É só futebol (por Marcus Vinicius Caldeira)

CALDEIRA VERDE

Toda segunda-feira, como todos que nos acompanham sabem, gravamos o Panorama Tricolor, resenha em vídeo que vai ao ar às terças.

Pois bem. Ontem, quando estávamos combinando a gravação, o panorâmico Fagner Torres comunicou-me que estava disposto a beber umas cervejas. Os dias estão difíceis. Muito trabalho, pouca grana, o Brasil vivendo essa insanidade dos moralistas que querem tomar o poder na marra, um horror. Então, eu, Fagner Torres e Matheus Frigols resolvemos beber umas em plena segunda-feira.

Tinha algumas cervejas aqui e resolvi sair para comprar umas artesanais. Comprei Leffe, uma belga, feita de cravo e coentro, com 8 % de teor alcoólico, hoje produzida pela InBev, mas que é originária de um mosteiro belga datado de 1240.

Gravamos o programa e depois emburacamos na cerveja assistindo vídeos de futebol e samba. Mostrei o video do que fiz sobre o jogo Argentinos Jrs e Fluminense, no qual que estava presente. Assistimos videos do meu grupo de samba e depois aos videos de dois torcedores fanáticos resmugões, um do América e outro do River Plate assistindo o rebaixamento do time (esse video é antológico).

Uma noite agradável, descontraída, de bom papo com gente inteligente e muito bem humorada.

O que nos une? O Fluminense. O futebol.

Esse jogo e esse clube fantástico são capazes de aproximar gente das mais diversas classes sociais e matizes ideológicas. Pessoas que nunca se veriam, não fosse o Fluminense e o futebol, estavam de repente bebendo cerveja aqui em casa como se fossem irmãos de sangue. Futebol é isso.

E nos divertimos e rimos muito. Mas o melhor estava por vir. No grupo de whatsapp do Panorama peguei a galera só falando bobagem. Como já estava um pouco inebriado pela cerveja, relembrei meus tempos de UERJ e mais bobagem. Em comum com a cena anterior o fato de que exceto o Andel (Paulo-Roberto), que conhecia desde os tempos da UERJ, o resto foi o Fluminense que apresentou.

Futebol é isso. Futebol é a cena do senhor em Los Larios com uma bengala tricolor assistindo calmamente a vitória do Flu sobre o América.

Futebol é o fato d´eu despencar do Rio para Buenos Aires, com o Fluminense tendo que ganhar e no outro jogo da chave só poder dar o empate para a classificação acontecer (e aconteceu). E no ano seguinte, eu voltar a Buenos Aires para ver a vitória do Flu sobre o Boca em plena La Bombonera com direito à manchete posteriormente estampada no Olé: “El pior invitado”.

Futebol é o nosso treinador Levir Culpi mandando comprarmos remédios porque viveremos muitas emoções. Isso é futebol na essência. Ah, como eu quero que o Levir dê certo no Fluminense. Menos pelas vitórias e títulos, que claro que os quero, mas por viver essa emoção do futebol em toda sua intensidade.

Como escreveu Drummond pós eliminação do Brasil em 82: “Ganhar, perder, viver”.

Agradeço à vida por ser um fanático torcedor do Fluminense e um apaixonado pelo futebol. Futebol que o mercantilismo quer tentar usurpar, mas não conseguirá: somos a resistência.

Obrigado Fagner Torres, Matheus Frigols, Andel, Isabela Cabral, Leonardo Prazeres, Lúcio Bairral, Paulo Tiba pela noite agradável de ontem com um belo bate papo descontraído.

O que nos uniu? O Fluminense e o futebol.

O resto é consequência.

Mas é só futebol.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Imagem: MVC / PRA

 

1 Comments

Comments are closed.