Fluminense 1 x 0 Botafogo: atuações (por Mauro Jácome)

mauro jácome red

ENTRANDO EM CAMPO…

Edson foi mantido ao lado de Pierre. Com armação, Cícero foi liberado para chegar à frente. Richarlison retornou ao time titular no lugar de Osvaldo, que nada rendeu contra o Palmeiras. Wellington Silva, contundido, deu a vaga a Giovanni. Wellington Silva gastou o pouco do futebol que tinha nos primeiros jogos de Levir. Agora, a torcida só passa raiva.

DIEGO CAVALIERI

Assistiu ao jogo. Não foi exigido em nenhum momento.

JONATHAN

Foi chamado ao ataque no primeiro tempo, mas limitou-se aos passes curtos. Poderia ter investido mais para chegar ao fundo. No segundo, com o gol logo no começo e com a entrada do Neilton, segurou na marcação. No finzinho quase entrega o ouro dando um passe errado perto do gol de Cavalieri.

GUM e HENRIQUE

Jogo tranquilo devido à boa marcação à frente da área e pelas laterais. Com a saída de Giovanni, o Botafogo forçou mais nas bolas aéreas, mas a dupla esteve soberana. Henrique cabeceou duas bolas com perigo no ataque.

GIOVANNI

Um chapéu no adversário logo de cara. Errou bem menos passes do que nas vezes anteriores, só isso foi um grande ganho. Chegou bem até a intermediária alvinegra, mas não arriscou o fundo do campo. Saiu com câimbras.

AYRTON

O menino-beijo foi envolvido nos minutos finais. Sorte que Gustavo Scarpa dobrou a marcação e evitou que o Botafogo criasse mais pelo setor.

PIERRE

Começou jogando duro, tentando evitar os espaços que o Botafogo teve no clássico anterior. No fim do primeiro tempo, sentiu o posterior da coxa e saiu.

DOUGLAS

Excelente ataque em cima do jogador do Botafogo para roubar a bola e servir Fred. Dono do meio-campo. Raça, bom raio de ação na proteção à zaga, sabe sair jogando. É mais jogador do que Pierre física e tecnicamente.

EDSON

Muita força na marcação e, no primeiro tempo, o Botafogo não teve espaços à frente da zaga. Ainda deu liberdade para o Cícero se soltar.

CÍCERO

Com Pierre e Edson na proteção, saiu para o jogo e chegou mais vezes à área adversária do que em partidas anteriores. Quatro boas oportunidades no primeiro tempo e uma na etapa complementar. Cansou e no fim ajudou na marcação. Muito melhor do que nas jornadas anteriores.

GUSTAVO SCARPA

Participação ativa no jogo, partindo dos lados do campo para o meio para deixar algum companheiro na cara do gol ou para concluir de fora da área. Correu muito e morreu a partir dos 30’ do segundo tempo. Inclusive, perdeu excelentes contra-ataques para matar o jogo por falta de pernas. Mesmo assim, virou lateral-esquerdo auxiliar do Ayrton.

RICHARLISON

Não fez uma boa partida, apesar de ser muito acionado. Errou quase tudo. Quando ia receber a bola do jogo, Scarpa errou o passe. Está forçando muito e se joga muito. Acabará ficando marcado pelos árbitros e, quando acontecer a falta, não vão dar.

MARCOS JUNIOR

A substituição prevista desde sempre. Foi excelente opção para o contra-ataque, mas faltou aquele passe.

FRED

No primeiro tempo, bom lançamento para Cícero cabecear e Helton Leite defender. No segundo, começou caindo pelo lado esquerdo e cruzou com perigo. Aos 5’, recebeu de bandeja uma bola roubada por Douglas e só teve o trabalho de tirar de Helton Leite e abrir o placar. Depois, mesmo cansado, ajudou demais na marcação.

LEVIR CULPI

Depois de um início com intensidade, o Botafogo apertou a marcação e o Fluminense começou a errar muitos passes. A partir da metade do primeiro tempo, o Fluminense se reorganizou e chegou várias vezes com perigo, mas faltou pontaria. Voltou do intervalo com uma marcação mais avançada e, assim, marcou aos cinco minutos do segundo tempo. Depois, teve várias oportunidades de matar o jogo, mas falhou demais nos passes. O time melhorou muito a marcação e manteve o Botafogo sempre longe de Cavalieri.

BOTAFOGO

Não teve a moleza dos jogos anteriores e, com a fragilidade do elenco, não conseguiu se criar.

ARBITRAGEM (Marcelo Aparecido de Souza)

Com o objetivo de deixar o jogo correr, não marcou algumas faltas claras, mas não comprometeu.

…SAINDO DE CAMPO

A formação com Edson e Douglas na proteção da zaga e Cícero solto é a ideal. Vamos ver se Levir Culpi insiste com o seu xodó Pierre.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MauroJacome

Imagem: major

2 Comments

  1. Time foi lutador. Scarpa empenhado, mas segurando demais a bola junto à área em vez de dar a quem estivesse melhor posicionado, vem fazendo isso. Fred foi muito bem fisica e técnicamente, aliás, tem sido. Levir já percebeu q Fred é mt importante em campeonatos de verdade.

    1. Realmente, a postura foi outra. Se continuar assim, o Fluminense pode brigar por posições melhores este ano. O problema é que o time oscila muito e isso não pode acontecer.

Comments are closed.