Matéria torpe publicada pelo UOL tentou associar o Fluminense a Manuel da Lupa, nefasto dirigente da Portuguesa de Desportos envolvido no escândalo da Flamenguesa em 2013.
Como sempre acontece, esse tipo de panfletarismo costuma acontecer em jogos decisivos do Fluminense. No caso, a calhordice disfarçada de opinião para diminuir o brilho da conquista da Recopa pelo Tricolor.
Para escrevê-la, um obscuro redator do UOL recorre a sofismas baratos para tentar ludibriar o leitor, sem entrar nas nuances do caso. Apenas tenta relacionar a morte do falecido Da Lupa ao título tricolor de quinta-feira passada, numa debochada sugestão de situações, nas desprezando fatos evidentes.
O interesse do Flamengo, por exemplo.
É fato público e notório que na noite de sábado, antes da rodada de desfecho do Brasileirão 2013, ao escalar André Santos irregularmente, o Rubro-Negro se candidatou ao rebaixamento pela infração cometida. Numa situação normal, seria o assunto do domingo de manhã em todo o Brasil, mudando toda a perspectiva da competição.
No entanto, no maior esquecimento coletivo da história da imprensa brasileira, nenhum grande veículo de mídia deu manchete ao assunto. Aliás, sequer o noticiou. Onze anos depois, não existe uma explicação plausível para o apagão jornalístico para o grave erro do Flamengo. O resto da história todos já sabem.
Reduto de figuras patéticas e constrangedoras como MCP e RMP, rancorosas aves rubro-negras de disseminação ao ódio contra o Fluminense, o UOL insiste numa falsa polêmica e na manipulação de verdade. Desprezar o caso André Santos no desfecho do Campeonato Brasileiro de 2013 é no mínimo canalhice explícita. É mentir para uma nova geração de leitores. É faltar com o compromisso basilar do jornalismo de verdade.
Este PANORAMA TRICOLOR espera que o Fluminense se manifeste com energia a respeito de mais uma mentira esportiva publicada no UOL, que troca o jornalismo sério por uma exótica lida de amadores do stand up comedy fazendo papel de redatores.