Quando o assunto é futebol, muitas vezes a literatura tende a se expressar pelas glórias, feitos e conquistas, o que é natural ainda mais em se tratando de Fluminense, um clube historicamente perseguido pelos meios de comunicação.
Então imagine um livro que fala do Fluminense numa competição sem título, com dissabores, mas, ao mesmo tempo, com pequenos momentos brilhantes em algumas partidas?
E um livro que falasse do Fluminense, mas também de outros times?
A proposta heterodoxa acaba de sair do forno em “Cartas do Tetra – As histórias de Cruzeiro, Corinthians e Fluminense no ano celeste de 2014”.
Os escritores Anderson Olivieri (Cruzeiro), Fabrício Junqueira (Corinthians) e Paulo-Roberto Andel (Fluminense) começaram a trocar e-mails no começo do campeonato brasileiro de 2014. Até então, os seus times eram candidatos ao título, vinham vencendo o Brasileirão desde 2010 (os três inclusive disputaram até o final daquele ano, vencido pelo nosso Fluzão) e não se tinha a menor ideia do desenrolar da competição a seguir. O livro seria publicado qualquer que fosse o resultado, tendo em vista sua proposta de oferecer uma literatura diferente e instigante aos leitores de futebol das três equipes, fazendo fotografias em texto dos acontecimentos do futebol em geral.
Trata-se de material quase totalmente inédito, não publicado na internet e que apresenta boas surpresas. Primeiro, pelos estilos completamente díspares dos autores. Segundo, pelas alternâncias emocionais de cada um deles. Terceiro, pela quebra de paradigmas em conter numa mesma publicação torcedores de times diferentes, em perfeita harmonia, mas cada um defendendo suas cores, ora elogiando, ora criticando, até porque, como todos sabemos, o futebol é muito mais do que um jogo que se assiste na arquibancada ou na televisão. O Cruzeiro foi o campeão, o Corinthians ficou com uma vaga na Libertadores, o Fluminense teve uma posição digna, mas todos os que curtem futebol além das vitórias e títulos saem vencendo neste jogo.
O prefácio de “Cartas do Tetra” é do renomado escritor e jornalista Marcos Eduardo Neves, autor de, entre outros, o espetacular “Nunca houve um homem como Heleno”.
No Rio de Janeiro, o ponto físico de vendas será a Livraria Arlequim do Paço Imperial. A tiragem é limitadíssima. Outras informações podem ser obtidas neste PANORAMA. Estão previstos lançamentos em Belo Horizonte, Brasília, São José dos Campos e Taubaté, o que não acontecerá no Rio de Janeiro – alguns exemplares estarão disponíveis por ocasião dos lançamentos de “2014 – O espírito da Copa” e “O Fluminense que eu vivi”, com datas de divulgação em breve.
Serviço
Cartas do Tetra – As histórias de Cruzeiro, Corinthians e Fluminense no ano celeste de 2014
Anderson Olivieri, Fabrício Junqueira e Paulo-Roberto Andel
Vilarejo Metaeditora, 2015
140 páginas
R$ 35,00
Informações – @pauloandel – pauloandel@gmail.com
Venda física RJ na Livraria Arlequim – Paço Imperial
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
Imagem: pra