Celso Barros manobra mais uma vez… (por Marcus Vinicius Caldeira)

Ontem, mais uma derrota do Fluminense que vinha ganhando bem e com futebol bonito sob o comando do Cristovão e, de repente, do nada, parou de jogar futebol.

Na boa, sobre a derrota, não há o que falar. Cristõvão escalou mal, substituiu mal e o time foi a mesma apatia dos últimos três jogos. Mas, será que foi o Cristóvão mesmo?

Quero me debruçar sobre o porque dessa queda drástica de rendimento.

Durante toda a semana, as teorias de que jogadores estariam fazendo corpo mole por vários motivos, ganharam as redes sociais. Chegaram à conclusão que teria sido por uma premiação por rendimento que teria sido tirada. Chegaram a falar que Peter e Celso se reuniram e voltaram com a premiação e que, por isso, o time jogaria com disposição ontem.

Pelo visto, este não era o problema.

Acabou o jogo, desanquei a falar mal do Cristovão. De fato, escalou mal e mexeu mal. Mas como um cara que tinha feito o Fluminense jogar de forma tão genial começa a ser burro de uma hora pra outra?

No Twitter, um amigo – unimediano  ferrenho – bradou: “FORA PETER”. Retruquei que o Cristóvão tinha feito merda e ele respondeu no ato: “Quem trouxe o Cristóvão?”

Perceberam?

Cristóvão foi bancado por Peter e Tenório no lugar do Renato Gaúcho, queridinho do Celso Barros. Que de tão puto, deu uma declaração estapafúrdia na rádio atirando para tudo quanto é lado, indigna de um presidente de uma grande companhia de saúde. Foi sintomática a contrariedade dele por conta disso. Até falar mal do Peter, falou.

Algum tempo depois aparecem os dois abraçados no Maracanã como se nada tivesse acontecido.

Achei muito estranho.

Nesse meio tempo, Cristóvão ajeita o time e este passa a jogar com um padrão bonito de futebol. Sendo chamado até de Alemanha brasileira.

Parênteses: Walter foi trazido por Celso Barros quando a gente precisava de um atacante de velocidade. Por quê? Este contava com a venda certa do Fred após a Copa (por que será?).

Nesse tempo todo, Celso Barros tá parado no canto dele. Essa não é a sua postura. Adora holofote. Não à toa, o chamei de Rainha Elizabeth após a eleição no Flu do ano passado. Trabalhei duro na campanha e estava lá quando ele chegou no clube. Não só estava como coloquei adesivo do Peter nele. CB gosta de ser o centro da atenção. O clube praticamente parou para a sua entrada. E como ele gosta disso.

Foquemos numa questão: Cristóvão foi bancado pelo Peter contrariando Celso Barros.

Pois bem, de uma hora pra outra Wagner, peça chave no 4-2-3-1 do Cristovão, me aparece com varizes no estômago – que aliás ele acabara de operar para resolver o problema – e passa a desfalcar o time. Sem opções, porque treinador nenhum pode usar a base (por que será?) ele escala Sóbis e Fred contra o Botafogo e faz a cagalhufança de tirar Cícero, para colocar Sóbis, Fred e Walter. Apenas um erro de substituição? Foi minha aposta. Mas, sem usar a base, ele fica limitado. Por que não tentou o Scarpa, ontem, mantendo o 4-2-3-1 que vinha dando certo?

Enquanto isso, as TOs usam Fred como bode expiatório e junto com um “novo” grupo político (que conta com gente de TO e gente da nefasta década de 90), começam com o “Fora Peter” e “Fora Fred”.

Fred está fora dessa parada. Conca também! Pra mim, Esses dois são os caras. Mas Fred denunciou as TOs violentas, Peter corta os ingressos destas e, agora por detrás de um grupo político, parte delas pedem a saída do presidente e do artilheiro.

A verdade é uma só: Celso Barros precisa de Cristóvão fora do seu caminho. Nunca engoliu sua contratação. Como precisa de qualquer um fora que atrapalhe sua sanha de domínio e dinheiro no Fluminense. A Unimed não é mais patrocinadora há muito tempo. É investidora! Compra e vende jogadores. A relação é promíscua há tempos.

Estejam certos, a partir de hoje os “unimedianos” vão pedir pelo Tite, sonho de consumo do Celso Barros, que obviamente  o trará e mais uma vez sairá como o salvador da pátria, como “o cara” da história.

E o Peter, que luta que nem um louco para tentar entregar um Fluminense minimamente saneado,  o vilão da história, o incompetente.

A verdade é uma só, tricolores: não dá para ter dois projetos díspares no Fluminense: o projeto Unimed de futebol e o projeto de reestruturação do clube.

