Depois de uma semana da conquista da Taça Guanabara, onde o time do Fluminense reencontrou-se definitivamente com a sua torcida, vejo-me pegando a estrada para Saquarema, com destino à casa da família meu brother Nelson Ferreira – onde já se encontrava o Capela, que também escreve por aqui. Viagem agradável, na companhia do Raul e do mito Edgard. Falamos como sempre do nosso Tricolor.
Na minha cabeça passavam vários filmes onde, quando de volta à realidade, eu sempre me perguntava quantas vezes nesses 40 anos de militância de arquibancada fiz esse tipo de peregrinação. Sabia de antemão que jogaríamos com uma equipe quase toda de suplentes, mas isso era o que menos me importava: são jogos como esse onde descobrimos e nos deparamos com surpresas agradáveis, da mesma forma que vislumbramos possibilidades e determinamos fins de ciclos.
Uma vez no estádio RAIZ, o encontro com o Conquinha, a Sueli e a Maria Paula, todos do Sobranada e com o Igor, da Bravo 52. De repente, o Whatsapp do meu celular começa a pipocar de mensagens com fotos. Pelo visto, a minha, desagradável imagem invadia as televisões em verde, branco e grená. Ao meu lado, Jorge Pinto, o “Jorge da Ultramar”, outro jurássico que, como eu partiu daquela mesma Saquarema, no sábado de Carnaval de 1981, em direção a Cabo Frio para ver a estreia do Paulo Victor, num jogo amistoso contra o Clube de REGATAS Vasco da Gama.Conosco estavam, naquele começo da inesquecível Fôrça Flu, o seu irmão Zé Eduardo, o Cássio Miranda Neto, o Mario “Imundo” Carlos e o Nilo Gazé. Putz… Já se passaram apenas 36 anos.
Antes da partida começar, um GRANDE DETALHE me chamou a atenção: o Presidente Pedro Abad, dentro do gramado, cumprimentando todas as crianças TRICOLORES que entrariam em campo com os jogadores. São detalhes como este que traduzem a grande mudança de mentalidade que está ocorrendo nos intramuros de Álvaro Chaves, 41. E isso me emociona. Essa gurizada certamente verá e estará daqui para a frente, muito mais com o Fluminense do que eu. Eles, pela frente, terão toda uma vida; no meu caso, já passei dos 55 anos. É meu desejo que possam vir a ter as minhas alegrias de infância. Se isso acontecer, certamente levarão o Fluminense no sangue por toda uma vida.
O jogo em si deu para o gasto. Os “Moleques de Xerém” responderam (o quarteto Nogueira, Reginaldo, Luiz Fernando e Wendel, trazem tranqüilidade de cara ao futuro), outra postura no segundo tempo, mais uma vez com o dedo do mito Abel Braga, dois belos gols, três pontos no bolso.
Na saída, no cachorro quente do lado de fora, uma constatação sobre a bela cidade praiana… muitas mães acompanhadas por suas proles Tricolores. Justo na semana do 8 de março, Dia Internacional da Mulher… Como disse no meu Facebook, essa homenagem representa apenas uma das 365 datas do ano em que as mulheres devem sem homenageadas.
Sem embargo, ao ver essas mulheres que empunhavam as nossas camisas, senti-me envergonhado… com uma vontade danada de pedir perdão a todas elas…
What’s porra de país de merda é este?
Me digam que eu meti um lisérgico nas ideias e essa merda de que o assassino do Bruno, ex-goleiro do Clube de REGATAS do Flamengo, foi contratado por essa bosta de clube chamado Boa Esporte é mentira?
Vivemos o tempo dos absurdos, do politicamente correto… Da pomba que atira na escopeta, do poste que mija no cachorro, da ratoeira que foge do rato, da carniça que cospe no urubu.
Porra, não dá para ser sutil, menos ainda tentar ser generoso… “pensa que o cara vai reiniciar a vida dele”… Politicamente correto é o cacete!
Esse cara é um assassino que não cumpriu a sua pena… Assassino, esquartejador, um subnormal profundo com pedigree de psicopata.
Que porra de país é esse?
E se fosse a sua filha, senhores das leis?
E como é que a porcaria de um time de empresários busca um marketing fajuto e ousa contratar esse verme humano?
E por que a CBF se cala e não emite um parecer que represente o pensamento das pessoas de bem?
