Miscelânea (por Mauro Jácome)

153 - 18082014 - MiscelâniaCalmaria

Fazia tempo que não via tanta tranquilidade nas Laranjeiras. Tirando os costumeiros fatos pré-Fla-Flu – nesse último, a saída do Fred – nem a derrota para o Vitória abalou. Cristóvão Borges vai conseguindo reanimar o grupo e motivá-lo. Mesmo com as carências, o elenco tem suas qualidades para o atual estágio do futebol brasileiro. Ainda há muito caminho pela frente e somente podemos ter certeza de que aquela fase negra passou quando o Fluminense experimentar uma sequência negativa de três ou quatro jogos. Como assim? No Brasileirão de pontos corridos isso é certo. Aí está a diferença do campeão para os demais: retorno ao ritmo das vitórias como se nada tivesse acontecido.

Turbulências

As notícias dos bastidores não são muito boas. Parece que a politicagem está comendo solta pelos corredores.

De fora?

A FIFA determinou que, a partir de 19 de maio, os convocados fiquem à disposição de suas seleções e não joguem por seus times até o fim da Copa. Então, Fred, Valência e, acreditem, Cavalieri ficariam de fora contra São Paulo, Bahia, Atlético-MG e Internacional. Valência não faz falta, mesmo porque nem jogaria mais devido às dores pré-convocação. No entanto, os outros dois seriam desfalques importantes, principalmente, o goleiro, que não tem um substituto de confiança da torcida. O futuro do pretérito se deve ao fato de que pode haver uma liberação pela entidade máxima do futebol. Assim espero.

Cícero

Por Wagner? Demorô… Apesar da boa fase de Wagner, acho o Cícero muito mais jogador. Ocupa melhor o campo e tem maior poder de finalização: cabeceia bem e tem ótimo chute de média distância.

Wellington Nem

Outro jogador que se especulou nesta semana foi Wellington Nem. O ex-tricolor esteve nas Laranjeiras para uma visita. Dizem que há uma negociação em andamento. Não gosto de falar sobre fatos não concretos, ainda mais, quando não acredito, mas vou embarcar nessa: seria uma contratação fantástica. Sóbis/Fred, Nem/Walter, Sóbis/Walter, Nem/Fred. Vixe…

Candangão 2014

Terminou o Campeonato do Distrito Federal sem um campeão local. O Luziânia, do estado de Goiás, faturou o título. Independentemente da estranheza do fato, o público de mais de 30 mil pessoas no Mané Garricha prova a viabilidade do futebol aqui na Capital. No entanto, é preciso mudar tudo. Tudo mesmo. Gerência, organização, clubes, categorias de base, estádios, x, y, z. Sem uma nova concepção – coisa simples, nada de ideias mirabolantes – os patrocinadores não chegam e, sem grana, não tem negócio. Nesse aspecto, o Brasília, vice-campeão, deu mostras de como viabilizar o futebol local. Na final da Copa Verde, na Copa do Brasil e nas duas partidas decisivas do Candangão, com promoções diversas, o Colorado colocou públicos muito acima da realidade daqui. Pena que, amanhã, tudo vai para dentro do armário e esses fatos serão isolados na história.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MauroJacome

Revisão preliminar: Rosa Jácome

Imagem: foto-montagem

1 Comments

  1. Maurão, sinto desapontar-lhe com as combinações de ataque, mas o proposta da contratação do Nem já é visando uma possível saída de Fred, que possivelmente receberá uma proposta de clube europeu logo após a Copa 🙁

Comments are closed.