Algumas considerações antes do Bahia (por T. T. Paixão)

Meus queridos, minhas queridas, é como minha avó que era muda sempre dizia: analista analisa,  comentarista comenta e confuso confunde.

Eu sinceramente me identifico muito mais com o último. Mas, apesar disso, vou tentar aqui deixar algumas impressões que tenho por cá, e você daí vê se concorda ou discorda.

Antes de tudo, quero dizer: todo mundo sabia que uma hora a derrota viria. O Fluminense não ficaria sem perder eternamente só porque o Mano chegou. Em terra de esqueletos toda fratura é exposta.

Vamos começar comentando sobre a cobrança de Mano Menezes em relação ao fato de o Bahia ter jogado dois dias antes que o Fluminense. Mano alegou que tinha de poupar jogadores contra o Juventude por causa do jogo contra o Bahia, e que o clube nordestino não precisará viajar para jogar contra o Fluzão. Esse papo pode até fazer sentido para nós que defendemos o Flu, mas não há aí uma flagrante tentativa de prejudicar o Fluminense. Ora, vejamos o Bahia jogou sábado e terça, e só descansou dois dias. O Flu jogou no domingo, na quinta e descansou três dias. Sobre o fato de ser obrigado a viajar para enfrentar o Juventude, basta pensar o seguinte: o clube baiano viajou para enfrentar o Botafogo. E o Fluminense jogará contra o próprio Bahia e depois o Juventude, no Rio. Já o clube gaúcho jogou contra Criciúma e Flu, sem precisar viajar, porém terá de viajar a São Paulo para enfrentar o Corínthians e depois o Flu no Rio.

Dito tudo isso, perfunto: a CBF queria beneficiar o Bahia, prejudicar o Fluminense ou prejudicar o Juventude? Deixo com vocês a resposta.

Passemos agora ao caso Fábio, que falhou miseravelmente contra o Juventude. Ora, todo mundo sabia que o Fábio é isso aí. Ele faz partidas excelentes, porém falha em lances bizarros. E faz isso desde que chegou ao Flu. Então nada a acrescentar, a não ser o fato de que o Flu até agora não pensou em um substituto para nosso goleiro.

Próximo: Thiago Santos, o Lobisomen, herói ou vilão?

Nem um, nem outro. Lobisomem é apenas um jogador limitado, cujo desempenho eu defino como “honesto”. Sua presença impede que jovens joias da base cheguem ao time principal, porém, ele não pode assumir completamente a culpa por esse fato. Devo lembrar que o Flu já contratou o zagueiro rodado Ignácio e portanto, mesmo a ausência de Lobisomen não seria garantia de jovens no time. Veríamos Antônio Carlos ou Ignácio. Minha zaga seria Tiago Monstro ao lado do “falecido” Manoel. Mas, nem todos somos felizes totalmente, não é mesmo?

Tema seguinte: a má vontade com Martinelli já chegou ao limite do inaceitável. Passou a ser obsessão. Qualquer coisa que saia errado é culpa de Martinelli. Como se todo o time estivesse jogando em altíssimo nível, e apenas ele fosse responsável pela péssima campanha realizada até aqui. O que ocorre é que cada um elege um culpado por qualquer gol sofrido. Uns culpam o goleiro, outros a zaga, outros até o árbitro. No Flu, há sempre uma ginástica intelectual para eleger três culpados: Lobisomen, Fábio ou Martinelli. E Martinelli tem sido culpado de jogar mal até quando o time ganha. Não há muito o que dizer apenas que a torcida já fez isso com Gabriel Teixeira, Matheus Martins, Marcos Felipe, e outros tantos.

Por fim, John Kennedy. O jovem passa por um momento de ostracismo (outro) e sinceramente, vejo que ele está fora de forma. Gosto demais do jogador, porém, sem sequência e visivelmente sem motivação, ou se faz um trabalho de recuperação física ou de maneira cruel negociem o rapaz. Seria mais saudável para ele, e para os torcedores que começam a ficar com antipatia do jogador. Polêmico? É o que se faz com quem não pode mais ser rebaixado ao Sub20.

É isso, galera. Estão aqui algumas coisas que eu pensei, e que você tem todo o direito de discordar.

O que vale é o debate.

Fui.

1 Comments

  1. Tarcísio, gosto do futebol do Martineli, bom toque de bola, organiza bem o meio-campo, tem jogado sempre e me parece cansado no segundo tempo. Acho Nonato mais ofensivo, pisa mais na área e pode ganhar a vaga, como na outra passagem pelo clube. Mas Martineli é grande jogador e muito útil ao grupo. Se o flu liberar, vai aparecer muita gente querendo. ST…

Comments are closed.