O futuro do Fluminense ainda em 2020 (por CH Barros)

Em face da realidade em que todos nós, sem exceção, estamos vivendo em consequência da pandemia do Covid-19, sabemos que devemos tentar ao máximo ficar em casa para evitar a propagação do vírus. Isto posto, as competições esportivas brasileiras estão paralisadas, para que não haja contaminação por parte dos jogadores. E sabemos que, enquanto a pandemia não acabar, certamente não teremos futebol ou pelo menos sucederá a realização dos jogos sem a presença de ambas as torcidas.

Aqui no Brasil, especula-se a possibilidade de ocorrer, sim, o Campeonato Brasileiro de futebol. No entanto, a competição iria desenrolar-se de uma maneira diferente das que vem sido feitas nos últimos anos: existiria dois conjuntos, cada um com dez times, e os quatro primeiros colocados dos grupos se classificariam à fase subsequente. Assim sendo, as oito equipes formariam um mata-mata. Supõe-se, similarmente, que todos os jogos acontecerão no estado de São Paulo, nos estádios que possuem aptidão para os jogos decorrerem – o Pacaembu não poderá sediar nenhum jogo em razão de estar recebendo um hospital para acolher pacientes com Covid-19. Morumbi, Itaquerão e Vila Belmiro também foram oferecidos, respectivamente, por São Paulo, Corinthians e Santos às suas devidas prefeituras. Por enquanto, a CBF e a CNC ainda estão dialogando acerca de o que irão fazer – existem, ao menos, trinta e sete alternativas distintas para a consumação do torneio.

À vista disso, as equipes haverão de estarem preparadas para o início do campeonato, já que não jogam há algumas semanas – alguns jogadores estão treinando em suas próprias casas. Preocupo-me com o Fluminense, que terá o contrato de vários jogadores encerrados no final do ano. E se o campeonato somente terminar em 2021? Como ficaremos sem esses jogadores? Deveras, o Fluminense precisa, logo, preparar-se para a estreia do torneio e já ir pensando no que fazer em relação ao contrato desses jogadores. Trata-se de um assunto sério, afinal, não podemos ser figurantes mais uma vez.

Contudo, ainda tem o Campeonato Carioca. Estávamos bem até ele ser paralisado: conseguimos boas vitórias, inclusive sobre os três rivais, algo que não acontecia há muitos anos. Quiçá ele em breve voltará, todavia, somente com a autorização das autoridades sanitárias. Não pode-se realizar qualquer volta de campeonato na época atual sem aquiescência das autoridades. Sinceramente, não sei como os clubes, a CBF e as federações estaduais entrarão em acordo para a efetuação das emulações, dado que o calendário será extremamente estreito para que todos os torneios sejam finalizados. Aguardemos.

Em suma, resta-nos expectar a decisão das federações para matar a curiosidade de se ainda haverá futebol no Brasil em 2020. É bom frisar também que todos possamos ter calma, pois esse momento passará e em breve estaremos nos estádios, festejando a volta do nosso Fluminense ao campo e abraçando até mesmo desconhecidxs – coisa que sempre fazemos – quando saírem os gols de nosso time. Se fazermos o nosso papel, que é ficar em casa e proteger-se corretamente, fará com que isso rapidamente aconteça.

Saudações tricolores a todxs! Venceremos essa batalha.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#credibilidade