Hoje começa a participação do Fluminense na Florida Cup, um torneio anual amistoso disputado em Orlando e que conta com duas equipes brasileiras, Fluminense e Corinthians, mais os alemães Bayer Leverkusen e Colõnia.
O Fluminense foi convidado e não hesitou em aceitar o convite, pensando na internacionalização da marca e na entrada no mercado mais promissor do futebol mundial atualmente. Em termos de marketing será importante, pois o torneio será transmitido ao vivo para mais de 125 países. Uma oportunidade única.
O futebol nos Estados Unidos vem crescendo a passos largos. Não custa nada lembrar que a Copa do Mundo de maior média de público da história foi a realizada nos EUA em 1994, vencida pelo Brasil. O mercado americano no futebol já é o sexto do mundo economicamente falando. Nos Estados Unidos a MLS (Major League Soccer) só perde em média de público para o futebol americano e o baseball, já tendo suplantado o hockey e a famosíssima NBA (basquete).
Outro número que impressiona é que os EUA hoje tem mais atletas jovens praticando futebol (o que aqui chamamos de atletas federados) no mundo.
Não dava para recusar um convite desses, né?
Alguns questionam a questão do prejuízo que a viagem traria à pré-temporada e coisa do gênero. Muitos especialistas dizem que sim. Mas muitos outros dizem que, dependendo do trabalho, a viagem não trará tantos prejuízos assim.Na verdade, só ao longo da temporada é que saberemos. Em que pese que, no Brasil e no Fluminense a política fala mais alto que tudo, e já estou até vendo o Fred se machucando por uma pisada em falso com neguinho falando: “Tá vendo? Foi jogar aquele torneio nos Estados Unidos”. Vá vendo.
Alguns especialistas e marketing e preparação falaram do torneio:
“É óbvio que toda atividade de marketing deve ser bem planejada junto com a parte técnica da equipe. Na Europa, o departamento do ramo trabalha junto com o futebol e com o financeiro. Isso vai dar prejuízo para a parte técnica? Se bem planejado, é possível fazer este tipo de ação. É extremamente benéfico para a marca do clube, aumenta as possibilidades de maior faturamento já que você está atingindo um público maior e globalizando a sua marca”, disse à Goal Brasil o consultor de marketing esportivo João Henrique Areias.
Gustavo Mohallem, que trabalha com atletas de alto rendimento, tem opinião parecida:
“Se o período é de preparação, independe do país para que o físico esteja bom. Eu acrescento que, no aspecto psicológico, é bacana porque faz o jogador sair da zona de conforto, do que eles estão acostumados, e traz pra eles novidade. E tudo que é novidade, estimula”, lembrou o especialista na preparação física de atletas, psicoterapeuta e psicólogo do esporte, que também é colunista do Portal Kilorias.
Uma outra preocupação é de que os times alemães estão no meio da temporada, enquanto os brasileiros estão em preparação para a temporada 2015, o que faria com que os europeus estivessem em vantagem atlética e até propiciar lesões nos atletas brasileiros. Isso realmente preocupa, pois poderíamos sofre um vexame numa derrota por placar mais elástico. Mas somos tricolores e vamos acreditar na vitória sempre. Sobre isso Gustavo emendou: “Os clubes da Alemanha já estão mais quentes, com um grau de ativação muito maior. Mas eu não acho que isso aumente a possibilidade de lesões entre os times brasileiros. O que eu acho que aumenta é a possibilidade de frustrações, porque é uma equipe com um ritmo muito bom e o adversário pode ter mais chances de dominar e ter um êxito maior na partida.”
O fato é que, em termos de ação de marketing e visibilidade nestes dias na Florida, o clube ganhou muito. Fico imaginando o presidente da Vitton 44 vendo sua marca exposta em sites e jornais brasileiros – e do mundo – associado a Camaro, Magig Kingdom, NBA, como foi o festival de fotos que vimos nesses dias.
Esperamos o Fluminense faça um bom torneio. Torceremos muito pelo título.
Mas a viagem já foi vitoriosa por tudo que vimos até agora.
Que seja também vitoriosa em campo.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @mvinicaldeira
Imagem: google
Não houve planejamento. Peter chegou de viagem e largou a bomba, segundo lembro das notícias; por favor, corrija-me se estiver enganado. Também não soube de nenhum indício de preparação específica. Foram todos de férias e reagruparam viajando a seguir.
Dito isso como forma de questionar certas assunções citadas no texto, considero fundamental a exposição internacional do Flu e a penetração no mercado americano.
O “guarana” e o “acai” (açaí), estão na moda. Excelente para o…
… patrocinador.
ST****