Durante um tempo, estes projetos viveram jogando a poeira para debaixo do tapete. Mas, ano passado, já ruíra. Não nos esqueçamos que fomos rebaixados com os jogadores da Unimed (Fred ficou de fora por contusão) e com Celso Barros pentelhando para demitir o Abel Braga, mais a confusão sem fim para trazer outro treinador que, no caso, foi o horroroso Luxemburgo.

Para completar, a patota de Barros no elenco continuou intacta mesmo com o merdelê do ano passado.

Como explicar um time que, fazendo a campanha desastrosa que fez ano passado, não foi reformulado de cabo a rabo?

Hoje, os unimedianos gritarão por Tite, “Fora Cristovão”, “Fora Fred” e “Fora Peter”.

E as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar. Essa é a minha aposta: Celso Barros manobra mais uma vez.

É óbvio que Peter também tem culpa também no cartório.

Mas quem iria peitar o mecenas?

A seguir, cenas….

Panorama Tricolor 

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Imagem: ofluminense

 

 

24 Comments

  1. Nesse rítmo não chegaremos aos 47 pontos e temos que torcer para o Palmeiras segurar a lanterna para o vexame não ser maior ainda.

    Estou R-E-V-O-L-T-A-D-O ! ! !

  2. Eu gostaria de saber do nobre articulista quem são as figuras nefastas dos anos 90 que fazem parte deste novo grupo político que está pedindo por “Fora Peter” e “Fora Fred”…

    A divulgação dos nomes, mesmo que por um canal fechado, se for o caso, é importante para informar aqueles que não estão tão familiarizados com a política tricolor.

    *** Antispam disabled. Check access key in CleanTalk plugin options. Request number 1cdd4366592cd4e50aeb8a97c3257fce. Antispam service cleantalk.org…

  3. Saudações Tricolores!!!
    O esquema foi mudado para a entrada de Fred. Gum se machucou( para nosso azar pois vinha jogando bem), na minha visão(não sou uma especialista ,apenas uma apaixonada. enlouquecida pelo FLUMINENSE) eram os problemas do Fluminense. Com o jogo de ontem Fred e Walter como titulares,pensei: a patrocinadora esta se metendo.Hoje deparo com estes fatos.Só posso concluir que Peter é Tricolor, e contratando Cristovão somos #AindaMaisFortes. C.B uma investidor do Futebol.

  4. Caldeira, tendo a concordar contigo, dada as evidências.
    Hoje, por exemplo, meia dúzia de desocupados, que a imprensa informa de forma generalizada ser de torcida organizada, sem citar qual, específicamente , embora esteja claro ser da Young, facção que tem na sua direção pessoas de má índole, se dirigiea ao aeroporto para agredir jogadores e principalmente o seu desafeto e nosso ídolo FRED. São marginais que não me representam e tão pouco representam a verdadeira Torcida Tricolor.
    Abraços

    1. Desculpe amigo, mas o Fred já deu, né? Virou sindicalista e, ao estar mais preocupado com greves do que jogar, está levando o time pra o buraco. Uma batata podre num saco pode apodrecer tudo e acho que Fred é essa batata podre…

  5. Concordo em tudo no que disse, e na minha opinião Carlinhos, Bruno, Jean e Cavalieiri, estão de sacanagem. Com certeza estao de corpo mole, vide Bruno que estava rindo na beira do campo, sem qualquer tipo de gelo, e Carlinhos que forçou o segundo amarelo….

    *** Antispam disabled. Check access key in CleanTalk plugin options. Request number 0bb6439fc6162ac054d6fe8fafd00f53. Antispam service cleantalk.org. ***

  6. Outro dia o titular era Sobis, agora Fred e Walter. Sem Chiquinho e Wagner o esquema de jogo mudou, mas o time tem jogadores da base no banco que podem jogar e manter o esquema. Cristóvão disse uma vez que iria usar todos os jogadores pra dar ritmo a eles, mas Biro-Biro e cia ficam todas no banco, enquanto a “panela” de jogadores lentos “corre” em campo! Tem alguma coisa muito podre escondida nessa história, e isso ta me deixando com nojo dessa turma toda!

    S.T

  7. Pingback: ?
  8. Bem colocado marcos. Aguardemos e rezemos pelos acontecinentos menos piores.

  9. A solução é: ou dá o que Celso Barros quer, ou afasta os jogadores que ele tem no bolso, ou bem-vindos a 2013!

  10. Entendi…se o Tite vier o time volta a jogar. Desculpa mas é muita novela. Para mim os problemas são os seguintes:

    -Flu contatou jogadores sem condições para vestir a camisa do clube (Chiquinho, Edson, Fabricio…)
    – Pressionado pela volta do Fred, o Cristóvão começou a inventar
    – Contusões de Diguinho, Gum (estava bem) e Wagner atrapalharam
    – Sem reservas para os laterais (desde o ano passado na esquerda)
    – Se quer jogar com fred precisa colocar atacantes velozes

    O resto bem é o…

    1. O Fluminense com Celso Barros sempre foi uma novela. E com o Peter que resolve de vez enquanto dar umas peitadas é novela pra caralho.

