Em 1949, pelos serviços prestados ao desporto mundial e por sua excelência, o Fluminense conquistou para sempre a Taça Olímpica, que é o mais alto e cobiçado troféu do desporto mundial.
Também chamada de “Taça de Honra”, tem como finalidade reconhecer anualmente, aquele que, no juízo do Comitê Olímpico Internacional, mais fez em prol do olimpismo e do esporte. Este reconhecimento é considerado o Prêmio Nobel dos Esportes. A concessão do título é feita pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) após minucioso exame dos dossiês apresentados pelos candidatos.
Para receber a honraria, o pleiteador deve ser exemplo de organização administrativa e um vitorioso nos setores esportivos, sociais, artísticos e cívicos. Um complexo de perfeição durante um ano inteiro, e escolhido como o melhor dentre os demais clubes, instituições esportivas e mesmo países do mundo, através de suas federações.
A Taça Olímpica (em francês: Coupe Olympique) foi instituída em 1906 por Pierre Frédy, barão de Coubertin, o criador dos Jogos Olímpicos da era moderna.
O Fluminense é o único clube de futebol do mundo a ter essa honraria.
Logo mais, quando for declarada oficialmente a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, finalmente se concretizará um sonho que começou com a inestimável colaboração do Tricolor ao esporte do Brasil, desde os tempos de nossa primeira medalha de ouro conquistada no tiro pelo nosso atleta Guilherme Paraense, em 1920 na Bélgica.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
Imagem: pan/andré luiz costa marques
Simplesmente sensacional!! Somos a história!!
Divulgar estes fatos é importantíssimo para que todos constatem o gigantismo do nosso Fluminense.