O bom senso tricolor e alvinegro (por Paulo Rocha)

Na reunião da última segunda -feira, da sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, que decidiria se o Campeonato Carioca precisava ser interrompido em razão da pandemia de coronavírus, apenas dois clubes estavam a favor da paralisação imediata: Fluminense e Botafogo. Os pequenos, ao lado de Vasco e Flamengo, queriam o prosseguimento.

No caso das agremiações de menor expressão, tendo em vista a corda-bamba na qual vivem, lutando para honrar seus compromissos – e até mesmo continuarem existindo -, dá até para entender. Já no do clube cruzmaltino, envolto em gravíssimos problemas financeiros, políticos e administrativos, é compreensível (embora não aceitável) uma postura equivocada devido ao turbilhão atual.

Entretanto, o clube atualmente mais rico do Estado, quiçá do Brasil, se colocou contra. Para ele, em primeiro lugar, o show não poderia parar. Sua trilha de sucesso não poderia ser interrompida. Foda-se que o futebol em todo o mundo estava parando. Fodam-se as pessoas envolvidas. Uma postura arrogante e, acima de tudo, desumana.

CONFIRA O PODCAST DO PANORAMA: CLIQUE AQUI.

Porém, os desígnios existem. Como diria o genial John Lennon, “Instant Karma’s gonna get you”. Não é que foram justamente neste clube, em âmbito estadual, que foram registrados os primeiros casos de contágio? Um deles justamente no cara apontado como um dos principais responsáveis pelo domínio da equipe com um comando inovador para nossos padrões? Um cara que, pela idade, faz parte do grupo de risco – e que Deus o ajude em sua recuperação.

Pois é amigos. Essa doença é de outro patamar. Um patamar mundial. Ter tal postura numa situação como a que vivemos (ou sobrevivemos) que não seja a de precaução é, no mínimo, falta de humanidade. Que, aliás, não parece ser o forte daquela casa. Seria preciso relembrar o grande exemplo recente?

Portanto, parabéns às diretorias de Fluminense e Botafogo. Deram exemplo. Assim como senti orgulho de ser tricolor, aposto que o mesmo sentimento encheu os corações alvinegros. São atitudes como essa que nos mostram que existem coisas muito mais importantes do que os falsos valores que grande parte da nossa sociedade cultua nos dias de hoje.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#credibilidade