Antero e o falso álibi (por Paulo-Roberto Andel)

antero espn

Chega a ser simplório o tradicional expediente de um jornalista esportivo em tempos recentes, ao ver-se em maus lençóis por conta de maus atos cometidos – no caso, ofender ostensivamente o Fluminense e sua torcida em rede nacional de televisão por diversas vezes.

Basta chamar os outros de doentes, imbecis, ignorantes e posicionar-se como um paladino da Justiça em prol da ética e da moralidade.

Mais uma vez o caso de Antero Greco em seu blog publicado no Estadão sob o título “Futebol, redes sociais e liberdade de pensamento”, conforme link abaixo:

http://blogs.estadao.com.br/antero-greco/

Os próprios leitores poderão saborear o arsenal de pedantismo proposto pelo referido jornalista, onde suas fontes são a sapiência e todo o resto é de uma ignorância enorme.

Utilizou os microfones e as telas da ESPN Brasil para malversar, distorcer e sabotar a imagem Tricolor diante de todo o Brasil. Depois disso, magoou-se com a ira replicada pelos torcedores do Flu. Naturalmente, não defendo qualquer ato de violência sob qualquer forma, mas entendo plenamente a reação dos meus companheiros de arquibancada. O sujeito entra na sua casa, ridiculariza o seu time, distorce as informações e você vai aplaudi-lo?

Não é de hoje que Antero Greco ridiculariza o Fluminense na televisão. Fui assinante do canal ESPN Brasil entre 1996 e 2008, de modo que testemunhei seus diversos arroubos contra o Tricolor – todos, devidamente maquiados com a liberdade de expressão, como se jornalistas fossem cidadãos acima da lei e tivessem imunidade plena frente o Código Penal. E que ele mentirosamente nega em seu texto de hoje.

Chega a ser inacreditável que um decano do jornalismo esportivo brasileiro (o que não chega a ser propriamente algo meritoso em alguns casos) tenha feito a manifestação abaixo.:

“Mesmo assim, cabeças ocas deliram e creem que a imprensa esteja por trás de atos agressivos de rivais do Flu. Infelizmente, os desvairados não precisam do “estímulo” da imprensa para atacar os outros. Eles depredam, arruínam, batem, apanham em qualquer lugar e por qualquer motivo. Seja provocando um tricolor, seja pisoteando um corintiano, um atleticano, um vascaíno, um palmeirense. Para esses, sim, a solução está em algum tipo de internação – ou numa clínica psiquiátrica ou na cadeia.”

É fato que os jornalistas não são diretamente culpados pelas agressões de terceiros. Entretanto, é INACEITÁVEL descartar o poder de convencimento que a imprensa tem sobre a população de qualquer país. Chega a ser um ato irresponsável: “Oh, eu falo o que quero em nome da liberdade de expressão, entro em milhões de residências, salas de jantar, restaurantes, escritórios, mas não tenho absolutamente nada a ver com o fato de alguém ser agressivo só porque eu disse que o Fluminense é a vergonha do Brasil e o rei do tapetão”.

Agora, Antero quer jogar para terceiros a responsabilidade de seus atos frente às câmeras de televisão. Fosse a torcida do Fluminense um grupamento violento – e não é! -, ninguém esperaria para agir em redes sociais de modo a afrontá-lo, não pelo seu inequívoco direito de opinião, mas por ofensas e discriminações feitas ao Tricolor e seus simpatizantes, travestidas de “senso crítico”. Na prática, produzir uma espécie de álibi mostrando toda sua “isenção” – o que qualquer criança sabe não ser verdadeira.

Não foi a torcida do Fluminense que esteve nos estúdios da ESPN ridicularizando o Fluminense diversas vezes.

Antero Greco conhece o Direito.

Sabe muito bem dos crimes que cometeu contra o Fluminense, todos previstos no Código Penal. Após cada um deles, sorriu frente às câmeras. Criticar é uma coisa, ofender é outra. Calúnia, injúria, difamação, apologia ao ódio.

