Cumprindo a sentença de fechar o primeiro turno do Brasileirão 2023, mais uma vez como coadjuvante, o Tricolor foi medir forças com o Imortal.
Há três meses sem conseguir um triunfo longe do Maracanã, o Fluminense foi acumular mais uma derrota, desta vez para o time de três cores da capital gaúcha.
Embora tenha feito um primeiro tempo aparentemente para não perder, foi nele em que o placar final se emancipou: dois a um para o Grêmio, com direito a entregada do Fábio. Mas o problema são os exilados de Xerém…
Germán Cano abriu o placar, com passe de Keno, fazendo crer pai, filho e avô, além de almas intrínsecas tricolores que vibraram em demasia, o que poderia sinalizar a remontada.
Que nada, o Imortal, por vezes chamado também de Tricolor, deu seu jeito de virar e mostrar que faz jus à sua alcunha.
Com golos de Bitello e Ferreira, mais uma vez o Fluminense acreditou que poderia vencer.
O jogo como um todo, nesse Dia dos Pais, não foi de todo ruim, mas não o suficiente para competir. Fernando Diniz et al seguem subestimando a realidade dos fatos: não existe pecado do lado de baixo do Ecuador.
O fanatismo cega, aliena e arrasta para as profundezas, onde impossibilita enxergar melhor o que acontece de fato.
Faz bastante tempo que o Fluminense não protagoniza seus jogos, a não ser por reclamações de arbitragem, quantidade de sócios e número de torcedores nas arquibancadas, que se tornaram os troféus por comemorar pela torcida que já vê o clube como médio, tal qual um Fulham (o Fluham) dos Trópicos.
Descobrindo que não há bem que sempre dure, o time arrendado à revelia por MaBi & Companhia Ltda. precisa se aprumar caso os objetivos forem mesmo conquistas coletivas (da torcida) em vez das individuais.
##########
Serviço do jogo:
Grêmio 2 x 1 Fluminense
Campeonato Brasileiro – 19ª Rodada
Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Domingo, 13/08/2023 – 16:00 (Brasília)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Cartões amarelos: Villasanti 42′, Fábio 46′, Suárez 82′ (Grêmio); Samuel Xavier 30′, Marlon 28′, Daniel 58′, André73′ (Fluminense).
Gols: Cano 18′ (Fluminense); Bitello 24′ e Ferreirinha 45′ (Grêmio).
Grêmio: Gabriel Grando; Fábio (João Pedro 70′), Bruno Alves, Rodrigo Ely e Reinaldo; Villasanti, Ronald (Lucas Besozzi 70′), Bitello (Luan 87′) e Ferreira (Gustavo Martins 87′); João Pedro Galvão (Pepê 58′) e Suárez. Técnico: Renato Gaúcho. 4-4-2
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Marlon (Martinelli 64′) e Marcelo (Diogo Barbosa 90’+5′); André, Daniel (Leo Fernández 64′) e Ganso (Yony González 83′); Arias, Cano e Keno. Técnico: Fernando Diniz. 4-3-3