O futebol do meu Estado, Mato Grosso do Sul, esteve na elite do Campeonato Brasileiro pela última vez em 1986. Depois disso, o mais próximo que chegamos da Série A foi assistindo a jogos comprados por empresários, disputados no estádio do Morenão, em Campo Grande. O último grande jogo foi a goleada da Portuguesa sobre o Corínthians (4 a 0) em 2013.
Como o Mato Grosso do Sul não consegue formar nenhuma grande equipe há tempos, sobrou torcer pelo Cuiabá, time do estado vizinho, o Mato Grosso. E mesmo essa torcida pode ser indigesta, já que a maioria dos sul-matogrossenses tem uma certa birra com o Estado mais ao norte por causa das frequentes confusões com os nomes das Unidades da Federação. Aqui ou ali, sempre aparece alguém para esquecer de dizer o “do sul” e causar revolta nos meus conterrâneos.
Bom, dito isso, espero que o Fluminense não se confunda e entenda que neste sábado vai encarar um bom time do Mato Grosso, o Cuiabá. E que o Tricolor não pense que o time do norte do Pantanal seja tão frágil quanto os do meu estado. O Cuiabá vem de uma vitória na estreia do Brasileirão contra o Fortaleza, mas a exemplo do Fluzão, vem de derrota na Sul-americana jogando no exterior.
Na Arena Pantanal, o Cuiabá geralmente é difícil de ser batido, mas o Fluminense nunca perdeu para o “Dourado”, como é conhecido o clube matogrossense.
Nesta arena em 2018, o Fla-Flu teve como resultado uma sonora goleada do Fluminense por 4 a 0. Isso pode ser um bom presságio, já que nos seus últimos jogos fora de seus domínios, os cariocas não venceram e marcaram pouquíssimos gols.
O jogo deste sábado está marcado para as 21:30 no horário de Brasília, portanto tricolor, cancele o seu cineminha ou aquela ida a balada e se prepare para passar uma noite de nervosismo.
Boa sorte ao Fluminense.
Em tempo, que os jogadores entendam que não dá mais para ter em campo uma postura tão desinteressada quanto a que tiveram na última partida, vencida pelo Júnior Barranquilla. É preciso dizer que esse seja talvez o teto desta equipe. E que teremos de aceitar o fato de que esse é o máximo que conseguiremos extrair desse elenco. Então, cabem aqui dois ou três reforços, principalmente na armação do time no meio campo e no ataque.
Bom sábado a todos.