Inicialmente gostaria de me desculpar e retificar uma informação passada de forma equivocada nas estatísticas de Fluminense e Vitória. A média de público nos jogos entre essas duas equipes é de aproximadamente 14.766 espectadores e não de 29.533, conforme havia mencionado.
E pela décima terceira rodada do primeiro turno do Brasileirão 2013, Flamengo e Fluminense farão o clássico carioca da rodada. Além de vários atrativos que este jogo sempre nos proporciona, este será o primeiro Fla-Flu na era do novo Maracanã, e isso, sem dúvidas, irá motivar os jogadores dos dois times a conquistar a vitória neste confronto.
Os dois times não estão realizando uma boa campanha até aqui no campeonato. Fluminense e Flamengo estão com o mesmo número de pontos ganhos, 14. O Flu está à frente na tabela, pois tem uma vitória a mais que o Flamengo.
Na rodada anterior, as duas equipes obtiveram o mesmo resultado, entretanto de forma diferente. O Fluminense saiu atrás do marcador, mas no final da partida conseguiu empatar o jogo contra o Vitória. Já o Flamengo saiu na frente do marcador contra a Lusa, mas cedeu o empate ao time paulista nos acréscimos.
Na era do campeonato brasileiro por pontos corridos o retrospecto entre as duas equipes é ligeiramente favorável ao time rubro negro. Vejam os números referentes a esse confronto:
• Foram realizadas até hoje 20 partidas, sendo 7 vencidas pelo Fluminense, 5 empates e 8 vitórias para o Flamengo;
• Das 7 vitórias tricolores, 4 foram conquistadas em jogos do primeiro turno e 3 do segundo turno;
• Dos 5 empates, 2 deles ficaram em 0 a 0, 2 terminaram em 2 a 2 e 1 em 3 a 3; Este jogo que acabou empatado com 3 tentos para cada equipe foi válido pelo segundo turno do brasileirão de 2010 e a partida com o maior número de gols entre esses dois times;
• As maiores goleadas foram do Flamengo. O time da Gávea em 2003 e 2006 goleou o Fluminense por 4 a 1;
• O Flu marcou 22 gols e levou 27;
• Dos 22 gols assinalados pelo time das Laranjeiras, 10 ocorreram na etapa inicial do jogo enquanto 12 foram marcados na etapa final;
• No que se refere à presença de público nesses confrontos, Fla-Flu é certeza de casa cheia. Prova disso é que a média de torcedores neste clássico é de aproximadamente 33.951 torcedores por partida;
• O menor público presente em jogos do campeonato brasileiro, em confrontos entre Fluminense e Flamengo, foi registrado em partida válida pelo primeiro turno do brasileirão de 2005, quando Fluminense e Flamengo não passaram de 0 a 0. Neste jogo apenas 6.886 torcedores estiveram presente no Raulino de Oliveira;
• O maior público presente neste confronto foi de 82.566 torcedores em jogo válido pelo segundo turno do campeonato de 2009. Nesta partida, o Fluminense foi derrotado pelo Flamengo por 2 a 0;
Vamos torcer para que tenhamos mais um grande jogo entre essas equipes, repleto de jogadas bonitas, bastante disputado, e de preferência com muitos gols. E que no final o Tricolor consiga mais três pontos para subir de vez na tabela de classificação.
Renato Reis
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1184&idProduto=1216
Olá Alexandre, uma honra imensa em saber que você acompanha este nosso trabalho. Não fui muito claro em relação a abordagem dessas estatísticas. Devido a dificuldade de coleta de dados e a falta de tempo só estamos considerando os dados de jogos válidos pelo campeonato brasileiro por pontos corridos, ou seja de 2003 a 2012.
Agradeço profundamente pela informações fornecidas e por sua atenção com nosso trabalho.
Um grande e forte abraço.
Renato
Oi, Renato!
Adoro os seus posts, mas segue uma ressalva, a de que o maior público do confronto em brasileiros foi o seguinte:
FLUMINENSE 1×1 FLAMENGO, 109.919, 07/11/1976.
Além destes, teve este outro, também maior do que o informado:
FLUMINENSE 1×0 FLAMENGO, 94.043, 30/11/1986.
Aqui, e nos links que constam no final do artigo, você encontrará muitos dados prontos, caso queira os usar em seus artigos:
http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/attfluminense.htm
Obrigado pelo seu trabalho, que acompanho com muita admiração!