PANORAMA 10 ANOS – Carta de agradecimento (por Vitão)

Minha sábia vó sempre dizia que “o que é grandioso e honesto tem o poder de transformar”.

Cresci imbuído nessa busca de encontrar pelos caminhos da vida os valores que possuem essa capacidade de transformação.

A amizade com Ricardo Mazella, meu ídolo, e a confiança que ele depositou em mim, trouxe para minha vida a oportunidade única de fazer parte da seleção do PANORAMA. No dicionário, grandioso não é somente o que se faz gigantesco, mas, também, em sua interpretação figurada, significa aquilo que é extraordinário.

O PANORAMA é extraordinário! Tanto no sentido da grandeza quanto na peculiaridade de ser único. É literalmente fora da curva por valorizar a literatura e promover o Fluminense através de materiais que não são encontrados em nenhuma plataforma que procura falar do Tricolor.

O PANORAMA é genuíno! Isso se dá pelo fato de ser legítimo e, sobretudo, verdadeiro. Por aqui não tem mentiras e nem cortinas de fumaça. Cada parágrafo escrito nas colunas e cada frase dita nas lives, trazem em seu bojo a exaltação da realidade.

Entrei na equipe para falar de tática e me tornei um torcedor consciente. Cresci como pessoa e ampliei meus horizontes, sobretudo em relação ao Tricolor. O PANORAMA me instigou a mergulhar ainda mais na história do Flu. Reencontrei muito da nossa grandeza que foi se perdendo pelo tempo e me sinto capacitado a lutar pela sua plenitude, pelo seu retorno. Reviver o processo histórico nos permite agir no presente e projetar o futuro. Nessa toada, posso afirmar que o PANORAMA é história! Paulo Andel, baluarte da literatura das três cores que traduzem a tradição, comanda esse barco sempre no sentido da grandeza do Fluminense. Por isso, o PANORAMA é revolucionário.

Além disso tudo, o PANORAMA é parcial e imparcial ao mesmo tempo. Parcial pelo fato de ser criado e mantido por amor ao Fluminense. E imparcial pela busca da verdade do que realmente acontece no clube, afinal o espaço não se preocupa com dinheiro ou tapinha nas costas. O trabalho envolve amor, dedicação voluntária e o compromisso com a verdade.

Eu poderia escrever mil linhas para tentar descrever o quanto foi e é importante pra mim, mas fica difícil expressar tamanha transformação. Tentei externar o sentimento nessas linhas, mas a tarefa não foi fácil.

Minha vó se foi, mas sua singela e profunda sabedoria resta eternizada. Aqui estou eu relembrando seus conselhos. Seus ensinamentos ainda ecoam pelo tempo, afinal, “o que é grandioso e honesto tem o poder de transformar”. O Panorama é passado, presente e, principalmente, futuro. Paulo Andel usa como trilho para esse trem a convicção de estar criando uma obra literária qualitativa e verdadeira sobre o clube que tanto amamos. E ele vem conseguindo, por uma década.

Cheguei há pouco tempo, mas fui abraçado por essa família. Fiz amigos e sofri uma transformação ao me deparar com verdades não expostas e percepções profundas, afinal a equipe é sensacional e todos colaboram com muito amor.

Escrevi essa humilde carta de agradecimento para tentar expressar o quão me sinto orgulhoso de fazer parte desse time. Ricardo Mazella e Paulo Andel me deram um dos maiores presentes da minha vida. Hoje, sou mais um viajante desse trem e não quero desembarcar. A viagem não termina para quem busca eternizar a grandeza do Fluminense. O PANORAMA transforma, incita a reflexão, elucida e ensina.

Que eu tenha conseguido, minimamente nessa carta, compensar de maneira equivalente todo o bem que fazer parte disso tudo me proporciona. Ao PANORAMA, obrigado! Vida eterna a Paulo Andel e para todos nós que, como ele preceitua, amamos o Fluminense de forma honesta.

Parabéns por essa década. Muitas ainda virão. O PANORAMA é eterno!