Não é difícil de lembrar nosso último jogo com o Grêmio. Na derrota por um a zero, ficou o gosto amargo de termos sido prejudicados pela arbitragem e também aquela surpresa de vermos Fred ser expulso infantilmente na partida que poderia ser sua última pelo Flu. Aliás, de expulsão infantil, a carreira do nosso capitão está cheia… mas isso é assunto pra outro momento. Ali na quinta rodada, nós tricolores estávamos empolgados. Além da vitória no Fla-Flu, tínhamos conquistado outras duas e mesmo na derrota para o Vitória, nosso futebol era convincente.
Ninguém sabia e nem poderia saber o que aconteceria na Copa, mas o esperado pelo público em geral era um resultado próximo ao da Copa das Confederações. Se isso acontecesse mesmo, Fred provavelmente iria embora ou conseguiria o tal aumento de 50% tão comentado. Mas, como todos nós sabemos, nada saiu como era esperado. Nem pra Seleção e nem para o Fred. Depois daquilo, entramos em uma montanha russa de incertezas. Como já repeti antes, nossa única certeza é a de não podermos ter certeza de como o Flu entrará em campo. Hoje não será diferente.
Quem quer entrar no G4?
É difícil, pois há grande diferença de saldo de gols, mas o Grêmio pode até pular para a vice-liderança nessa rodada. E nós, na melhor das hipóteses, podemos ficar em quinto. Salvo engano, há duas ou três semanas escrevo que podemos ficar em terceiro. Dessa vez a situação me tirou o direito de dizer isso. São quinze rodadas pela frente e nunca a vimos o G4 de tão longe em 2014. Já é pra se preocupar?
Sem Conca
Pois é, nosso Conquinha ganhou um descanso forçado. Durante o jogo até comentei que se o cartão era proposital, ele tinha recebido cedo demais. Porém, ao ver a vontade que ele manteve durante todo o clássico, percebi que não havia sido planejado. Se deixarem, ele joga todas e esse é um dos motivos de ser tão querido por nós. Mas será bom pra ele e será bom para o Fluminense. Ele precisa dessa pausa. Voltará com fome de bola contra o São Paulo. Cristóvão provavelmente colocará Sóbis em seu lugar.
Henrique
Chegou e deu mais classe à nossa zaga. Após alguns jogos, formou excelente dupla com o Gum e mesmo depois da séria contusão do nosso guerreiro, ainda conseguimos ter certa tranquilidade na defesa. Mas agora, diante de tantos problemas consecutivos e necessidade de ser poupado, será que veio bichado? Caso continue dessa mesma maneira ao decorrer do restante do ano, se mostrará mais problema que solução. Elivélton já está sem crédito com a torcida, Fabrício nem pensar, Wellington Carvalho treina em separado há tempos. Será que chegaremos ao ponto de jogar com Marlon e alguém improvisado?!
Falta o jogador de velocidade?
Que grande novidade! Há quanto tempo eu sei disso? Há quanto tempo você sabe disso? O que o Fred pretendia ao mandar essa notícia mais que velha para a imprensa? Pressionar por contratação ou tirar o dele da reta? Com essa, ele pode ter dado um tiro no pé, pois, mesmo sem nenhum velocista de qualidade no elenco, o time fica ainda mais lento com ele em campo.
À medida que se aproxima o fim de 2014, a diretoria terá que agir com mais frieza e inteligência. A renovação é essencial. Mesmo que se valorizem, três ou quatro nomes do Goiás seriam ótimas opções para uma nova política salarial. A situação financeira do esmeraldino e nosso bom relacionamento com eles podem e devem ajudar.
De um jeito ou de outro, estarei hoje no Maracanã pra ver o que vai acontecer. Apesar do ceticismo, espero escrever na próxima coluna um “podemos pular pra terceiro” novamente.
ST!
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @Rods_C
Foto: Roberto Vinicius / Futura Press