Alianza Lima 1 x 1 Fluminense (por Edgard FC)

A espera por mais uma partida da Libertadores chegou ao fim neste fatídico três de abril, dia que marcou o início das greves de institutos federais de ensino, que seguem sendo atacados com cortes no orçamento, deflagrando quão estúpida é a política econômica de teto de gastos, arcabouço fiscal e outros engodos a fim de vilipendiar a população que mais sofre com o capital rentista.

Mas o papo aqui é o Fluminense e seu futebol que anda em desalinho ao que o Tricolor se acostumou. Com esta partida, estávamos prestes a completar três jogos inteiros sem conseguir acertar um chute no alvo adversário.

Mas o atual campeão sul-americano chegou às vias de fato aos trinta e sete da segunda etapa, após cobrança de escanteio. Marquinhos, o atual manequim tricolor, empurrou a gorducha para as redes peruanas, empatando a peleja.

Antes do tento que colocou a partida em igualdade, o jogo tinha um desenho nítido: o Fluminense gastava o courino da bola, mas não ameaçava o goleiro Campos. Ao contrário, foi o Alianza que, em seus contragolpes precisos, desnudou a insanidade que é atuar com tantos ex-atletas de alto rendimento em campo.

Em uma das subidas, Serna – que foi agraciado após erro displicente de Marcelo (este tentara uma jogada de efeito) -, avançou, fez Thiago Santos de gato e sapato e chutou no cantinho, para chegada atrasada de Fábio, abrindo o placar em favor de Los Íntimos.

Com este um a um no marcador, boa parte achará bom por não ter perdido, assim como alguns outros brasileiros estreantes no mesmo certame, além de pesar para a construção textual e oral, o fato de o Tricolor ter estreado com oito desfalques.

Empate que muito se deveu a atuação irretocável de Martinelli, pois este teve de segurar sozinho o sistema defensivo desfigurado, mais uma vez, pelo treinador que parece perdido em meios aos seus improvisos e resgate de ideias, no mínimo, esquizofrênicas.

##########

ALIANZA LIMA 1 x 1 FLUMINENSE

Copa Libertadores – Fase de Grupos (1ª Rodada)

Estádio Alejandro Villanueva – Lima (Peru)
Quarta-feira, 03/04/2024 – 21:30 (Brasília)

Renda:
Público:

Arbitragem: Andrés Matonte (Árbitro), Nicolás Tarán e Carlos Barreiro (Assistentes) e Esteban Ostojich (Quarto Árbitro).

Cartões Amarelos: Marco Huamán 20’, Juan Freytes 85’ (ALIANZA LIMA); Felipe Melo 58’ (FLUMINENSE)

Gols: Kevin Serna 34’ (ALIANZA LIMA); Marquinhos 72’ (FLUMINENSE)

ALIANZA LIMA: 1-Ángelo Campos; 25-Marco Huamán, 29-Jiovany Ramos, 5-Carlos Zambrano©, 6-Renzo Garcés e 2-Juan Freytes; 27-Catriel Cabellos (20-Aldair Fuentes 90’+2’), 15-Jesús Castillo; 26-Kevin Serna (7-Franco Zanelatto 68’) e 10-Sebastián Rodríguez; 30-Cecílio Waterman (9-Hernán Barcos 82’). Téc.: Alejandro Restrepo. 5-4-1

FLUMINENSE: 1-Fábio; 2-Samuel Xavier, 29-Thiago Santos (80-David Terans 46’), 30-Felipe Melo© (90-Douglas Costa 61’) e 12-Marcelo (19-Kauã Elias 61’); 7-André, 8-Martinelli e 20-Renato Augusto (45-Lima 30’); 77-Marquinhos, 21-Jhon Arias e 18-Lelê. Téc.: Fernando Diniz. 4-3-3