Começou 2016 (por Marcus Vinicius Caldeira)

Caldeira Vermelho

Tricolores, no domingo foi dada a largada para a temporada de 2016, com a estreia do Fluminense pela Florida Cup, contra o time do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Como é bom ver o Fluminense em campo de novo, mesmo que apenas em um torneiro preparatório (embora valesse taça).

A sorte que futebol não é NFL, que fica metade do ano parada. Imaginem cinco, seis meses sem jogos do Flu… Não dá.

O time que entrou em campo estava muito pouco modificado em relação ao que terminou 2015. Apenas Diego Souza e Osvaldo nos lugares de Scarpa e Jean (vendido ao Palmeiras). De cara não entendi a opção pelo Osvaldo. Ah! Teve o Richarlison, que entrou no lugar do Fred, poupado. Aliás, o jovem atacante quase fez um golaço.

O esquema, em principio, me pareceu o mesmo de 2015: 4-2-3-1 (embora a escalação sugerisse um 4-3-3) quando ataca e 4-4-2 quando defende. Vamos observar se vai continuar assim.

Apesar de um jogo morno, sem intensidade, achei boa a movimentação no primeiro tempo, quando fomos pouco incomodados e criamos uma ou duas chances boas de gol, embora isso seja muito pouco. Precisaremos ter muito mais poder ofensivo se quisermos títulos esse ano. Pelos jogadores do elenco, com certeza teremos. A questão é a forma de jogo que adotaremos para tal.

Infelizmente, no segundo tempo o nosso calcanhar de Aquiles em 2015, a zaga, voltou a falhar. Não interceptou um cruzamento ridículo a meia altura e o atacante do time ucraniano abriu o marcador. Falha coletiva de Gum e Nogueira (Marlon tinha saído). Ainda bem que contratamos dois bons zagueiros: Henrique e Renato Chaves. Teremos uma zaga boa.

No segundo tempo mexeu-se no time todo e houve melhora (até porque o adversário mexeu muito também). Destaques para Daniel, Magno Alves e Felipe Amorim, que deram outra movimentação ao jogo. Podem me crucificar, mas achei que Ronaldinho jogou bem. Ainda quase fez um gol que poderia nos ter dado a vitória. Mas, realmente, fisicamente, não dá mais para ele.

E Magno Alves? Eu mesmo reclamo muito dele. Mas nunca faltou dedicação dele em campo e olha que é bem mais velho que o R10. Marcou o gol do empate, confirmando o fato de ser o jogador mais velho a fazer gol com a camisa do Flu.

Estou bem esperançoso para 2016. Mandaram quem tinha que mandar embora, contratações pontuais, crédito na base (levo maior fé no Daniel, por exemplo) e entraram o ano com os pagamentos em dia. Cenário totalmente oposto ao das carpideiras que previam o fim do Flu com a saída da Unimed.

Ao nosso papel, o que nos cabe: torcer muito.

###

E os que idolatram Celso Barros? Que o querem para presidente? O que dizem agora que a Unimed, que o tem como presidente, entrou com um processo na justiça contra o clube? Ele ainda afirmou a imprensa que não tinha outra saída.

###

É muito bom ser pai.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

PANORAMA TRICOLOR 2016 - QUINTA TEMPORADA

2 Comments

  1. Fala Caldeira!. Finalmente voltaste. Pô Caldeira. Até você. Escolheram um bode expiatório no Flu e vc está acompanhando. Dizer que o Gum falhou no gol é demais. Veja o lance na tv e o Gum está marcando um atacante. Como ele não é o homem elástico, não tinha como marcar dois ao mesmo tempo. A falha foi exclusiva do Nogueira, que é ótimo jogador e vai dar dividendos para o clube. Sds. Tetracolores e um Feliz Ano Novo para vc e sua família.

    1. Fala, camarada.

      Não tenho essa crise toda com o Gum. É idolo, bicampeão brasileiro e sempre deu sangue pelo Flu.

      Achei que poderia ter cortado. Vou rever o lance.

      Abraços.

      ST4

Comments are closed.