sua família numa empreitada desse calibre.
Depois de muitos e muitos anos, o Fluminense está deixando de ser um clube comprador e se tornando tão vulnerável a investidas de rivais quanto a grande maioria dos times co-irmãos. O Conca, tão adorado pelos tricolores de hoje, veio de São Januário. Assim como Alex Dias. Assim como Leandro Amaral. Conca, apesar de ser reconhecidamente um grande jogador, nunca explodiu no Vasco. No Fluminense, virou – justamente – ídolo. Curiosamente, apesar de Conca ser mais jogador que os outros dois, sua saída do Vasco não provocou a tristeza e a revolta que a destes. A raiva que muitos vascaínos nutrem pelo Fluminense foi certamente catalisada por estas negociações. O Fluminense exerceu seu poderio econômico, fruto de sua parceria, e imperou no Rio e no Brasil montando grandes times e tirando jogadores importantes de seus rivais. Principalmente do Vasco.
Então qual o problema, se existem clubes com mais dinheiro que outros comprando os principais jogadores de outros menos favorecidos há anos?
A origem da bufunfa que ameaça desequilibrar todo o sistema. Cota desigual de TV. A famosa espanholização.
Esse é o grande ponto de 2015. Impedir que isso aconteça.
É imperativo que os clubes se associem e evitem mais essa desgraça que se abate sobre o futebol brasileiro. E nesse ponto, a eleição do Eurico foi o melhor que podia ter ocorrido. Eurico é certamente consciente do tamanho do problema e do caminho irreversível que tomaremos se isso se materializar.
Não, eu não sou euriquista. Mas devo reconhecer que, nesse problema, ele deve cumprir um papel importante. Associar-se aos demais clubes para buscar as mudanças que evitem que essa diferença financeira brutal se estabeleça, como deseja o canal detentor dos direitos de transmissão.
*****
Pensei que o Flu trocaria Cristovão por Abel Braga. Mas optou por manter o comando. Não acho que tenha sido bom negócio.
Tampouco creio que Marlone tenha sido uma boa aquisição. Foi comprado do Vasco pelo Cruzeiro com grande destaque. Jamais se firmou no bicampeão brasileiro, mesmo num time sem grandes destaques individuais.
Bola sabe jogar. Mas é lento, daqueles que parecem desinteressados do que se passa ao seu redor. A mim, no Vasco, sempre provocou muita irritação. É um Wagner loiro com pilha gasta.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri