Os primeiros passos do Flu em 2023 (por Paulo Rocha)

Duas vitórias nos dois primeiros jogos do Campeonato Carioca. A primeira, obtida pelos titulares que terminaram a temporada passada; a segunda, pelo time alternativo composto por suplentes e reforços. Seis pontos na tabela, os primeiros da escalada – esperamos – rumo ao bicampeonato estadual que não conquistamos desde o século passado.

Sobre o triunfo de 2 a 0 diante do Resende, em Volta Redonda, não há muito a dizer. O time mostrou um repertório próximo ao que estamos acostumados. É claro que no início de temporada o aprimoramento físico ainda está longe do ideal, mas o rendimento foi bastante satisfatório. O estilo de jogo implementado por Fernando Diniz foi executado com naturalidade.

O time já tem uma identidade própria. A base foi mantida e nela há jogadores formidáveis como André, Ganso e Árias. Cano continua preocupando a zaga adversária e tudo leva a crer que, em breve, terá em Keno um parceiro e tanto. O setor defensivo também dá mostras de estar ajustado – só falta Jorge jogar tudo que dele esperamos quando se tornar titular.
Já a equipe alternativa que bateu o Nova Iguaçu, no Maraca, pelo placar mínimo cumpriu sua obrigação. Além dos já citados Jorge e Keno, há mais um recém-chegado que deve lutar por vaga na formação principal: Lima, autor do golaço que garantiu a importante vitória (não só pelos três pontos, mas pelo fato de dar confiança a esses jogadores que devem ser muito usados no decorrer da temporada).

O goleiro Pedro Rangel, cria da casa, esteve muito bem. Guga, embora um pouco tímido ainda, também mostrou ser uma boa alternativa quando da ausência do Samuca. Outro que me agradou foi o garoto Giovanni – mostrou ousadia e personalidade. Ou seja, parece que agora temos uma equipe alternativa interessante para esse tipo de jogo. Que se torne confiável, torcemos.

Domingo, contra o Madureira, em Cariacica-ES, Diniz deve escalar novamente a formação principal. Pode ser que haja uma ou outra mudança; essa é a hora de testar as alternativas. Temos grandes ambições na temporada e precisamos estar afiados e confiantes para os desafios que virão pela frente. Que possamos realizar nossos sonhos.