O Fluminense e a batalha final pela vaga à Libertadores (por Aloisio Senra)

Tricolores de sangue grená, vamos às contas? Sim, quero ir direto ao ponto hoje, sem comentários sobre a palhaçada da arbitragem no Mineirão, sobre o interesse de Fluminense em Felipe Melo (!), com participação especial de Fred, comentários de Mário Bittencourt e direção de Eduardo Uram, ou sobre as novas fragrâncias 2021 do Urubuticário. O que nos restou desse campeonato foi a briga pela classificação para a Libertadores – e, principalmente, pela vaga na fase de grupos – que nos manterá exigindo do Venerável Presidente um time à altura das nossas tradições e que brigue por títulos, não por figuração. Existe uma razoável chance de haver de fato um maior investimento, ainda que o scout do Fluminense, comandado por Angioni e amigos, não inspire confiança, principalmente quando ligamos primeiro pro Uram sempre que há carência em alguma posição. Os últimos negócios, de Danilo Barcelos a Caio Paulista, nos mantêm com os olhos bem abertos. É verdade que há também Yago e, agora, David Duarte, assim como poderia haver Jorge com um pouco de boa vontade.

Mas isso é assunto para uma outra coluna. A rodada 36 FINALMENTE terminou e agora todos os times têm o mesmo número de jogos. Assim, é possível analisar a briga pelo que resta fazer no campeonato. Vou analisar dois cenários: a pré-Libertadores e a fase de grupos. Para carimbar o passaporte para a Libertadores, mesmo que seja em suas fases prévias, o Fluminense precisa apenas vencer a Chapecoense na última rodada. Na 37ª rodada, Ceará e América-MG se enfrentam. Apenas um deles poderia chegar, portanto, a 55 pontos e nos ultrapassar. O Internacional pode igualar a nossa pontuação, mas não o número de vitórias. Assim sendo, a vaga será nossa em caso de vitória sobre a Chape. Para esse fim, a torcida está comprando todos os ingressos possíveis, e o Maracanã, após muito tempo, verá provavelmente um grande público nosso. Sabemos que, quando isso acontece, a festa é garantida. Terá pó-de-arroz, graças aos esforços da Bravo 52 e da Fiel Tricolor, e não duvidaria de um mosaico também. O time catarinense cumprirá tabela e, convenhamos, se não vencermos o lanterna já rebaixado com uma vitória no campeonato, é melhor ficarmos mesmo pela Sula.

Todavia, sabemos que o lugar do Fluminense é na fase de grupos da Libertadores, e só obteremos a vaga vencendo nossos próximos dois jogos (indo, portanto, a 57 pontos) e torcendo para algum dos rivais da frente tropeçar. O Corinthians tem 56 pontos e 15 vitórias. Se só fizer um ponto nas próximas duas partidas, tomamos sua vaga. Os jogos da equipe paulista são contra o Grêmio (que vem embalado) em casa e contra o Juventude fora. Apesar de poderem confirmar a vaga vencendo os gaúchos em casa, não será um jogo fácil. E lá no sul, dependendo dos resultados da próxima rodada, o Juventude possivelmente jogará para escapar da degola, em meio a uma neblina desgraçada.

Quem vem logo atrás é o Fortaleza, que tem 55 pontos e infelizmente venceu o Juventude no apagar das luzes do Castelão. Eles só podem no máximo fazer dois pontos nas próximas duas rodadas, o que os deixaria com o mesmo número de vitórias do Flu, mas com saldo inferior (hoje o saldo é igual, e se o Flu vencer seus jogos pelo placar mínimo, fará ao menos dois gols de saldo a mais). Seu próximo compromisso é contra o Cuiabá fora de casa, um jogo duro, mas fecha sua participação em casa contra o Bahia, que estará rebaixado se os vencermos. Se o time do Mato Grosso ainda está no meio da confusão do rebaixamento e pode engrossar o caldo, parece improvável que os cearenses tropecem em um time já de férias no Castelão.

Finalmente, as nossas atenções se voltam para o Bragantino. A equipe paulista está com 53 pontos, apenas dois à nossa frente. Eles enfrentam o Atlético-MG fora de casa e fecham sua participação contra o Internacional em Bragança Paulista. Não é fácil enfrentar o Galo, mesmo que ele já tenha sido campeão, mas sabemos que a ressaca pós-título é real. Além disso, o Atlético ainda vai decidir a Copa do Brasil, e pode escolher poupar atletas no Brasileiro. Assim sendo, mesmo que só tenha perdido uma partida em Belo Horizonte, podemos assistir a uma segunda derrota para o Bragantino. Mas também há uma boa probabilidade de perderem pontos aqui. A partida contra o Inter, apesar do aparente favoritismo do Red Bull, não será favas contadas, já que a equipe gaúcha enfrenta, na 37ª rodada, o Atlético-GO já livre do rebaixamento em casa. Se vencer, vai a 51 pontos e, dependendo dos resultados, pode vir fungando pra tirar a oitava posição de América-MG, Ceará ou do próprio Bragantino. Digamos que o pior cenário aconteça e o Bragantino vença o Galo em Minas. Ainda é bastante possível que o Inter arranque um empate em Bragança. Se este cenário acontecer, o Red Bull vai a 57 pontos e perde a vaga nos critérios de desempate para o Fluminense.

Por último, o Fluminense precisa se ajudar. Vencer o Bahia em desespero na Fonte Nova não será tarefa fácil. Apesar da dificuldade do jogo, nosso adversário virá fragilizado e entrará nervoso. Se uma bola nossa entrar, eles não terão cabeça para tentar controlar o jogo e buscar uma virada. A partida deste domingo pode marcar o descenso da equipe baiana diante de seu torcedor, mas a vitória é extremamente necessária se o Fluminense quiser de fato buscar a vaga direta na fase de grupos que, com todo o respeito às outras equipes que disputam a posição conosco, é mais que uma obrigação, é um dever. Não sei quais as equipes que Marcão mandará a campo contra Bahia e Chapecoense, e nem sei se vale mais a pena debatê-las aqui, posto que, quando eu voltar a escrever para este espaço, o campeonato já terá se findado. Sei que terei que aturar Caio Paulista, Wellington e provavelmente Lucca, mas espero que os bons valores que trouxeram o Fluminense até aqui consigam levá-lo adiante, rumo ao seu lugar de destaque que, se não for merecido, ao menos lhe é natural e desejável. Vamos, Fluzão!

Curtas:

– Palpites para as últimas rodadas (apenas os jogos que importam):

37ª rodada – Corinthians 0 x 1 Grêmio, Atlético-MG 2 x 0 Bragantino, Bahia 1 x 2 Fluminense, Ceará 0 x 0 América-MG, Internacional 3 x 1 Atlético-GO, Cuiabá 2 x 1 Fortaleza.

38ª rodada – Fluminense 4 x 0 Chapecoense, Fortaleza 1 x 1 Bahia, Bragantino 1 x 1 Internacional, Juventude 1 x 0 Corinthians.