Bacalhau nas Laranjeiras (por Zeh Augusto Catalano)

Regra 11: impedimento!

O lateral foi arremessado por cima de toda a defesa em linha (com o campeão do mundo Lúcio) para um Ronaldinho colado à linha de fundo, cinco metros atrás de todos. Quando Rogério Ceni – o chato – percebeu a situação, não havia mais tempo para impedir o gol.

Muitos berraram: “Impedido! Banheira! Absurdo!” Dentre estes muitos, alguns professores-doutores do futebol, titulares de alguns dos mais “nobres” púlpitos televisivos.

O lance é um exemplo maravilhoso de que não existe impedimento em arremessos laterais.

Minha sogra continua sem entender até agora. Muitos outros também.

Não há explicação lógica.

É uma regra. Graças a Deus, o bandeira a conhecia.

E olha que era o bandeira que atuava com Flamengo de Lima Henrique, o juiz do rio. Inacreditável que este cidadão seja árbitro da Fifa e apite Libertadores.

Na mesma semana, outro lance sobre impedimento me suscitou dúvidas.

Jogador do Barcelona rola a bola para o companheiro, na mesma linha da bola empurrar pro gol vazio.

O bandeira deu impedimento. Eu concordei na hora, mas fiquei na dúvida, pois foi nesta regra a última grande mudança no futebol.

Sempre ouvi a justificativa de fulano estar “atrás da linha da bola”. Mas antes, mesma linha era impedimento, e hoje não mais. E agora? Na linha da bola está impedido ou não?

Fui catar na web e achei o guia de regras da própria Fifa (lindo e ilustrado) no site da Football Association (a federação inglesa). O endereço:

http://www.thefa.com/~/media/my-football-resources/referee/laws-of-the-game-2012-13.ashx

Sorry, folks, it is in english. Mas acho que é bem legível, pois as imagens complementam o blablablá. Não quis catar nada em português porque existe a chance do tradutor fazer c@gada.

Teoricamente, quem se arvora a traduzir algum texto deve ter alguma familiaridade com o assunto. Mas na prática, o tradutor de regras de futebol traduz física quântica e Harry Potter. Então, prum cidadão traduzir uma besteira, não custa.

Resumindo: um cidadão na mesma linha da bola não está impedido. Disso, eu não sabia. Recomendo muito que vocês leiam o livro de regras. É interessantíssimo.

Dica do nerd: o arquivo é de um tipo chamado ASHX, que ninguém sabe do que se trata.  Se quiser guardar o arquivo, ele é um pdf disfarçado de aspx – que é uma linguagem de programação. Salve-o no seu pc e peça pra abri-lo com o Adobe Reader. Estão ai suas regras.

Grande abraço!

Zeh Augusto Catalano

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Contato: Vitor Franklin

2 Comments

  1. Como ex-árbitro frustrado, adoro ver essas discussões sobre as regras, especialmente na tevê, quando vejo os mestres contrariando as recomendações da International Board.

    O lindo do futebol é a simplicidade de suas regras. No Brasil, as regras são traduzidas e publicadas pela CBF, disponibilizada aos árbritos por meio de suas associações. Para ajudar, vão os links mais diretos para as regras:

    Regras em português, oficializadas pela CBF:
    http://www.apitonacional.com.br/documentos/regras2013.pdf

    Página de acesso direto às regras em espanhol:
    http://es.fifa.com/aboutfifa/footballdevelopment/technicalsupport/refereeing/laws-of-the-game/index.html

    PDF em inglês:
    http://pt.fifa.com/mm/document/footballdevelopment/refereeing/81/42/36/lawsofthegame%5f2012%5fe.pdf

    PDF em espanhol:
    http://es.fifa.com/mm/document/footballdevelopment/refereeing/81/42/36/lawsofthegame%5f2012%5fs.pdf

Comments are closed.