Clube de futebol pode fazer gestão empresarial sim! (por Wagner Victer)

Quando afirmo, como falei no passado, que investir em Gestão Empresarial em clube de futebol é possível e fundamental para sairmos de crises, em clubes como o Fluminense, poucos acreditam.

Vejam o caso da minha querida Associação Atlética Portuguesa, que é meu segundo clube, pois é no bairro onde moro na Ilha do Governador, onde inauguramos nessa semana o seu sistema de Geração de Energia Solar.

Com o novo sistema, onde o clube não teve que desembolsar nada, pois fez um financiamento lastreado na própria redução da conta de energia elétrica, que futuramente cairá ao valor da ordem de 10% do que é pago hoje (economia de 90%), e o clube se compromete com cerca de somente 50% do que gasta atualmente, somente durante 24 meses terá amortizado todo o investimento, quando passará portanto a pagar somente cerca de 90% a menos do que consome de energia elétrica atualmente.

São com ações simples, criativas de gestão que se consegue avançar em clube de futebol.

Quero parabenizar o meu amigo Marcelo, presidente da Portuguesa, por esse avanço. Eu, como ex-Secretário de Energia do Estado, fico feliz de ver implementado.

Além da economia financeira, há o simbolismo de um clube estar convergindo com os princípios de sustentabilidade, que melhoram muito o valor institucional da sua marca, em especial um clube como a Portuguesa, que tem o verde entre suas cores e que é tricolor como o nosso Fluminense.

Modelos como esse poderiam ser aplicados nas unidades do Fluminense, em especial Laranjeiras e Xerém. São com simples e simbólicas atitudes que você consegue começar a corrigir déficit e salvar financeiramente um clube de futebol, para que ele possa ganhar força para ter de novo desempenho esportivo adequado.

Vejam imagens abaixo das instalações dos painéis solares.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#credibilidade