Tem de ser assim. Se não dá na técnica, na tática, tem que ser na raça na disposição e na vontade, assim como ontem em Volta Redonda, na vitória por 1 x 0 sobre o Resende. O time tricolor contra o Vasco jogou de forma apática, aceitando a forte marcação adversária sem esboçar reação. O próprio Diego Cavalieri declarou isso várias vezes ao longo da semana e não deixou esconder sua insatisfação.
Assim como o Vasco semana passada, o Resende marcou muito forte. Fechou duas linhas de quatro lá atrás e mordeu o tempo inteiro, dificultando em muito as ações ofensivas tricolores.
O Fluminense entrou com algumas modificações em relação ao último clássico. Cristóvão tirou o time do esquema 4-2-3-1, e colocou um misto de 4-4-2 com 4-1-4-1. Wagner voltou no lugar de Marlone e Kanedy entrou no lugar de Lucas Gomes. Com Edson suspenso, o treinador decidiu por Gerson no seu lugar. Mas enganou-se quem achou que ele jogou de segundo volante. O único do time na posição foi Jean. Jogou de fato mais recuado, mas não de volante, tanto que no inicio do jogo já tinha dado dois passes açucarados para Kenedy.
O Fluminense de fato esbarrou na forte marcação adversária, mas teve algumas poucas chances. Kenedy entrou livre no começo após um dos passes do Gerson, mas nem chutou nem cruzou. Depois o time meio que parou. Ainda assim conseguiu meter duas bolas na trave: uma com Vinicius e outra no cruzamento errado de Geovani.
O segundo tempo foi de fato triste. O time previsível demais e com o Fred isolado na frente. A mudança do esquema não alterou isso. Wagner voltando de contusão não esteve bem e foi corretamente substituído para a entrada de Marlone, que ainda não disse ao que veio. A mudança não surtiu efeito. Outro problema que persiste é o fato dos laterais seguirem atacando e a proteção não ser tão boa assim. E pior: a zaga continua em linha.
Depois da metade do segundo tempo, a torcida pediu Walter, Cristóvão atendeu e eu pensei: agora já era. Se não estávamos conseguindo nos desvencilhar da marcação com jogador de velocidade, que dirá com Walter. Mas o Flu foi para o abafa, só que chegava na frente da área e resolvia alçar a bola pelo alto. Fácil demais para a defesa adversária.
Quando o jogo caminhava para o empate, finalmente uma triangulação e uma bola por baixao. Fred tocou para Walter, que entrava pela direita na área, e este cruzou rasteiro para Wellngton Silva, de surpresa, escorar para o fundo do gol.
Gol da vitória, gol da volta ao G4!
Verdade que não jogamos tão bem. Fred mesmo reclamou na saída do gol. É preciso encontrar a melhor forma do time jogar. Eu manteria esse de ontem, apenas voltando Edson no lugar do Gerson e este em vez de Vinicius. Gum ou Mattis e Marlon precisam retornar logo de qualquer maneira.
Wellington Silva, o melhor em campo, salvou desta vez. Nem sempre será assim.
Mas, no momento, o que importou foi a vitória.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @mvinicaldeira
Imagem: lancenet/paulo sérgio
#SejasóciodoFlu