De onde tiraram que o Fluminense não pode ser bicampeão mundial em dezembro, por não ter o poderio econômico dos adversários?
Impossível era antes de 04 de novembro. Desde que conquistou a Libertadores, o Flu entrou na briga como todas as outras equipes.
“Ah, mas não é favorito…”
E quando foi?
A gigantesca lista de conquistas tricolores raramente testemunhou o Fluminense favorito, nas competições que tem disputado há mais de 120 anos. Neste século, o único favoritismo tricolor confirmado foi em 2012, e ainda assim com uma longa queda de braço com o Atlético Mineiro. O Flu nunca precisou de favoritismo para escrever sua história.
É futebol. Tudo pode acontecer. Longe de viver no mundo de Pollyanna onde tudo é belo e perfeito. Quem tem bom senso sabe dos problemas do time e da luta que foi a Libertadores, mas mesmo assim ganhamos e estamos na disputa do Mundial, que deve ser a nossa prioridade total agora.
##########
Todos os títulos são importantes. O Carioca, a Copa do Brasil, o bi da Libertadores, quem sabe o tri mundial?
Todos estamos muito felizes com a conquista do sonhado título continental. No entanto, principalmente depois dos resultados de ontem, ficou ainda mais claro que o Fluminense poderia ter conquistado a Libertadores, mas ainda ter brigado pelo Brasileirão.
“Ah, mas já temos a vaga na Libertadores.”
Não importa. É pelo título nacional, também valioso, com ótimo prêmio e que não ganhamos há onze anos. É a busca da hegemonia.
##########
Não há nenhum exagero na busca por títulos. Deve ser o anseio de todo clube grande. Anormal era a seca que vivemos desde 2012, aliviada com o bi carioca 2022/23 e liquidada de vez com a Libertadores 2023.
No meu caso pessoal, nasci pendurado em títulos: 1969, 1970, 1971, 1973, 1975 e 1976. Quando comecei a ser um torcedor efetivo, indo a muitos jogos, ouvindo quase todos e lendo jornais diariamente, tinha dez anos em 1978 e uma penca de títulos.
É assim que todo jovem torcedor tricolor merece começar.
##########
“Pasión Libertadores” a caminho.
Claro que já tem gente rangendo o rabo de raiva. E vai ranger ainda mais.