Fluminense 2 x 1 Figueirense (por Mauro Jácome)

IMG_20150816_170935

ATUAÇÕES

KLÉVER
Bicho fácil. Sem trabalho, mas estava indeciso nas saídas de gol em bolas esticadas: a zaga ficava aguardando a sua intervenção e o goleiro não ia. É muito difícil ser reserva de Cavalieri. Por tudo isso, é difícil avaliá-lo.

WELLINGTON SILVA
Muita liberdade para atacar e o fez muito bem, com ousadia e bons cruzamentos. Como o Figueirense não tinha muito poder ofensivo, não precisou se preocupar com as costas. Infelizmente, não é sempre que tem essa mamata. Foi muito bem.

GUM
Tranquilo, foi beneficiado pela pouca ambição do Figueirense. Estava mais atento hoje. Tomara que a péssima fase tenha ficado no banco de reservas. É melhor do que Henrique. Foi bem.

MARLON
Pênalti infantil. No mais, algumas jogadas de categoria. É o melhor zagueiro do Fluminense. Pena que desfalcará o time com a Seleção. Não dá para dizer que foi muito bem por causa do pênalti. Num jogo mais difícil poderia complicar. Zagueiro de Seleção não pode cometer um erro desses. Vide Thiago Silva.

GUSTAVO SCARPA
Impressiona pela seriedade. Teve espaço para chegar, mas seus cruzamentos não foram bem feitos. Para evoluir na posição precisa trabalhar muito esses fundamentos porque será o lateral titular, pelo menos, até o retorno de Giovanni. Com ainda está se adaptando à posição, foi bem.

EDSON
Saiu mais para o jogo do que Jean e tem qualidade e pulmão para isso. É um jogador mais defensivo, mas essa característica dá suporte para o time atacar, inclusive com ele chegando de trás. Dominou o seu setor. Muito bem.

JEAN
Segurou mais porque mancava depois que levou uma pancada no tornozelo. No geral, fez uma partida com muita raça e disposição. Está subindo de rendimento depois de uma fase em baixa. Muito bem também.

CÍCERO
Movimentou-se muito mais do que nas partidas anteriores. Como sempre, muito bem posicionado nas bolas aéreas e, como consequência, deixou o seu de cabeça. Logo depois, quase marcou o segundo se Alex Muralha não tivesse realizado um milagre. Fez um lançamento de Gerson (o Nunes) no gol da virada. Partida que lembrou seus melhores momentos anteriores. Partidaça, portanto, o melhor em campo.

RONALDINHO GAÚCHO
Está tentando, mas está faltando aquele reflexo que surpreendia os adversários. Precisa encaixar um jogo em faça a diferença para ganhar a confiança. Regular porque o time ganhou. Saiu para a entrada de Higor.

HIGOR
Movimentou-se mais do que o titular. Tem ótima visão de jogo e excelente bola parada. No entanto, não teve tanto tempo assim e, também, o Fluminense já estava mais preocupado em administrar a vantagem. Foi bem naquilo em que Enderson esperava dele.

FRED
O lutador de sempre. Voltou com tudo, provando mais uma vez o seu papel fundamental dentro de campo. Ganhou quase todas as bolas por cima e ainda saiu para tentar a tabela. Os companheiros que chegam ao ataque precisam estar mais atentos às escoradas do artilheiro. São excelentes bolas que, muitas vezes, ficam limpinhas para alguém chegar batendo. No gol da virada, protegeu como um autêntico centroavante e deu aquele toquinho fatal. Saiu com câimbras. Espero… Na relação dos melhores em campo, só ficou atrás do Cícero.

OSVALDO
Procurou jogar como autêntico ponta-esquerda, no entanto, faltou ajuda quando encarava mais de um marcador. Boa opção no elenco para mudar o panorama de um jogo em que o Fluminense precise abrir a defesa adversária. Será muito utilizado por Enderson Moreira no restante da temporada. Regular.

WELLINGTON PAULISTA
Entrou muito bem e foi fundamental para a virada. Procurou espaços fora da área. Cruzamento dos melhores laterais brasileiros no gol de Cícero. Depois, procurou abrir caminho para Fred e, com a saída desse, foi para o comando de ataque. No final, voltou a sair da área para dar opções nos contra-ataques. Foi muito bem.

ENDERSON MOREIRA
Um primeiro tempo em que o Fluminense pressionou, mas se apresentou confuso taticamente. No segundo, fez um jogo muito bom. A entrada de Wellington Paulista melhorou o posicionamento do meio e do ataque. Pressionou a saída de bola do Figueirense, praticamente, os noventa minutos. Esse é o time com Marcos Junior, Osvaldo e Wellington Paulista se revezando na companhia de Fred. As características do jogo ditarão quem deve entrar. Precisa trabalhar com Gustavo Scarpa nos cruzamentos, pois o garoto chega com facilidade, mas tem dificuldades em colocar a bola no local certo. Depois de erros em jogos anteriores, quando escalou mal e substituiu mal também, hoje, formou bem o “onze” e trocou bem Osvaldo por Wellington Paulista e Ronaldinho por Higor. A saída de Fred foi por necessidade. Ou seja, fez bem o seu papel.

ARBITRAGEM (Diego Almeida Real)
A arbitragem deixou a desejar. Marcou bem o pênalti, mas cometeu erros infantis ao deixar passar faltas claras e não deu alguns cartões merecidos.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MauroJacome

Imagem: pra