Juntar os cacos (por Mauro Jácome)

117 - 04122013 - Juntar os cacosDesde o apito final no sábado, não acompanho rádio, nem TV, nem jornal, nem internet. Mentira! Já ia pela metade do primeiro tempo dos jogos das 17 horas do domingo, liguei a TV, sem som. Não acreditei no que via: todos os resultados parciais jogavam contra. Só poderia ser um complô. Depois da rodada, não vi mais nada. Sequer sei quem vai a campo contra o Bahia. Nesta altura do campeonato, tanto faz. Meu próximo contato com o Fluminense será domingo, às 17 horas.

O que me preocupa é como vou acompanhar o jogo. Sozinho, no sofá, no quarto, no carro parado ou em movimento, em pé, deitado, de costas, no armário, na geladeira. Tem, também, a opção de não assistir e procurar o resultado depois do jogo. Ir para o cinema, caminhar, dormir. Dormir não, nem conseguiria. Estou pensando…

O resultado final, com rebaixamento ou não, é fruto de uma soberba pelo título de 2012, perdas sem reposição e falta de visão técnica na montagem do elenco. Enfim, não cabe agora ficar discutindo quem é quem, tendo em vista o jogo que falta e mais: tudo está contaminado.

No entanto, a partir da semana que vem a coisa ficará muito complicada nas Laranjeiras. Qual será a profundidade do “limpa”? Com relação a alguns, é fácil de tomar alguma decisão: Leandro Euzébio, Anderson, Marcelinho, Samuel e Rhayner. O problema é decidir sobre outros que estão terminando a temporada queimados: Igor Julião, Willian e Eduardo. Eles são fracos mesmo ou foram envolvidos pelo turbilhão das últimas semanas?

Independente da divisão e ao contrário dos anos anteriores, o Fluminense vai ter que fazer alterações profundas. Sendo assim, além de pensar num bom nome para comandar o time, as contratações deverão obedecer a critérios técnicos. Aí é que o bicho pega. Esse departamento da gestão Peter está bem degastado. Mesmo não caindo, em termos de sentimento da torcida, 2013 não poderia terminar pior. Acho que os tricolores estão terminando o ano exaustos, doidos para entrar de férias.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MauroJacome

Foto: numot5.blogspot.com.br/

Revisão preliminar: Rosa Jácome

Prezado (a) leitor (a), é sempre uma honra a tua presença aqui, bem como os comentários que podem ser tanto elogiosos quanto críticos ou divergentes – tudo altamente salutar. Contudo, atendendo aos procedimentos estabelecidos no PANORAMA em prol da excelência literária que marca este sítio, não serão publicados comentários ofensivos ou lesivos à imagem de terceiros sob qualquer espécie. O mesmo vale para comentários em caixa-alta. Os cronistas respondem juridicamente por suas publicações. Divergência nada tem a ver com estupidez e grosseria. Muito obrigado.

10 Comments

  1. Mauro, como se diz no “popular”, é hora de passar o todo. Peter é o responsável direto. Não pode dar uma de Lula e dizer que nada sabia. Presidente frouxo, e o pior, reeleito. Delei, com aquela enfiada de bola para o Assis, fez mais pelo Fluminense que esse cara. Não bancou o Nei Franco e não demitiu o Luxa quando devia. Pior que tomar uma decisão errada, é não toma-la na hora certa. Pecou por omissão!

  2. Prezado Jacome, um time cair por má gestāo ou estar sem patrocinio, acontece nao é mesmo ? Isso nao é a atual situaçāo do Fluminense concorda ? Vc nāo acha que tem outras coisas por tras dessa situaçāo e que a gente nao sabe ? Time relaxado contra a Ponte Preta, afobado contra o Vitoria, sem sangue contra a Portuguesa… somando os pontos perdidos ou nao ganhos, estariamos fora de perigo ! O time do flamengo que foi campeao está 5 pontos acima !

  3. Este 2013 foi terrível! A soberba nos ajudou a isso, bem como as vaidades de Celso Barros, a passividade do gerente de futebol, a falta de pulso da presidência, o pensamento em dinheiro dos jogadores, e claro, o péssimo planejamento do futebol entregue há muito à Unimed. Vamos ter que nos reinventar!

    1. Marcus, e isso me preocupa. Uma das melhores coisas atualmente é poder manter grande parte do elenco e fazer contratações pontuais. No entanto, isso não pode acontecer no Flu. A limpa tem que ser profunda, logo, o tempo para a formação de um time tem que ser maior. Com esses calendários insanos, é muito difícil. Enfim, vira uma bola de neve. Concordo contigo em tudo.

  4. Maurão, também não acreditei nos outros resultados. Todos ganharam, menos o Fluminense. Parece até complô mesmo da tal história “pague a série B”. Espero estar errado.

    1. Luciano, infelizmente a irresponsabilidade deixou chegar a esta situação. O time é ruim, longe de brigar por títulos, mas, também, não para ser rebaixado.

  5. Cansaço, Mauro. Essa é a palavra que traduz o sentimento da
    torcida, nesse terrível ano que já já, há de se encerrar.
    ST4

    1. Fabrício, acho que nunca terminei uma temporada tão cansado.

  6. Bom texto Mauro, concordo com todas as suas considerações e estou pensando seriamente Domingo em tomar todas a partir do meio dia, minha esperança é ficar molhado antes das 17 horas para assim conseguir dormir até umas 22 horas e acordar e ver os resultados no Fantástico. Estou cansado.Cansado deste Flu versão 2013 inventado pelo CBarros, RCaetano, ABraga e capitaneado pelo Peter Banana. Chega!!!

Comments are closed.