A partida contra o Santa Cruz, neste domingo, em Recife-PE, mostrará qual a verdadeira pretensão do Fluminense neste Campeonato Brasileiro. Se a meta tricolor for realmente chegar ao G-4, uma vitória no Arruda é fundamental; afinal, para atingir grandes objetivos é preciso cumprir grandes tarefas. Contudo, caso o resultado seja outro, temo que sejamos obrigados a nos conformar, até o final desta temporada, com o meio da tabela. E olhe lá.
A missão será bem complicada pois o Santa, que tenta desesperadamente sair da zona de rebaixamento, estreará um novo treinador, Doriva, e terá o apoio maciço de sua torcida. Nunca é demais lembrar que no primeiro turno, em Volta Redonda, apenas empatamos por 2 a 2 com o Tricolor pernambucano – em que pese o gol da igualdade coral ter sido marcado por intermédio de um pênalti inexistente, uma dramatização de Grafite, lembram?
Pois bem: nem o Santa nem o Flu são os mesmos do primeiro turno. A equipe nordestina está pior do que naquela época, e a carioca, melhor. Mas isso não quer dizer muita coisa, não; afinal, o futebol é o único esporte em que o mais fraco pode bater o mais forte.
Não poderemos dispor de Cícero e Marcos Junior. Dois jogadores importantes no esquema de Levir Culpi. Inclusive, costumam marcar gols. Para o lugar do primeiro, Leviri está em dúvida sobre escalar Edson ou Marquinho – ambos me agradam. No lugar de MJ, parece que vamos de Danilinho – também me dou por satisfeito.
Outro fato de fundamental importância: Henrique Dourado desencantou e é uma preocupação a mais para o adversário. Mesmo não sendo uma sumidade técnica, é alto, tem bom domínio de bola e causa preocupação nos zagueiros rivais.
Resumindo, estou otimista e acredito numa vitória. Basta jogar com inteligência e explorar o desespero do Santa Cruz. Agora que temos uma defesa confiável (os números nos provam tal coisa), está na hora de nos fazermos mais efetivos no ataque. Temos jogadores para tal.
Encerro informando que a partir da próxima segunda-feira, terei mais um dia para externar minhas opiniões aqui no Panorama. Essa coluna abordará a rodada do Brasileirão, se ela foi boa ou não para o nosso Fluminense. Espero fazer uma boa estreia, falando sobre uma vitória tricolor e quantos degraus ela nos fará subir na tabela. Até lá e Saudações Tricolores.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
Imagem: paro