Ah, defesa! (por Ernesto Xavier)

gum euzébio

Temos potencial para almejar o que este ano? Sinceramente não sei.

Em primeiro lugar a diretoria junto ao patrocinador precisa saber até onde gostariam de ir. O que dizer do time que vemos entrando em campo? Vamos esmiuçar um pouco:

Temos três jogadores com potencial de defender a seleção brasileira na próxima Copa do Mundo em junho e julho. São eles Cavalieri, Jean e Fred. Um goleiro, um volante e um centroavante. Quase a espinha dorsal da equipe.

Temos o colombiano Valencia, que também pode defender o seu país, caso livre-se de vez da fama de “bichado”. Na lateral esquerda, Carlinhos. Jogador de boa técnica, visão de jogo, solidário, já foi convocado para a seleção, mas oscila um pouco entre um jogo e outro. Porém é um ótimo jogador. De médio para bom temos o guerreiro Sóbis. Chuta muito bem, para ele não tem bola perdida, veste a camisa e é taticamente importante.

Diguinho é Diguinho… Difícil descrever este jogador que pode fazer jogadas bonitas e logo depois ser expulso. Começou 2014 com boas partidas, tem feito menos faltas infantis, rouba bolas, dá bons passes. Tem sido o jogador que dele se espera. Mas prefiro aguardar mais um pouco. Até agora tem o meu voto.

E temos CONCA. Ele está em todas as partes do campo, dá dribles desconcertantes, acha o companheiro em melhor posição quando ninguém imagina, joga limpo, vibra com o jogo, incentiva os companheiros e amedronta todos os adversários. E o melhor: nunca vai para o departamento médico. Parece feito de borracha. Batem e ele dobra sem quebrar.

Agora vamos ao que sobrou: a defesa. De lá já salvei o goleiro e o lateral esquerdo, certo?

Mas o que podemos dizer de Gum e Bruno? Leandro Euzébio nem tem sido relacionado por Renato Gaúcho. O mesmo já percebeu a pobreza (inexistência) técnica do atleta(se assim o posso chamar). Dá para perceber que ele ama o Fluminense, se doa, mas é de dar pena vê-lo com a bola nos pés. Normalmente zagueiros não são conhecidos por suas maravilhas técnicas, mas daí a não ter o menor jeito com a bola também é demais. Euzébio chegou ao Fluminense em 2010 e desde então foi titular absoluto. Tivemos Muricy Ramalho, Enderson Moreira, Abel Braga e nenhum deles foi capaz de mudar isso. Como pode? Horcades e Siemsen também nada fizeram. Nunca vi um clube tentar comprar o passe dele. Nem sondam. De lá para cá fomos bi-campeões brasileiros e campeões cariocas, além de boas colocações na Libertadores e no Brasileiro de 2011. A pergunta que fica é: como foi possível com uma zaga tão sofrível? São os mistérios do futebol. Talvez nosso ataque tenha ajudado a superar a incompetência dos defensores.

O jovem Elivélton sempre me agradou, desde as categorias de base. Ele que foi pinçado do Friburguense, quando o Flu jogou contra seu ex-clube e acabou chamando a atenção. Já jogou em outras posições, mas foi como zagueiro que se firmou. Tenho esperança de que ele venha a ser o xerife do time. O que me assusta é ter ao lado um jogador como Gum. Este mesmo que já fez gols decisivos como contra o Cerro Porteño em 2009 pela semifinal da Sulamericana. Ele. No sábado o vi com a bola dominada no campo ofensivo. Livre. Podia decidir se jogava na área, passava para o companheiro ao lado, se driblava o adversário que viesse, se chutava a gol. Não fez nada. Parece que um curto-circuito paralisou seu cérebro. O adversário veio e lhe roubou facilmente a bola. Mesmo assim é melhor que Euzébio. Incrível!

Bruno sabe dar lençol. Ponto. Não defende, não ataca, não dá bons passes, não cruza bem… Enfim, não vai a lugar algum. E segue titular. Não é de se admirar, pois seu reserva é Wellington Silva. Eu sacrificaria o Jean e o colocaria ali, mas o Portaluppi sabe mais de futebol do que eu.

Quando a torcida(e o técnico) pede mais zagueiros e com alguma qualidade, não é implicância de torcedor, é a realidade. Se queremos algo neste ano, isto passa em primeiro lugar pela defesa. Algum zagueiro novo, ainda com preço de mercado baixo, mas com mais técnica do que Euzébio e Gum, já está bom. Será tão difícil?

Não temos a fama de golearmos os adversários. Vencemos por 1 a 0, 2 a 1…mas vencemos. Com uma defesa sofrível, fica quase impossível chegarmos ao final do ano com um sorriso no rosto. O ataque fará seus gols, mas a defesa deixará passar muito mais. É natural.

Este é o apelo de um candidato a cardíaco. Peço que me ajudem a ter uma vida mais longa e tranqüila. Zagueiros já! Estamos há dois jogos sem sofrer gols? Hum…

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @nestoxavier

PAGAR O QUÊ? À venda em www.livrariacultura.com.br

2 Comments

  1. Quer uma lista de zagueiros? Que estão lá fora: Anderson Martins, Naldo e Luisão. O 1º é meu favorito, porque também tem boa técnica, os outros 2 se nem tanta, são experientes e competentes, e todos têm contrato em vigor. Tem também o André Dias, já veterano, muito tempo fora, talvez queira voltar. Daqui mesmo, falaram do Leandro Almeida do Coxa, se é pra ir lá, tragam o Luccas Claro, + jovem e mais tecnica, gostaria de saber onde está Leo Guerra, que fez um otimo estadual 2013 pelo Frizão.

  2. realmente para Fred estourar é questão de tempo…ele é cara….

    em relação ao Sóbis, tbém é uma fase passageira….mas a falta de gols é suprida com a raça dele….

    os gols já já vão aparecer….e que seje já no fra x FLU…..

    st

Comments are closed.