E cadê os sindicatos fuleiros de jogadores? Onde é que estão os bons moços do Movimento por um Futebol Melhor? Onde estão os presidentes das AGAPs e das FUGAPs da vida? Por que se omite a Universidade do Futebol?
HIPÓCRITAS!
Ou só interessa mamar na teta do corporativismo?
Onde é que foi parar a dignidade do futebol brasileiro, se é que um dia teve?
Por onde andam os partidos políticos puritanistas, os que determinam ensinar sexo para crianças nas escolas, os que dizem que a biodiversidade é legal? Por que NINGUÉM nessa merda de país se posiciona como SUJEITO HOMEM e peita essa putaria?
Ou matar sai grátis para quem tem algum recurso financeiro a mais? Ou vamos cultuar a porrada nas mulheres, a violência de gênero, a cultura machista?
Ou vamos acabar com a Lei Maria da Penha, que é uma senhora conquista da sociedade civil neste século?
Ora senhores, vivemos a SOCIEDADE DOS HIPÓCRITAS, dos “ROUBA MAS FAZ”, dos corruptos e corruptores, das delações premiadas… Mas matar mulher pode? Desrespeitar as mulheres pode?
Com escusa da expressão: vá à merda, Boa Esporte! Os dirigentes desse clubesco mineiro deveriam ser BANIDOS do futebol. Sem qualquer tipo de defesa… e quem dá publicidade a esse escárnio é escroto, da mesma forma que é reles o babaca que tira selfie com desassisado facínora.
Não, não vou me desculpar pelo meu linguajar…
EU VOU PEDIR PERDÃO A TODAS AS MULHERES!
Esse não é o Brasil que eu aprendi a amar, esse não é o país pelo qual eu lutei abertamente contra a Ditadura… Esse não é o futebol que me apaixonou do “Felix, Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antonio; Denilson e Didi, Wilton, Flavio, Samarone e Lula”.
A parada é clara: não foi nem a mulher, nem a filha de nenhum pica grossa… portanto que se dane… afinal de contas, pimenta no ânus alheio é Coca-Cola Ligth sem cafeína.
Definitivamente… 7 a 1 foi pouco!
PS1: Teve um pseudo blogueiro que, no dia 26 de novembro passado, disse que eu iria ocupar cargo no Conselho Diretor do Fluminense… um MENTIROSO que não passa de uma subSSelebridade;
PS2: Não pague com traição a quem te dá a mão… Um dia, a conta chega… com uma diferença: eu não esqueço!
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
Imagem: agon
Andel: caríssimos, agradecemos a participação de todos.
Contudo, o PANORAMA trabalha há cinco anos com literatura de futebol, podendo ter textos curtos ou longos, com os cronistas, jornalistas e articulistas livres para tal.
Num texto, a qualidade não pode nem deve ser determinada pelo tamanho. Cada um escolhe o que ler e o que escrever.
O trabalho de Antonio Gonzalez atende perfeitamente aos princípios editoriais da casa.
Abraçaço, ST.
Porra quer ler pouco, vai pro twitter
Acho O Antônio González espetacular. Penso que se enxugasse um pouco o texto ficaria melhor.
É espetacular mesmo. É um ponto de vista seu, mas o cronista é livre para escrever como quiser.
Saudações Tricolores!
Vai uma dica para o Antônio González, que na minha opinião, escreve muito bem, porém com um probleminha fácil de ser resolvido: os textos são muito longos, apesar de escrever com padrão de excelência, os textos por serem muito compridos, ficam cansativos.
Enxuga os seus textos para que fique 50% ou 40% menores,
Que tenho certeza que seus leitores ficarão agradecidos.
Boa tarde !
Discordo. O que é BOM pode ser longo. E tudo que tenho lido do Gonzalez tem valido a pena. ST.
Caro Pedro
Muito obrigado pela dica.
Abs
Antonio Gonzalez
Caro Gonzalez, queria lhe dizer, respeitosamente, que a biodiversidade é legal, sim. Quem respeita verdadeiramente seu semelhante, também respeita o meio natural e a biodiversidade. Abraço, ST.
Caro Felippe
Eu não critico a biodiversidade, apenas peço que os mesmos que levantam as suas bandeiras, também o facam com relação ao escárnio que é o caso Bruno. Nada além disso.
Muito Obrigado
Abs
Antonio Gonzalez