Pode zarpar a barca (por Marcus Vinicius Caldeira)

barca de caronteA barca de Caronte já pode zarpar!

Não há mais nada o que fazer nesse campeonato.

Nestes dois últimos jogos, o retrato do departamento de futebol do Fluminense, seu treinador e esse elenco descompromissado. Um empate e uma derrota com um time lento, mal escalado e dependente de jogadores que encerraram sua participação no clube com o título de 2012, o que a diretoria não percebeu.

A comemoração do Fred foi o retrato disso e mostra que suas vaidades pessoais estão acima do clube. Em vez de pegar a bola e correr pro meio para ainda tentar o gol milagroso – que quase saiu da cabeça de um jogador da base -, preferiu ir para a câmera dizer que ama a filha. Abominável, inaceitável, inconcebível! O cara joga toda a idolatria que a torcida tem por ele – justa por 2009, 2010 e 2012 – no lixo. Até para preservar essa idolatria será bom que ele saia, senão não tenho dúvida que a torcida o fará da pior maneira possível Não adianta esticar a corda.

O compromisso do Fred com as coisas do Fluminense é zero. E não é só ele. Assim agiram Cavalieri, Carlinhos, Jean, Wagner, Bruno e outros na entregada no meio do ano para pressionar por premiação. E não tem desculpa do “acordo é para ser cumprido”. Estes jogadores são milionários às custas do clube. Só a ameba do Diguinho deve ter levado uns 10 milhões nesses anos todos de Fluminense, graças à insanidade de Celso Barros que muitos insistem em defender.

Todos reclamam do Cristóvão. Acho até que errou demais. Mas todos se esquecem dos jogos pré-Copa que o time jogou por música. Dedo dele. O time treinava. Foi o Fred voltar da Copa, seus mandos e desmandos no vestiário e o quadro mudar totalmente. Pra mim, o treinador é o menos culpado.

Eu entendo a complicação que é o departamento de futebol tendo esta relação terrível com o patrocinador e um elenco milionário pago pelo mesmo. Não aceito, mas até entendo a posição defensiva. Só que nada justifica a inércia. Espero que estejam nesse tempo todo se articulando para rumarmos em boa parte com as nossas próprias pernas e que, se a Unimed ficar, que seja só para manter os contratos daqueles que ainda – infelizmente – deverão permanecer. Que a Unimed não meta mais o bedelho em contratações. Patrocínio patrocina e departamento de futebol do clube comanda os destinos do mesmo. Isso é assim em qualquer canto do mundo.

Mas, também, não adianta nada se não tiver competência no departamento de futebol. Angioni é um cara atrasado que já teve seu tempo. Não tem ligação afetiva nenhum com o clube. Mário Bittencourt ocupa um cargo que é mais político do que técnico. Ainda aposto nele para ajudar nessa reformulação. Mas é preciso ter um cara bom ao seu lado para tocar a mudança que se necessita. Por que não Marcello Teixeira, da casa?

Não sou de sentir inveja de time de ninguém, muito menos de outros times em relação ao Fluminense. Amo o Flu e sinto muito orgulho do clube que escolhi para torcer. Mas confesso que, vendo os reservas do Atlético jogar no sábado, fiquei com inveja. Jogam em velocidade, com comprometimento, marcando muito e se deslocando. A antítese desses insolentes de 2012.

Descansem o Conca e o Cícero, que serão fundamentais na equipe de 2015. Coloquem o Klever para jogar ou outro goleiro contratado para que possa ser avaliado.

Já encostem Fabrício e os que não vão ficar.

Que essa diretoria faça o que devia ter sido feito  no final de 2013: a limpa nesses de 2012.

Rua com Cavalieri, Jean, Bruno, Carlinhos, Sobis, Fred, Diguinho, Valência.

Dos de 2012 só Gum e Wagner.

E, para quem ama a Unimed, façam as contas de quantos todos esses jogadores custaram ao clube nesses últimos dois anos – e vejam o dinheiro gasto com a parasitagem.

