E não importa mais nada (por Rods)

IMG_20150823_151157

Seu Limão. Nosso querido amigo, parceiro e irmão se foi numa manhã de domingo nesse falso inverno carioca. Enquanto nos preparávamos para o almoço, já pensando no jogo que aconteceria às 16h, recebemos a notícia. Meu dia acabou ali. A partir daquele momento tudo ficou cinza e não havia nada mais que pudesse ser feito. Uma ligação, uma mensagem de apoio. Tentei seguir, sem sucesso, o dia normalmente, esperando qualquer novidade.

Chegou a hora do jogo. Fluminense e Joinville pela primeira rodada do returno. Meus olhos acompanhavam a tela, mas na minha cabeça reinavam as lembranças. A vitória que não veio seria um pequeno alento apenas.

O Panorama ainda engatinhava e sem um diretor, um editor, um câmera, o programa precisava ser pensado. Então, Marcus Vinícius Caldeira veio com a solução e trouxe seu pai para a trupe. Aquele senhor grisalho de ar sério e até então vascaíno, aos poucos foi se mostrando o camarada, o amigo, o homem de bom coração e suas saudades de tempos melhores.

Na época, nos alojávamos na Cinelândia. Lembro nitidamente que sua maior alegria era, ao terminar ou mesmo antes de começar a gravação, comer uma bela porção de “franlitos” no Bob’s. Nós ríamos enquanto o Caldeira dava bronca, dizendo que ele deveria tomar mais cuidado com a saúde.

Um belo dia, o Paulo (Andel) manda:

– E aí, Seu Caldeirão? Tudo pronto aí?

– Caldeirão?

– É, Caldeirão. Seu filho não é Caldeira? Você é o Caldeirão.

– Não… Esse Caldeira é da mãe dele. Esse desnaturado (risos) que prefere esse sobrenome. Eu sou Carlos Alberto de Lima.

– Ah, então é Seu Limão! Hahahahahaha!

Ficou Seu Limão. Carlos Alberto? Só no e-mail e no Facebook.

Passou o tempo, mudamos algumas vezes de endereço, uns chegaram na equipe e outros saíram. Enquanto isso, Seu Limão só ganhava mais e mais importância. Para nós e para o Panorama.

Desde a Libertadores de 2013, passou a nos acompanhar nos estádios, então em São Januário, onde, por ironia do destino, virou de vez a casaca e se declarou tricolor. Ano passado recebeu um batizado digno, em frente ao Maracanã. Apaixonado pelo cachorro-quente geneal, o Maraca também foi local de broncas e risos.

“Lá vem o Seu Limão com seu cachorro-quente e tomando coca-cola”.

11947524_924800307604684_4132414482692020795_n

Nos últimos tempos – quase dois anos, salvo engano – era ele quem divulgava nossas publicações no grupos tricolores das redes sociais. Sempre presente às segundas, ainda tinha que madrugar para editar o Programa Panorama Tricolor, os especiais e mais recentemente, o Panorama de Salto. Também se fez presente em outros dias de gravação, mesmo quando era rádio. As “quintas sem lei” deixaram saudades.

Seu Limão, foi uma pessoa especial. Não há dúvidas disso. Talvez uma de suas últimas alegrias tenha sido abençoar a união entre seu filho Marcus Vinícius Caldeira e a “antiga e nova” namorada, Mariana. Uma vez, em um de nossos papos durante as caronas, ele me disse bem francamente “gosto muito dela”. Parece uma frase simples, mas veio com uma sinceridade tremenda.

O grande prêmio, seu neto Paulo Victor, ele não pôde conhecer. Mas com toda certeza poderá cuidar dele lá do alto.

Ficaram muitas histórias, ocorridas em mesas diversas, como a bronca que ele deu em um tequileiro no Jardim Botânico e também da sua iluminação incendiária. Para mim, guardarei com carinho o sorriso dele de quando cantei pela primeira vez “Oh Seu Limão, eu vim te ver! E não importa mais nada…” fazendo paródia de uma música da torcida.

E os “bons dias” no Facebook? Sempre vinham assim que eu entrava no Catamarã. Durante um tempo, ele queria retomar seu inglês perdido e fazíamos pequenos diálogos diários.

Enfim… a vida segue e o Panorama também. Sem a mesma graça, sem as mesmas piadas, sem as mesmas “brigas” na hora de gravar, mas segue. Seu Limão, não lhe visitei no hospital e por isso peço desculpas. Fica o consolo que nosso último encontro foi em um dia de festa, cheio de panarômicos, cheio de sorrisos. Guarde nosso lugar aí nesse Maracanã o qual você está, pois queremos estar junto a você novamente.

Para ir ao Maraca, de carro, em dia de semana a referência seguirá sendo “a rua do Seu Limão”.

Minhas eternas saudações tricolores, meu amigo!

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @Rods_C

Imagem: Erica Matos

1 Comments

  1. Uma perda não só para o Panorama como para a torcida do FLUZÃO.
    Minhas condolências aos familiares e a todos os membros do Panorama, especialmente ao caro MVC.
    SSTT4

Comments are closed.