Na falta do necessário e aguardado atacante de velocidade, Cristóvão parece que vai mexer na formação tática da equipe. O antes meio de campo composto somente por jogadores de bom toque de bola e sem nenhum especialista em marcação deverá ser modificado, com a entrada de Valencia na cabeça de área.
Contribui muito para essa modificação a péssima fase de Walter. Impressionou-me muito (negativamente) a falta de profissionalismo desse rapaz. Era sabido por todos que o período de a volta das férias seria quando Walter teria as melhores oportunidades de mostrar seu futebol. E o que faz o rapaz? Volta bastante gordo e sem condições de jogo. Lamentável.
Creio que a mudança pode dar certo, mas vai depender muito do avanço dos nossos laterais e da liberação de Cícero para chegar com mais frequência ao ataque.
Acho a tentativa do nosso treinador válida. Jogamos muito mal contra o Criciúma (embora tenhamos saído derrotados porque fomos claramente prejudicados pela arbitragem) e o 1º tempo da partida contra o Santos.
Nosso ataque com Walter (ou Fred) e Sobis é muito lento e previsível. Essa formação facilita demais a marcação adversária, pois não há uma jogada individual, um drible em velocidade, e prejudica demais o meio de campo do time. Conca, por exemplo, que é mestre em meter bolas verticais que deixam os atacantes na cara do gol se ressente demais de um atacante de velocidade à sua frente.
O meio de campo acaba sendo obrigado a tocar a bola lentamente de um lado para o outro, aguardando uma oportunidade de metida de bola que nunca aparece. Nosso time acaba todos os jogos com mais posse de bola, mas poucas oportunidades de gol. O futebol moderno não permite esse estilo de jogo.
Por isso, acho que Cristóvão precisa tentar alguma novidade. Não sei bem como ele vai arrumar o posicionamento de Wagner, Conca e Cícero. São 3 jogadores canhotos, o que dificulta um pouco a armação. Wagner tem sido o jogador que cai pela esquerda para fazer as tabelas com Carlinhos. Pela direita, geralmente Sobis é quem faz esse papel. Como Sobis deverá ficar centralizado, não sei quem dará esse apoio ao Bruno.
Com o posicionamento de Cícero mais à frente, ganhamos mais um jogador que chuta muito bem de fora da área. Com Conca e Cícero no chute de média e longa distância, ganhamos muito nesse quesito. Além disso, Cícero tem uma bola aérea muito forte e pode compensar a baixa estatura de Sobis nos lances de bola parada e nas eventuais jogadas de linhas de fundo dos laterais. Mas, para isso, é preciso que Carlinhos esteja ligado na tomada e Bruno acerte os cruzamentos.
Ganhamos um presente para o final de semana com o jogo de portões fechados. Temos que aproveitá-lo para não deixar o Cruzeiro desgarrar na tabela e para nos mantermos entre os 4 primeiros. Cristóvão tem somente 2 dias para montar o esquema tático com a nova formação, mas acho que, por sua competência e pela qualidade do time, estaremos mais fortes no domingo.
Rápidas
– Sensacional a noite de segunda-feira para a história do Fluminense. Não só pela comemoração dos seus 112 anos de história, mas muito pela bela e merecida homenagem que os autores do livro “Pagar o quê?” receberam. Sinto-me honrado de ser sócio e amigo de um dos autores, o escritor, poeta e, agora, torcedor ilustre do Fluminense, Paulo Roberto Andel. Uma honra fazer parte desse time de craques do Panorama;
– A expectativa é de que Fred volte querendo arrebentar. Pelo menos eu teria essa postura se tivesse sofrido o que ele passou na Copa do Mundo. Espero que esse semestre seja de muita bola na rede, sem polêmicas ou contusões. É aguardar para ver;
– Quantos jogos Valencia conseguirá fazer sem se machucar?
– A Rede Globo terá mais dificuldades esse ano para salvar o seu time. Aliás, a cada ano essa dificuldade só aumenta. Hoje seria necessário arrumar 4 Portuguesas para que o clube de remo não fosse rebaixado. Haja papeletas e bacalhau. Parece estar chegando o dia em que a empresa será obrigada a transmitir jogos da série B às 16 horas de domingo.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @MVivone
Imagem: http://placar.abril.com.br/