A diretoria tem mais um chance de mudar esse quadro.

Não temos tempo a perder.

Que já comece 2015 amanhã.

#####

” Não fica frustração. Temos que lembrar que esse time caiu no ano passado. Não jogamos a Série B devido ao erro da Portuguesa. Temos que ser realistas mesmo que isso não sirva de argumento. Encontramos um outro caminho seguindo a filosofia do Cristóvão. Tentamos, mas erramos mais do que os outros na competição. Foi complicado para a gente. Esse ano foi difícil, no ano que vem vão sair vários jogadores. Espero que as coisas melhorem. É preciso se planejar” – disse o camisa nove.

Essa entrevista foi concedida pelo Fred após o jogo. É a cereja do bolo do lider de um bando de mafiosos que se dizem jogadores de futebol e que tomaram o futebol do Fluminense de refém.

De cara já destroi toda a luta de blogueiros, sites e até da defesa do Mário Bittencourt na tribuna de tirar a pecha de que a Portuguesa salvou o Fluminense quando na verdade salvou o Flamengo. Abominável.

Depois tira o dele na reta e joga tudo no colo da diretoria.

Ai se eu fosse VP de futebol…

#####

Sobre a barca de Caronte.

Na mitologia grega Caronte é o barqueiro de Hades, que carrega as almas dos recém mortor sobre as águas do rio Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos. Uma moeda para pagar pelo trajeto era por vezes colocado dentro ou sobre a boca dos cadáveres, de acordo com a tradição funerária da Grécia Antiga.

 

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

O ENGENHEIRO E A ESFINGE 19 11 2014

8 Comments

  1. Andel: aqui venho não como amigo ou editor, mas como leitor que sou.

    Para mim, a tua melhor coluna deste ano, inclusive porque demonstra várias facetas e vertentes, dentre elas a tua capacidade de rever conceitos, mudar de opinião e fazer crítica até firme, mas não destrutiva.

    Pobres dos que morrem abraçados a velhas ideias mofadas, geralmente arrotando bobagens pelas más alamedas.

    Obrigado por estar aqui.

    Braxx.

  2. Esse cara é um perdedor. Só me pergunto o quanto teremos que sofrer para ficar demonstrado isso. Para mim este ano já foi péssimo, mas insistindo com ele certamente o ano que vem tem tudo para ainda ser pior.
    Demiti-lo certamente não resolverá os problema do clube, pois temos problemas demais.
    Mas certamente já será um bom começo.

  3. Concordo com o que disse um tricolor. Se ele não consegue mudar, então que pegasse o chapeuzinho e procurasse outro lugar para ficar.
    Mas está muito fácil para esse técnico fingir que fez tudo que podia para levar o Fluminense onde está hoje.
    Ou vão dizer que as opções de escalar Fabrício, Carlinhos e Jean improvisado na direita é imposto por alguém?
    Tenham dó. Esse maluco prefere colocar o Carlinhos ao invés do Fernando. E porque não escalar o Renato na lateral? Foi contratado para que?

  4. Treino de uma horinha com este elenco é default! É assim desde Abel! Ninguém consegue mudar isso!

  5. Para Hades com esse bando de vagabundos.
    Acho q Cristóvão tb tem alta parcela de responsabilidade.
    É fraco, não se impõe. Treino de uma horinha no final de tarde.
    ST

  6. Concordo com o texto e não vejo que 2015 vá ser diferente de 2013 e 14, pois a diretoria continuará a mesma. Não vão renovar com o Cristóvão que para mim é o menos culpado dessa história toda e alguém tem que pagar o pato, e esse pato será ele.

  7. Eu já vi o Fred fazer gol e ir buscar a bola na rede, realmente os tempos mudaram! Na hora da comemoração eu fiquei gritando pra tv, “busca a bola p*”.
    Biro-biro finalmente entrou no jogo, conseguiu fazer uns cruzamentos que Sobis e Walter nunca fariam… tem uma “panela” formada nesse elenco, da nojo até em quem não torce pelo Flu!

    S.T

Comments are closed.