Meus amigos e amigas tricolores,
Como dizia Beth Carvalho: “…você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão…”
Venho por meio desta manifestar meu apoio à toda torcida do Fluminense, independente de ser ativa no estádio ou não. Na minha visão isso não faz um indivíduo ser mais torcedor do que outro.
Vi alguns youtubers e haters difamando a torcida tricolor por ter sido minoria a torcida do clube da Gávea no último domingo. Teve gente até perdendo a compostura, chegando ao ponto de xingar a torcida.
Primeiro: NÃO SE XINGA A SUA PRÓPRIA TORCIDA de maneira pública, ainda mais por motivo torpe. Ainda que merecesse tal, que se defenda em público e se resolva internamente.
Segundo: jogar parte da responsabilidade para a torcida por uma derrota é desonestidade intelectual. A torcida, como o próprio nome diz vem para torcer, e são os atletas junto com a comissão técnica os responsáveis pelos resultados.
Terceiro: o torcedor é o seu consumidor em tempo real. É dele que o Fluminense gera receitas, seja nos ingressos de jogos, venda de camisas, licenciamento da marca Fluminense, premiação dos campeonatos e entre outras formas. São deles que boa parte destas receitas são providas.
Quarto: na última década, principalmente após a Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil, houve um movimento de reposicionamento de público devido aos novos layouts dos estádios e, com a reconfiguração do Maracanã, não se fugiu desta mudança mercadológica. Um novo público com poder aquisitivo maior foi alcançado em detrimento da massa de torcida mais pobre.
Com o aumento do ticket médio, de um lado as bilheterias dos jogos passaram a ser mais altas, principalmente para clubes com um bom programa de fidelização do seu torcedor (na minha opinião no Fluminense pode ser melhor), porém nem sempre essa conta fecha o ano todo, pois estamos num país chamado Brasil e não em alguma liga européia ou norte-americana com a economia bem mais estável.
Resumindo: o povão, que garantia casa cheia, está fora.
Não custa lembrar: estamos em reta final de mês de fevereiro, após vários gastos altos (IPTU, IPVA, Material Escolar…) e com um jogo decisivo contra a LDU na disputa da Recopa Sul-Americana. Com todo esse histórico e percebendo que a grana pode não caber em duas partidas, qual delas você iria priorizar?
Para mim, por exemplo, não deu para ir nas duas partidas nas quais eu queria ir. Mas isso me faz menos torcedor que algum youtuber? E por isso mereço ser xingado?
Minha sugestão aos tricolores deslumbrados com audiência e likes: mais bom senso em vossos raciocínios, com torcida não se brinca e muito menos se xinga. Especificamente a um deles: aproveite a boa audiência que tem e faça mea culpa, ainda dá tempo.
De resto, vamos exorcizar de vez aquele clube do Equador.
O meu total respeito à nossa torcida.
Saudações Tricolores.