      Hora tem finais felizes, hora não.

      Hora estamos lutando por título, hora contra rebaixamento.

      Novela pura… E mexicana.

  11. Caldeira,
    Convenhamos, o Cristóvão é burro prá cacete.
    É um puta treinador. Conhece muito e consegue passar para os jogadores.
    Mas escala mal prá caramba. E entrou no ritmo dos jogadores. Agora também não treina, aplicando apenas rachões.
    E na hora do jogo “inventa”, como professor Pardal, escalações como a de ontem.
    E mesmo que o CB não quisesse a utilização da base, o Cristóvão também seria burro demais de novo em aceitar uma ideia patética dessas.
    E pior, pelo jeito não vai acordar…

    1. Quando o time tava jogando como por música não era burro!

      Agora, sai wagner que não volta, jogadores entregam contra o América/RN, ele se ve obrigado a escalar dois de Walter, Sóbis e Wagner juntos, e ele passa a ser burro.

      A fritura é evidente

      1. Caldeira, considero o Cristóvão um grande treinador. Tenho certeza que se ele pegasse essa base do Flu, que sempre jogou muita bola, e treinasse em separado, os garotos iam subir muito de produção. Não questiono a capacidade de preparação do cara. A burrice dele está associada em não investir uma parte do tempo dele nos jogadores do futuro. Ele é burro por sucumbir à vontade dos jogadores preguiçosos e parar de treinar. O time deveria estar treinando hoje, amanhã e sábado para o jogo de domingo.

        1. Se ele estivesse treinando o time direto, de manhã e à tarde. Suando para fazer o time melhorar e, mesmo assim, o time continuasse desse jeito, daria minha mão à palmatória. Mas chegando hoje de viagem, vão dar uma recuperada amanhã e vão fazer o rachão no sábado. Quer apostar?
          Como o time vai melhorar desse jeito? Ou o Celso Barros agora está proibindo o Cristóvão de treinar também? Sejamos coerentes, sem trabalho não se chega a lugar algum. E quando o time do Flu está trabalhando? Nos jogos?

  12. Faz total sentido o seu texto.

    A msg que fica é: ou nos reestruturamos ou o projeto Unimed

    Eu prefiro reestruturar e mandar a Unimed embora. Se o Botafogo sobrevive, não me venham com essa de o Flu acaba se a Unimed sair.

    Com uma administração boa tudo é possível.

    é brigar pra não cair novamente.

    *** Antispam disabled. Check access key in CleanTalk plugin options. Request number 3bbcd162ff7e8be5c2bf7cf2979c7693. Antispam service cleantalk.org. ***

  13. Achei esta teoria da conspiração demais para minha cabeça de sócio e torcedor. Mas como não vivo o dia a dia do clube, vou observar! Ontem faltou futebol e a fase passa pela apatia do Conca que está andando em campo e a mudança do posicionamento do Cícero, aliados à ausência do Wagner e do Diguinho também. Rumo aos 47 pontos e a futura vassourada no elenco. Sds Tricolores…,.

    1. Fernando, não tenho nenhuma info concreta!

      Estou tentando encaixar o quebra-cabeça!

  14. Caldeira,
    Essa equação PS & Celso Barros é complexa e obscura, principalmente, depois que a Uni virou “investidora”, imagino a cena…, ele “empresta” dindim quando FFC está no desespero, cujo pagamento é em % de jogador. Exemplo, ontem, a apatia diminuiu um pouco, pq Celsão mexeu no bolso zoológico, mas Walter tem de jogar = Cristóvão de saco cheio com os reverbis dessa porra toda em seu trabalho (claro que tem), com cara de bunda e falando merda. CB investe em Xerém também?

      1. Não foi ideia do Peter não. A mudança ocorreu no final de 2010. Quando o Peter assumiu, quase todo o elenco já tinha direitos vinculados à Unimed.

        Caldeira, a interferência do Celso Barros não é coisa tão recente. É que antigamente ele fazia o que queria. Já em 2009, sob a gestão Horcades, ele entrou em conflito com o poder constituído, sabotou o futebol e quase fomos parar na segunda divisão. Só parou quando transformou o Horcades em rainha da Inglaterra, com a ajuda do Peter, diga-se de…

      2. Não foi ideia do Peter não. A mudança ocorreu no final de 2010. Quando o Peter assumiu, quase todo o elenco já tinha direitos vinculados à Unimed.

        Caldeira, a interferência do Celso Barros não é coisa tão recente. É que antigamente ele fazia o que queria. Já em 2009, sob a gestão Horcades, ele entrou em conflito com o poder constituído, sabotou o futebol e quase fomos parar na segunda divisão. Só parou quando transformou o Horcades em rainha da Inglaterra, com a ajuda do Peter

Comments are closed.