O Fluminense num livro diferente (da Redação)

capa cartas do tetra

Cada vez mais, a literatura de futebol cresce no Brasil.

Nos últimos anos, a produção editorial de livros sobre o esporte mais apaixonante tem sido intensa no país, ainda que não à altura do potencial público leitor.

Percebe-se, contudo, que a ênfase desta mesma produção está fincada em três pilares: os livros relativos a conquistas, os perfis de ídolos e ainda os que possam explorar o lado dramático, até trágico do futebol.

Em breve, o lançamento de “Cartas do Tetra: as histórias de Cruzeiro, Corinthians e Fluminense no ano celeste de 2014” virá a público justamente para derrubar uma série de paradigmas.

O primeiro deles: deixar claro que, apesar das rivalidades, futebol não existe sem o outro.

O segundo: por que torcedores de uma determinada equipe não leriam a respeito de outra?

O terceiro: juntar times diferentes numa mesma publicação que não seja coletânea, almanaque, enciclopédia ou congênere.

Os escritores Anderson Olivieri (cruzeirense, consagrado), Fabrício Junqueira (corintiano, em sua estreia publicada) e Paulo-Roberto Andel (nosso cronista do PANORAMA) juntaram-se no começo do campeonato brasileiro de 2014 e começaram a trocar e-mails regulares sobre os jogos, os sentimentos de torcedores, as opiniões sobre o campeonato e muito mais, tudo isso sem saber no que o final do livro iria dar. O mote do livro é o fato dos três times terem sido os protagonistas do futebol brasileiro nos últimos cinco anos, com as expectativas de cada um sobre seu time a a competição num todo, justamente depois do traumático momento brasileiro por causa da Copa 2014.

Mais do que apenas tratar de futebol, vitória e alegria, “Cartas do Tetra” é um exercício de civilidade entre torcedores, amigos que resolveram juntar seus sentimentos num livro. O final tricolor do ano passado ficou aquém do esperado, mas quem disse que literatura de futebol só se faz com vitória? Eis a grande diferença. Um livro para tricolores, alvinegros, celestes e também todos os que gostam de futebol sem fronteiras. Sobre o Flu, tudo foi dito a respeito dos bons e maus momentos, as polêmicas envolvendo jogadores, as esperanças e até mesmo a decepção.

O prefácio é do jornalista Marcos Eduardo Neves, numa realização da Vilarejo Metaeditora.

Estão previstos lançamentos nas cidades de São José dos Campos, Taubaté e Brasília. Tão logo o livro chegue às lojas, provavelmente em dois meses, o PANORAMA divulgará seus pontos de venda.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri 

Imagem: vilarejo

#SejasóciodoFlu

capas o espirito da copa + cartas do tetra 02 2015

1 Comments

  1. A ideia é original e tem tudo, realmente, para ser um marco na literatura esportiva nacional. E ainda é uma forma de torcedores de equipes diferentes conhecerem um pouquinho sobre como pensam e agem seus adversários dentro das quatro linhas. Parabéns por mais esta iniciativa!

Comments are closed.