Ídolo (por Zeh Augusto Catalano)

assis-200x200

Ídolo – substantivo masculino. Pessoa a quem se devota afeto ou respeito excessivos. Esta é a definição do Aurélio.

Tive três ídolos na minha vida: Ayrton Senna, Juninho e Roberto Dinamite.

Um foi pra eternidade. O único cara a me fazer chorar copiosamente quando de sua morte. Um gênio.

O outro, um exemplo de dignidade e amor ao meu time. Correto, honesto, boa praça, pai de família. Exemplo dentro e fora de campo.

O terceiro foi o comandante do meu Vasco por toda a minha infância e adolescência.

Ídolo. Respeitado até pelos adversários.

Maior artilheiro da história do Maracanã.

Que decidiu jogar uma pá de cal (Mil perdões. Vou ser realista: um balde de merda) em sua própria história, se tornando um político irresponsável e medíocre e conduzindo o Vasco à pior situação de sua história.

Um banana, um sujeito omisso, que destruiu a confiança de toda uma torcida que via nele o homem para reconduzir o Vasco ao seu lugar.

Pelo contrário, destruiu a idolatria que a torcida tinha por ele. Exatamente esta noite deixa de ser presidente do Vasco. Direto para o ostracismo. Pode ser que volte a ser ídolo daqui a muitos anos, quando voltar a ser lembrado pela bola que jogava e não pelas desgraças que produziu fora dele.

A esse ponto você pode estar se perguntando por Edmundo e Romário. Dois gênios. Craques!

Ídolos? Nunca.

Nenhum dos dois jamais teve comportamento compatível fora de campo para que fossem considerados exemplos. Pessoas a seguir. Caras para os quais você podia apontar e falar pra seus filhos mirarem-se em suas atitudes. Muito pelo contrário. Não se trata de bom-mocismo. Atitude. Caráter. Exemplo.

No entanto, essa minha opinião não é compartilhada por grande parte dos vascaínos. Consideram os dois ídolos apenas pelo que fizeram em campo, não importando as sandices de um com companheiros, dirigentes e do outro em noitadas mil e nos clubes co-irmãos.

É num cara assim que você vai se espelhar? Seu ídolo é um cara a ser seguido? Exemplo para os companheiros, torcedores? Personalidade agregadora, conciliadora? O sujeito a ser mostrado aos seus filhos? Preocupado com o clube? Honra a camisa que veste acima de tudo?

Tá em dúvida? Não tem problema. Eu tomo um caipisaquê aqui e espero você refletir.

abraços

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

1 Comments

  1. Eu não tenho dúvidas, recentemente só Marcão e Conca entraram pra lista dos jogadores que eu considero como ídolos do Fluminense.

    S.T

Comments are closed.