Escrevo ainda inebriado pelo Fla x Flu. Eu, como todos os torcedores do Prêmio Nobel do Esporte – para empregar a feliz expressão de Marcelo Savioli –, passei meu pouco tempo de lazer da segunda-feira atrás de notícias, opiniões, memórias da grande vitória do domingo das mães. Foi a segunda da caça aos superlativos, às crônicas emocionadas, às imagens originais.
O momento agora, cerca de 48 horas depois do último grande feito, é de reflexão, entretanto. Pela minha cabeça e pelas de muitos outros tricolores passam as mesmas questões. Em poucas palavras, a dúvida é: até onde vamos chegar? Que sentimento teremos quando 2014 chegar ao fim? Que futuro o presente tricolor gesta em seu ventre?
Não sou futurólogo, mãe Dinah morreu, não acredito nas cartas nem nos búzios. Mas não gosto de omitir opinião e acho mesmo sem graça, com todo respeito, as pessoas que são muito cautelosas ao falar do que quer que seja, pelo simples medo de errar. Sem temor ou cerimônia, arrisco-me agora a delinear um cenário que julgo provável para o futuro do tricolor.
Em primeiro lugar, falo sobre o elenco. O Fluminense vai contratar um zagueiro de porte médio, que comporá com Gum uma zaga muito boa, surpreendente até. Não sei quem é esse zagueiro, mas percebi que a diretoria do Fluminense quer trazer um bom nome e não acho realmente difícil encontrar alguém bem melhor que Elivélton. Para o meio não vem ninguém e não creio que contratemos laterais ou atacantes para ocupar a condição de titular.
No ataque, acho inclusive que o mais provável é que busquemos uma solução caseira. Os dois Roberts, o que chamamos de Robert mesmo e o Kennedy, são os nomes que tenho na cabeça para ser a fecha lançada pelo arco de Dom Conca D’Orange, o Único. Kennedy começou mal no Flu, mas subiu muito novo, com 18 anos ainda, e pegou o time numa desarrumação que impedia jogadores muito mais cascudos de render. Pelo caminho das revelações, devemos ter ainda Higor voltando com tudo e, quem sabe, a estreia do futuroso Gustavo Scarpa. Desses quatro, pelo menos dois vão ser grandes jogadores. Querem apostar?
Aposto também que venderemos Fred por uma grana preta, ganhando ou não o Brasil a Copa do Mundo. Acho que, na verdade, Fred já está vendido. São indícios as recorrentes entrevistas nas quais ele justifica antecipadamente a saída (para o Fluminense fazer caixa), a manutenção de Michael no elenco e a resignação de Walter após as primeiras queixas relativas à condição de reserva. Saindo após a Copa, Fred possivelmente deixará o Flu na parte de cima da tabela do Brasileiro (senão na ponta). Restará, assim, uma imagem positiva como memória final de sua passagem irregular, mas sempre brilhante (para o bem e para o mal), pelo clube.
Também digo agora que a tendência é que ganhemos um título. Cristóvão vai ter tempo de conhecer melhor o elenco na pausa da Copa e vai começar a lançar os meninos com critério. Eles, junto aos novos nomes, oxigenarão o time e o elenco e nos darão o título da Copa do Brasil e/ou do Brasileiro. Sim, senhor, estou muito otimista e banco a aposta. Vai ter taça de campeonato nacional nas Laranjeiras este ano e, com isso, voltamos à Libertadores com tudo para conquistá-la em 2015.
No que se refere à imagem do clube, o temor da perseguição no Brasileiro vai se dissipar, embora o clube passe a ser invejado e atacado por outra razão: por ocupar a liderança. O belo futebol do time vai fazer os adesistas da mídia esportiva a reverenciar nosso tricolor, embora pontualmente deixem escorrer o veneno. Vejo já o Juca Quefuro elogiando o carrossel tricolor, o RMP dizendo que o Flu tem um elenco invejável, o Antero Greco rendendo-se ao óbvio. Estes caras não têm vergonha de aderir quando a maré aponta para qualquer lado, desde que renda ibope. Quem duvida?
Por fim, o Fluminense fechará um acordo com a Procuradoria, terminará de equacionar as dívidas e apresentará, ainda em 2014, um novo patrocínio para substituir a Unimed em dezembro. O novo patrocinador marcará sua chegada às Laranjeiras trazendo de volta Thiago Silva, Cícero e Wellington Nem para a disputa da Libertadores de 2015. Bom, essa eu não aposto, mas que eu queria ver acontecer, queria e muito. Alguém acha possível?
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
Foto: Nelson Perez / Fluminense F.C.
Caro Renard,
a questão é não morrer de novo! Enquanto estamos vivos, vamos ganhando um ou outro título brasileiro.
ST,
João
De técnico e louco,todo brasileiro tem um pouco e você João,não fugiu a regra.
Parabéns,sonhar é preciso.
Valeu. ST
É isso aí, Elias,
pelo menos agora podemos sonhar. Há quatro meses atrás, sequer esse direito nos era concedido.
ST,
João
assino em baixo….fé…ressuscitamos
st
Não aposto nada!
Deixo uma bela imagem…
https://pbs.twimg.com/media/Bnd5FwHCQAAQAq0.jpg:thumb
SSTT
Grande Paulo,
soube de fonte de fé que o filhote do Conquita está contratado para o sub-2 do Flu.
ST,
João