Mais uma quarta-feira. Mais um jogo fora. Mais uma vez a zaga falha. Mais uma vez não vencemos o jogo.
Parece que virou uma fórmula matemática. Os jogos no meio de semana não tem sido muito felizes para a torcida do Fluminense. Não que o time tivesse jogado tão mal ontem. Pelo contrário, foi muito bem do meio pra frente, procurou o gol o tempo todo, atacou muito, porém saiu de Florianópolis com um empate que nos afasta do G4.
No mesmo Fluminense existem dois times. O do meio pra frente, que tem muita qualidade e busca o gol incansavelmente e o do meio para trás, que constantemente tem entregado o ouro como se diz no popular. Demos de bandeja os três gols contra o Cruzeiro no domingo passado e ontem novamente pro Figueirense.
Ontem o jogo estava bom pra gente. Tínhamos a partida sob controle, porém uma patacoada conjunta de Elivelton e Cavalieri – que voltou após cinco partidas – gerou o gol adversário. Aliás, o Elivelton não dá mais como titular. Nem acho que ele é tão ruim. Começou bem pelo Fluminense. Mas está mal. Tem que ir para reserva e Marlon ser promovido a titular.
E a lambança do Cavalieri? Saiu e ficou no meio do caminho. Não sabia se ia ou se voltava. Nesta indecisão ficou perdido no lance e ainda teve que amargar a bola passando por debaixo de suas pernas antes de entrar no gol. Se fosse o jovem Klever, a torcida estaria defenestrando.
Desde que o “Gum Guerreiro” saiu, por contusão, nossa zaga tem sido péssima. Fabricio foi péssimo contra o América/RN e parece que selou seu destino no clube. Henrique alterna altos e baixos e se contunde muito. Elivelton está muito mal. A zaga tem que ser Henrique e Marlon, e temos que torcer para eles se acertarem.
Após ter sofrido o gol, o Fluminense se lançou inteiro ao ataque. Na pressão, às vezes até atabalhoado, mas foi em busca do gol. A questão é que a sorte também não está do nosso lado. Metemos duas bolas na trave. Uma com Conca, ainda no primeiro tempo, num lance que ele podia ter chutado de direita com gol vazio, mas preferiu ajeitar para a esquerda. Outra com Cícero escorando um cruzamento rasteiro de Chiquinho, já no segundo tempo.
No segundo tempo, Cristóvão teve que mexer, o que acabou em ousadia: sacou Elivelton, sem condições de volta devido a uma pancada e colocou Biro Biro, deslocando Diguinho pra zaga. Logo em seguida um jogador do Figueirense foi expulso. O Fluminense jogou dezessete minutos com um a mais, todo no ataque. Mas não conseguia finalizar muito em gol. Até que o Bruno foi expulso. Jogador burro, sem alma. Se renovarem contrato com esse cara, passarão atestado de burrice.
Com a saída do lateral, o time pareceu melhorar. Jean foi pra direita e o Figueirense continuou encolhido.
De tanto martelar, o Tricolor achou seu gol. Kenedy chutou forte, contou com o desvio do zagueiro antes da bola explodir no travessão e sobrar limpo pra Cícero cabecear e empatar a partida.
Ainda tentamos buscar a virada, mas não deu.
O empate fora com o Figueirense é um resultado de todo ruim? Não. O time de Floripa nos últimos 21 pontos havia conquistado dezessete. Mas, pelo que jogamos, merecíamos a vitória que novamente não veio.
É preciso acertar essa zaga de uma forma ou de outra com o que temos. O que temos de melhor é a zaga composta por Henrique e Marlon.
Gostaria ainda de ver o Edson de volta ao time titular como primeiro volante. Diguinho está muito bem, mas para mim não protege tanto a zaga assim.
Merecíamos, pelo que jogamos, uma melhor sorte. A zaga entregou de novo.
Sábado pegaremos o Palmeiras em casa, que vem reagindo no campeonato sobre o comando do Dorival Junior. Temos que entrar focados e buscando a vitória.
Precisamos urgente de uma sequência de vitórias.
Que ela comece sábado.
######
O Fluminense contratou o goleiro Julio Cesar, ex-Botafogo, que estava na Espanha. Como não me lembrava dele consultei um amigo botafoguense que é sócio do clube e vai a todos os jogos. Ele me disse que o goleiro alternou bons e maus momentos, mas que é um bom goleiro. Vamos aguardar!
######
Hoje estreamos um sonho antigo nosso: a Rádio Panorama Tricolor. Em parceria com o sensacional Cláudio Kote do espetacular Canal Fluminense, nesse ano, toda quinta que tiver jogo, na quarta faremos o programa. Transmitido ao vivo e com interatividade estamos realizando um sonho antigo. Espero que vocês gostem.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @mvinicaldeira
Imagem: fox
2014? É fazer 48pt, dar rodagem para Xerém, base para reformular elenco para 2015, e só…Sobre Conca, está precisando de 1 semana de resguardo, Gerson no lugar dele e vambora. Até o calendário tranquilizar, como premissa, eu pegaria nossa encarquilhada espinha dorsal (Fred, Sóbis, Digo, Ciço, Conca, Jean, Bruno, Wagner, etc.), dava descanso de 2 em 2 da forma mais equilibrada possível entre os setores e de acordo com as características do adversário, senão o DM vai encher e/ou nosso saco torrará