Sempre contou com o fato de que não ia acontecer nada, de que as pessoas esqueceriam de tudo.

Como estepe, uma velha desculpa esfarrapada: “Os mesmos que hoje cultivam esse ódio paranoico se dedicassem uns minutos a ler meu blog ou a manusear a coleção do “Estadão”, encontrariam muitas crônicas favoráveis ao Flu. O mesmo ocorreria se escarafunchassem as fitas do acervo da ESPN/Brasil. E não escrevi ou falei por simpatia pelo Flu ou para fazer média, mas porque era o que ditavam minha consciência, meu senso crítico. Fiz o que se exige de minha profissão. Ou seja, mantive minha independência, sempre, sem fazer campanha a favor ou contra quem quer que seja.” – Tradução do negrito: os expectadores da ESPN Brasil são “idiotas que não percebem a isenção de Antero”…

Só que depois de quarenta anos, as coisas mudaram. O mesmo vale para Rizek, RMPZ, Márcio Guedes e o frenético Mauro Cezar. A lei é para todos, inclusive para veneráveis jornalistas esportivos no Brasil.

Falta apenas o Fluminense e seus torcedores, organizados em grupos ou mesmo individualmente, processarem-nos, dentro da lei e de acordo com o Estado democrático de direito. Centenas de provas.

Aliás, a julgar pelo rol de crimes cometidos pela referida turba, um calhamaço de processos.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @pauloandel

Imagem: ESPN Brasil

PAGAR
PAGAR FINAL

17 Comments

  1. Este jornalismo da ESPN é um lixo. Continuam atacando o Fluminense e o fizeram na última semana sugerindo que o clube é o reio do tapetão.

    Antero Greco, Leonardo Bertozzi e Mauro Cézar Pereira estão na linha de frente.

    E Antero Greco ainda tem a cara de pau de negar que fez campanha contra o clube.

    Paulinho do Blog do Paulinho é o mais exaltado neste momento. Seu ódio ao Rio de Janeiro vem das entranhas.

    E finalmente o tendenciosos sem credibilidade Fábio Sormani do Site Terra.

  2. Antero Greco sumiu !

    Onde está o indignado jornalista para condenar a eventual corrupção da Lusa, já que para ele provas não são necessárias, tendo em vista seu comportamento bairrista e provinciano contra o Fluminense.
    Comedor de Pizza. Caipira. Que falta faz uma praia para refescar as idéias !!!
    Onde estão todos cretinos indignados para defenderem o Botafogo da PB que também perdeu 04 pontos ?
    Onde estão Mauro Cézar Pereira e Leonardo Bertozzi que se julgavam os defensores da ética…

  3. Antero Greco sumiu !

    Onde está o indignado jornalista para condenar a eventual corrupção da Lusa, já que para ele provas não são necessárias, tendo em vista seu comportamento bairrista e provinciano contra o Fluminense.

    Comedor de Pizza. Caipira.

    Que falta faz uma praia para refescar as idéias !!!

    Onde estão todos cretinos indignados para defenderem o Botafogo da PB que também perdeu 04 pontos ?

    Onde estão Mauro Cézar Pereira e Leonardo Bertozzi que se julgavam os defensores da…

  4. Dá nojo de ler o que escreve Antero Greco e seus amigos da ESPN. E o que dizer de Leonardo Bertozzi e Mauro Cézar Pereira ?

    Ali se cumpre muito bem a máxima: “Não há nada tão ruim que não posso piorar.”

    E ainda temos que conviver com os artigos parciais e maldosos do Blog do Paulinho, o provincianismo do irmão gêmeo do próprio Paulinho que se chama Mílton Neves e a mediocridade contundente e galopante do “intelectual” caipira e bairrista Fábio Sormani.

    Mídia que enoja !!!

