Cano: a volta do artilheiro (por Claudia Barros)

Como estará German Cano?

Após a enfadonha Data Fifa, o Fluzão volta à campo nesse domingo, pela 26ª rodada do Brasileirão 2024.

A novidade parece ser o retorno de Cano.

Durante a semana, o técnico Mano Menezes, em uma entrevista muito ponderada, disse que o argentino tinha vindo de uma pré-temporada ruim, de problemas crônicos de saúde e de uma notável falta de autoconfiança. E que, portanto, trabalhar esses fatores era o que faltava para o artilheiro tricolor voltar a fazer o que bem sabe: gols e gols.

O Flu vai a Caxias do Sul enfrentar o Juventude, no Alfredo Jaconi. E, pasmem, não ganhamos deles lá há 19 anos. Haja tabu!

O Juventude é adversário direto na luta para correr desse fantasma que é a zona de rebaixamento. Além disso, vem de uma desclassificação na Copa do Brasil que pareceu bastante amarga. Ou seja, o Fluminense precisa estar pronto para quebrar um tabu e se impor diante de um adversário machucado e, por que não dizer, mordido.

Além disso, na fria Caxias do Sul, há previsão de chuva e muita ventania.

Mano, ao que parece, vai trazer algumas novidades no campo e no banco.

Em que pese haver a notícia de que o time entrará em campo com Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos, Marcelo, Bernal, Martinelli, Ganso, Arias, Serna, e Kauã Elias; para ser sincera, acho que numa interpretação rasteira da entrevista concedida pelo treinador, nosso artilheiro entrará jogando e essa será a verdadeira novidade.

Outra novidade é o colombiano Gabriel Fuentes entre os relacionados. Em que pese eu torcer, e muito, para que o Esquerdinha tenha mais chances decentes, o novo lateral esquerdo vem com a missão de “render” Marcelo quando esse não puder atuar. Esperemos para ver.

Mas minha curiosidade reside em Cano, por vários fatores.

É o jogador que em 2022 marcou 44 gols na temporada, sagrando-se o artilheiro do Brasil, ficando atrás de ninguém mais, ninguém menos que Mbappé e Haaland.

É aquele que em 2023 puxou para si todos os holofotes, sendo artilheiro do Campeonato Carioca e da Libertadores.

E, por fim, aquele que em 2023 chegou a 40 gols marcados na temporada, igualando-se a Romário como jogador que marcou 40 gols ou mais por dois anos consecutivos.

Não são números aleatórios, tampouco triviais. Cano é um dos maiores finalizadores que já passou pelo Fluminense. Seu retorno é aguardado com um misto de ansiedade e dúvida. Contudo, quero crer que Mano sabe o que diz e que, portanto, Cano está ordem novamente.

Jogador engajado, integrado, identificado com o Fluminense, terá todos os duplos “L” ao seu dispor, com o nosso profundo desejo de bom retorno à qualidade que lhe é peculiar.
Ou seja, o Fluminense precisa quebrar um tabu, se impor em campo e acolher o craque, que está de volta.

#########

Ah antes que eu me esqueça: caro presidente do Fluminense, não esqueci a promessa do voto online. Como sócia, morando fora do Rio de Janeiro, bastaria uma simples e eficiente solução tecnológica, feita por muitos clubes no Brasil, para garantir o nosso direito.

Há clubes no Brasil que desde 2018 seus sócios votam para presidente de forma presencial, por aplicativo de celular e por e-mail.

Como está a desculpa no momento?

Foto: Claudia Barros