Mais um jogo do Fluminense pelo campeonato brasileiro ontem, mais uma vitória consistente da equipe de Cristóvão Borges. Se não foi aquela exibição de gala como contra o Atlético Paranaense, foi uma vitória sem sustos, onde mais uma vez o Tricolor teve o controle total do jogo e foi muito pouco agredido.
A grande surpresa deste domingo foi o fato do nosso treinador ter deixado Fred no banco. Não foi por questão técnica, nem tática, mas por merecimento. Sóbis vem jogando com dedicação e raça e na posição original dele – centroavante – vem atuando melhor do que vinha jogando como segundo atacante. Vai ser uma grande dor de cabeça boa pro Cristóvão, pois Fred com certeza é o titular. E ainda tem o Walter.
O Maracanã estava lotado. Com ingresso a preços justos (vinte reais) e o time tendo jogado muito na partida anterior, a torcida do Fluminense se animou e gerou um grande público. Mais de quarenta mil tricolores foram ao estádio para empurrar o time para a vitória. E teve tudo: bandeiras da Young, uma grande ola formada, e cantoria… Muita cantoria. Levei uns russos comigo no jogo e eles saíram encantados com a torcida.
Sóbis e Conca foram os grandes destaques do jogo. Os dois participaram dos lances dos dois gols. Conca fez quase um, o zagueiro finalizou contra. O jogo começou como a gente gosta. Antes da metade da partida já estava 2 x0 para o Fluminense. Com muita marcação e toque de bola, chegamos aos dois gols com facilidade e ajuda do adversário. No primeiro, Sóbis cruzou, o zagueiro furou e Cícero não perdoou. Aliás, como rende o nosso camisa cinco jogando como terceiro homem de meio de campo? Joga muito ali.
No segundo gol, Sóbis, marcou firme a saída de bola e, ainda dentro da área do adversário, roubou a pelota e tocou para Conca marcar. O zagueiro chegou antes e jogou contra.
Com dois a zero era natural que o time relaxasse. E embora o Tricolor tivesse relaxado mesmo, não recuou. Continuou tocando bola para achar o espaço e poder atacar. E essa foi a toada até o fim da partida.
Nos poucos ataques que sofreu, ou a defesa cortava ou Cavalieri defendia. Mas, se tiveram dois ataques mais perigosos deles, foi muito. Vale destacar também a exibição da nossa defesa. Henrique jogou muito – mais uma vez. E Gum voltou a ser o guerreiro de sempre. Valencia protegendo a frente da zaga e nosso sistema defensivo assim ficou bem sólido.
O Fluminense fez dois a zero como poderia ter feito o placar de quatro a zero ou mais. Logo no começo do segundo tempo, tivemos uma grande chance com Wagner que dentro da área poderia ter chutado pro gol, mas preferiu dar um drible no goleiro para fazer um golaço. Ele deu o drible, mas perdeu o equilíbrio e não pode concluir.
Criamos mais chances, mas a grande foi no último lance do jogo. Conca deu um drible da vaca no adversário e entrou na área. Chutou forte, porém, em cima do goleiro. E o juiz terminou a partida logo a seguir.
Com a vitória de ontem e os demais resultados passamos para segunda colocação e diminuímos a diferença para o líder Cruzeiro (quatro pontos). Entramos definitivamente na luta pela conquista do campeonato.
Sábado, teremos um jogo com a obrigação de vencer. Futebol não tem essa, mas time que quer ser campeão não pode se dar ao luxo de perder pontos pro Coritiba em casa.
É vencer ou vencer e com presença massiva da torcida.
Enquanto isso num certo clube de remo, a lanterna está acessa.
##########
Linda, justa e merecida homenagem do clube ao Casal 20, ontem no Maracanã. Fui às lágrimas. A saudade será eterna.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @mvinicaldeira
Imagem: pra/mvc
Duas falhas: No primeiro gol quem deu o passe para o Cícero foi o Conca e no segundo o Sóbis ganhou a bola, passou para o Vagner que cruzou para o Conca e o David se antecipou e fez contra. No restante, ótimo. Sds Tricolores…
NOTA: os cronistas do PANORAMA produzem seu trabalho muitas vezes ao vivo nos estádios, sem maiores repasses tecnológicos, televisão, nem a reprodução de notícias já publicadas em outros veículos, o que pode resultar em normais equívocos em relação a nomes de jogadores.