Fecham-se as cortinas (Por Mauro Jácome)

118 - 08122013 - Fecham-se as cortinas

Vamos para o jogo. Não há muito mais para falar. O que tiver que acontecer, aconteça. Primeira? Segunda? A? B? Claro que ninguém quer ir para o vinagre, mas nenhuma das duas situações será injusta. O comando do futebol esteve perdido o ano todo. Reforço o que falei anteriormente: seja em qual divisão for, o planejamento para o ano que vem tem que ser muito diferente. Será que aprenderam com os erros de 2013? Esse é o X da questão.

Comentários sobre a escalação: Igor Julião na esquerda? O garoto não sabe marcar, Dorival! William Barbio é quem vai jogar pelo seu lado. É rápido e Cristóvão vai forçar por ali. Será um “Deus, nos acuda!”. Tivemos muitos problemas contra o Santos, quando Thiago Ribeiro deitou e rolou pelo lado direito da defesa tricolor e, também, contra o Atlético Mineiro do ponta-esquerda Fernandinho. Contra o Galo, o lateral do Fluminense foi, ainda, pior. E para quê escalar Wellington Silva do outro lado? Vamos ter problemas pelos lados do campo. De resto, não há como ser diferente.

Mais do que o aspecto técnico, o psicológico é que definirá o jogo. O Bahia fará de tudo para rebaixar o Fluminense, enquanto o jogo lhe for favorável. Se pender para o nosso lado, a comemoração pela permanência do time baiano na primeira divisão falará mais alto. Então, será a nossa chance. Façamos com que o Bahia opte pela festa.

Mesmo se o placar de algum dos outros dois jogos não estiver ajudando, o Fluminense não deve abaixar a cabeça. A Série B deste ano deu um exemplo: na última rodada, para subir, tanto o Ceará quanto o Icasa dependiam de o Figueirense não vencer o Bragantino. O time catarinense marcou um gol logo no início, os dois times cearenses desanimaram e, em seguida, cada um levou dois gols. O Bragantino empatou no segundo tempo, mas as vacas do Ceará e do Icasa já tinham ido para o brejo. Moral da história: não lutaram até o fim.

Copa do Mundo

“Uma Copa sem mim não vale a pena ser vista”. Exagero e prepotência de Ibrahimovic. Mas é uma perda e tanto. Torci muito para que Portugal passasse pela Suécia. Afinal, seria um ganho para a nossa Copa do Mundo ter, como uma das estrelas, o melhor jogador do mundo na atualidade: Cristiano Ronaldo.

Minha torcida valeu à pena: fui sorteado e adquiri o ingresso para ver, aqui em Brasília, o jogo G2 (Portugal) x G3 (Gana). Antes do sorteio, brincava que este jogo poderia ser Bósnia x Irã. E não é que os dois caíram no mesmo grupo? Sorte que foi no F.

Mais Copa

A fase de grupos mostrará ótimos confrontos. Por exemplo, reviverá a final da última Copa: Espanha x Holanda. Também, haverá ótimos duelos de atacantes: Didier Drogba (Costa do Marfim) x Falcão Garcia (Colômbia); Cavani (Uruguai) x Rooney (Inglaterra); Shaqiri (Suiça) x Benzema (França). Pelo grupo G, Cristiano Ronaldo terá que desbancar o exército alemão de Joachim Löw: Neuer, Boateng, Lahm, Khedira, Özil, Mario Götze, Marco Reus, Müller, Mario Gómez, Schweinsteiger. Timaço.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MauroJacome

Foto: www.uol.com.br

Revisão preliminar: Rosa Jácome

Prezado (a) leitor (a), é sempre uma honra a tua presença aqui, bem como os comentários que podem ser tanto elogiosos quanto críticos ou divergentes – tudo altamente salutar. Contudo, atendendo aos procedimentos estabelecidos no PANORAMA em prol da excelência literária que marca este sítio, não serão publicados comentários ofensivos ou lesivos à imagem de terceiros sob qualquer espécie. O mesmo vale para comentários em caixa-alta. Os cronistas respondem juridicamente por suas publicações. Divergência nada tem a ver com estupidez e grosseria. Muito obrigado.

1 Comments

  1. Fecharam-se as cortinas e fomos para o brejo. Espero que aprendam com os erros cometidos e planejem um 2014 para vencermos tudo. Enfim, Fluminense, sempre!!!! Sds Tricolores…

Comments are closed.