  5. Cada diz que vejo este sujeito na ESPN fico ainda mais com estômago embrulhado. Nenhuma palavra sua para o Botafogo da Paraíba penalizado com a perda de 4 pontos na última semana. Abominável jornalista, assim como a maior parte dos jornalistas da ESPN.

  6. Mesmo que tenham concluído que pisaram na bola, fingem a todo momento que tudo tratava-se tão e somente de liberdade expressão ou como gostam de dizer uma questão de ponto de vista ou opinião.

    Bertozzi, Tirone, Calçade, Kfouri, Antero Greco e Mauro Cézar Pereira pela ESPN e o intelectual de dois neurônios Fábio Sormani do site Terra. Estes são os que não dão trégua ao Fluminense. O que ninguém pergunta é qual a participação do Flu nas escalações irregulares dos jogadores.

  7. Ficou evidente nas últimas semanas que o Fluminense e sua torcida possuem inimigos organizados e poderosos.Infelizmente, fomos abandonados pela midia do Rio por conta do envolvimento do Flamengo na questão.Fábio Sormani, o analfabeto funcional do site Terra está entre aqueles que mais atacam o Fluminense e sua torcida.Se nada poderíamos esperar do flamenguista Mauro Cézar Pereira, por outro lado temos que lamentar que Antero Greco tenha optado pelo bairrismo e ódio contra o Fluminense.

    ***…

  8. Ficou evidente nas últimas semanas que o Fluminense e sua torcida possuem inimigos organizados e poderosos.

    Infelizmente, fomos abandonados pela midia do Rio por conta do envolvimento do Flamengo na questão.

    Fábio Sormani, o analfabeto funcional do site Terra está entre aqueles que mais atacam o Fluminense e sua torcida.

    Se nada poderíamos esperar do flamenguista Mauro Cézar Pereira, por outro lado temos que lamentar que Antero Greco tenha optado pelo bairrismo e ódio contra o…

  9. Concordo com cada palavra. Só não sei até que ponto estão fomentando essa situação para mais uma vez criar uma cortina de fumaça para o fato principal a ser investigado, a relação Gávea x Canindé. Deveríamos oferecer denúncia ao MP para que os fatos sejam apurados.

  10. Concordo com cada palavra. Só não sei até que ponto estão fomentando essa situação para mais uma vez criar uma cortina de fumaça para o fato principal a ser investigado, a relqção Gávea x Canindé. Deveríamos oferecer denúncia ao MP para que os fatos sejam apurados.

  11. Este senhor e tanto outros do jornalismo esportivo, em nenhum momento tentou averiguar o pq da Lusa, ter cometido o mesmo erro que o Flamengo cometeu no dia anterior e nenhum órgão de impressa deu ênfase ao fato do clube da Gávea ter cometido um erro crasso, no domingo, segunda e terça, quando a bomba estourou. É fácil colocar o erro nas costas de um Clube como o Fluminense que tinha se beneficiado em outras duas ocasiões( eu falei beneficiado e não virado a mesa), por culpa de terceiros. Este…

  12. Direto do twitter…

    espn =

    Esgotos Sanitários da Podre Nassão?

  13. O Peter poderia, ele, pessoa FÍSICA, processar esse arroubo de gente, pois teve um porograma em que ele SACANEIA DIRETAMENTE o Peter falando sobre ANARQUIA…

  14. Como eu publiquei nos cometários da coluna dele, o nome disso é “botar o galho dentro”.

  15. Eu até pensei em escrever para ele desconstruindo cada linha daquele textículo (by Marcio Rocha) demagogo e hipócrita.
    Mas me limitei a escrever lá naquele espaço: “Se eu não estivesse sofrendo de problemas intestinais, ficaria até com pena do senhor e desconstruiria cada parágrafo do seu texto.
    Faça-me o favor a hipocrisia destilada neste texto, chegou à beiro do ridículo.”

Comments are closed.