O veado (por Alva Benigno)

 alva japonês tricolor

I

Tenso e passando por suposta abstinência sexual temporária, Chiquinho Zanzibar ficou ainda mais irritado com o empate do Fluminense no domingo contra o Inter. Primeiro, sonhava em calar a boca dos críticos, em especial os blogueiros comunistas, que lhe provocam raiva e tesão ao mesmo tempo – seu mais novo alvo é o escritor Lucio Bairral, cujo curriculum vitae ostenta boas referências de celebridades como Narcisa Tamborimdex – é um blogueiro comunista e merece ser guilhotinado, porque no reino da rainha La Chica XXIV, “aos amigos tudo; aos inimigos, o rigor da lei e da ordem” – blogueiros sujos de merda porque recebem dinheiro da oposição do club enquanto ele mesmo, Zanzi, tem recolhido “poucos cafés”. Segundo, pelo fato de Fernando Bob, ex-jogador do Flu, ter empatado o jogo: “Onde já se viu tomar gol de um nigrinho?”. Nojento.

Nem os Jogos Olímpicos têm acalmado o escroque de coração. Pensa 24 horas em manter seus podres poderes clubísticos na politicagem, sonha em poder ganhar um levadinho com meninos da base e não está nem aí para Copa do Brasil e Brasileiro. O que lhe importa é o padrão Fulham de qualidade. Perguntado, bate de primeira (sempre): “É melhor ser suburbano na Bretanha do que ter uma cobertura na Duvivier”. Argh!

Ainda sobre as Olimpíadas, que fique claro: não torceu por nenhuma mulher em nenhum esporte. Só se interessou pelo universo esportivo masculino: volleyball, ginástica artística, basketball. Espiou os jovens atletas com seu olhar de manjar de côco e só. Algo anda muito estranho…

Ao me telefonar há pouco, não deixou claro o grande motivo de sua irritação. Tem alguma coisa por trás que não cheira bem. Mas me disse que tem se estressado demais batendo boca na rede antissocial Twitter: “Ai, amiga, esses bofes maravilhosos só querem me contrariar o tempo todo, não aguento maiiiiiiiiiiiiiisssssss. Eu quero me libertarrrr! Tou numa irritação…”. Mas não quis entrar em maiores detalhes.

Pergunto como estão as coisas, parece um tanto evasivo. Esmeralda saiu: foi dar aulas particulares de Português a um jovem aluno de 32 anos, sem nacionalidade declarada. Os gatos estão recolhidos. E os filhos? “Por aí”.

Num súbito ele pede para que eu espere. Foi buscar alguma coisa. Então volta e me pergunta se ficaria bem mandar um poema para um dos blogueiros comunistas, procurando uma espécie de conciliação temporária, não pelas convicções políticas, mas porque diz querer começar uma linda amizade privada e respeitosa. Vou direto ao assunto: “Você quer ter uma aventura homoerótica com o rapaz?”. Resposta:

“COMPLETAMENTE EQUIBOCADA, BENINA. EU NÃO EXBONHO MEUS BOMANCES. EU SEI QUE FUI UM PECADOR, MAS EU GOSTEI. ESTOU PROCUGANDO EBOÇÕES DIFERENTES.”

“Quem é o bofe da vez? O másculo lutador careca? O gordinho? O breaking news man grandão? O censurado? Ou um amiguinho da chapa?

“Ai, Alva, deixa de ser indelicada. Eu só quero mandar um poema para um ídolo meu, de quem pretendo ser um grande e grosso amigo. Posso recitar para você?”

“Claro, manda ver”.

E começa:

“O veado
Como é lindo
Escapulindo pulando
Evoluindo
Correndo evasivo
Ei-lo do outro lado
Quase parado um instante
Evanescente
Quase que olhando pra gente Evaporante
Eva pirante
O veado
Greta Garbo
Garbo, a palavra mais justa
Que me gusta
Que me ocorre
Para explicar um veado
Quando corre
Garbo esplendor de uma dama
Das camélias
Garbo vertiqualidade
Animália Anamélia
Ó, veado
Quanto tato
Preciso pra chegar perto
Ando tanto
Querendo o teu pulo certo
Teu encanto
Teu porte esperto, delgado
Ser veado
Ser veado
Ter as costelas à mostra
E uma delas
Tê-la extraída das costas
Tê-la Eva bem exposta
Tê-la Eva bem à vista”

Era uma música de Gilberto Gil na verdade. Mas afinal, porque esta letra reclamando a beleza do veado?

images

“É que ele é meio travado, tipo sargentão poc poc, e eu achei que isso daria uma certa leveza ao início da nossa amizade. E, pra te falar a verdade, minha aproximação com ele é para agradar meu padrinho político, que tem muito interesse no rapaz e pediu para que eu fizesse o contato preliminar.”

“Chiquinho, depois de velho tá adiantando a coleguinha, é?

“É, o padrim é meio travado, metido a hetero, sempre bancando de machão na internet, mas é garoto moça. Outro dia mesmo foi ao jogo e passou de cabeça baixa nas arquibancadas. Já falei pra ele parar: fala merda, depois vai pra esses mafuás e fica bege.”

Recomendei que a tia má mandasse o poema ao objeto da adoração de seu grande líder, mas antes perguntei:

“Ele também é do babado da sauna?”

“Não, morre de vergonha. Só marca com rapazes na internet. Dá chilique em público mas o inbox é uma gostosura. Coitada da esposa…”

“Por quê?”

“Ah, pensa que ele fica 24 horas por dia falando de Fluminense, mas nem sabe o babado que rola no reservado. E se rola! Ré, ré, ré, ré, ré. Sai do chão, sai do chão, a torcida do filhão!”

IMG_20160809_211528

Barulho de porta no celular:

“QUEM É A PIRANHA QUE ESTÁ NO TELEFONE, CHIQUINHO?”

“Ai, Esmê, para de show. É a Alva, minha terapeuta tricolor. Calma!”.

Rapidamente me despeço, fico de ligar novamente, e fico pensando: quem será o grande líder de Chiquinho?

“Querendo o teu pulo certo
Teu encanto
Teu porte esperto, delgado
Ser veado
Ser veado”

Gilberto Gil é genial demais. Chego a dar risada de tão bom.

II

Meia hora depois, telefone. Zanzi me pergunta se posso falar, digo que sim e ele me diz que agora eu entenderia toda a irritação dele:

“Diz que vai dar, meu bem
Seu coração pra mim
Eu deixei aquela vida de lado
E não sou mais um transviado

(ref.)
Telma, eu não sou gay
O que falam de mim são calúnias, meu bem
Eu parei . . . . .

Não me maltrate assim não posso mais sofrer
Vamos ser um casal moderno
Você de bobs e eu de terno (ref.)
Eu sou introvertido até no futebol
Isso tudo não faz sentido
E não é meu esse baby doll (ref.)

Telma, ô Telminha, não faz assim comigo
Não me puna por essas manchas no meu passado
Já passou, esses rapazes são apenas meus amigos
Agora eu sou somente seu, meu amor”

E completa: “Alva, não sei que diabos passa na cabeça de Esmeralda, mas ela tem ciúmes de você. Quer ir comigo para Cariacica?”

Nem sexo, nem videotape, mas mentiras a darem para um pau (sem trocadilhos).

Emudeci.

images (8)

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: gm